A historiografia literária e a obra de Machado de Assis
Elenilto Saldanha Damasceno
Mino Carta é perda inestimável
Solon Saldanha
A romantização da leitura
Evelyn Marengo
Clássicos mundiais, por onde começar?
Kethlyn Machado
Dia da literatura brasileira e alguns clássicos para começar
Kethlyn Machado
Livros brasileiros adaptados para o cinema e a TV
Eduardo Chinellato
80 anos de Elis Regina
Solon Saldanha
Machado de Assis
Tomaz Fantin de Souza
A arte pode antecipar-se à vida?
Jacira Fagundes
Dalton Trevisan
Tomaz Fantin de Souza
Corrida de São Silvestre
Tomaz Fantin de Souza
Herança vocabular africana
Solon Saldanha
Sobre a crítica de Machado de Assis
Elenilto Saldanha Damasceno
Afrofuturismo
Kethlyn Machado
Um mergulho nas vozes silenciadas
Luísa Aranha
Inteligência Artificial?
Jacira Fagundes
Vale a pena participar de Bienais do Livro?
Marcelo Spalding
Entre Casmurros e Capitu, a verdade se esconde
Luísa Aranha
A crítica, a historiografia e a prosa literária brasileira no século XIX
Elenilto Saldanha Damasceno
Lado amarelo da esponja
Carol Canabarro
Nomenclaturas e datas
Jacira Fagundes
Quantidade versus qualidade
Rubem Penz
Uma linda mulher
Solon Saldanha
Entrelaçadas
Carol Canabarro
Doses Homeopáticas
Tomaz Fantin de Souza
A escrita quer conversar com a gente
Tainá Rios
A importância da representatividade é a importância de se ver incluído
Luan Pires
Águas de maio
Emilly Garcia
Sobre a vida, a água, a lama, o luto e a luta
Luísa Aranha
Machado de Assis em minha vida
Elenilto Saldanha Damasceno
A incrível tecnologia das esferográficas
Solon Saldanha
Existe receita para um bom texto?
Tainá Rios
Dia Mundial do Livro: de Barcelona para o mundo
Kethlyn Machado
O manuscrito Voynich
Solon Saldanha
Dia da Poesia. Mas e lá poesia tem dia?
Rafael Figueiredo
O mundo de Harry Potter
Elaine Natal
Frankenstein
Solon Saldanha
III Encontro com Escritores da Metamorfose
Carol Canabarro
Todas que foram Mulher Maravilha
Solon Saldanha
Receita de como não escrever
Marta Leiria
Planejar e restringir? Não!
Luísa Aranha
A língua é viva, então por que a crítica?
Luísa Aranha
Arrancar a própria pele
Solon Saldanha
Notas sobre a morte das artes
Marta Leiria
O ChatGPT e a Escrita Criativa
Marcelo Spalding
Lancei meu livro, e agora?
Luísa Aranha
O legado de Chiquinha Gonzaga
Emilly Garcia
Banheiro de Todes
Tomaz Fantin de Souza
As mulheres faturam
Carol Canabarro
O texto memorialista - a autobiografia
Jacira Fagundes
O mito do amor romântico
Solon Saldanha
A Academia Brasileira de Letras e a fábula das uvas podres
Rubem Penz
A língua Portuguesa em Timor-Leste
Rosangela D. Rodrigues
A inteligência artificial criativa
Luana Villa Real Faria
Oficina online X presencial
Emilly Garcia
Franco Moretti e a Literatura como sistema
Elenilto Saldanha Damasceno
A revelação decisiva para que você escreva mais e melhor
Ana Paula Souza
Considerações sobre o modelo hegemônico da historiografia literária brasileira
Elenilto Saldanha Damasceno
Então você quer ser escritor?
Jacira Fagundes
Os miseráveis
Solon Saldanha
Adoro séries de televisão
Solon Saldanha
Conto X Crônica - um balanço
Rubem Penz
Confronto não é conflito
Solon Saldanha
Entrevista com Marina Mainardi, vencedora do Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica - Narrativa Longa de Fantasia
Marcelo Spalding
Literatura de entretenimento: transformando sentimentos em palavras
Luísa Aranha
Escrever a crônica 1.000
Rubem Penz
Começar e finalizar uma narrativa longa
Jacira Fagundes
Ser jornalista
Solon Saldanha
Como Escrever em Tempos Difíceis?
Caroline Rodrigues
Quebrando muros: o mundo seria um lugar completamente diferente se não tivéssemos desenvolvido a habilidade da tradução
Caroline Rodrigues
E a máquina de fazer brasileiros?
Léo Ustárroz
Crônica ululante
Rubem Penz
Jonathan Lee fala sobre fisgar o leitor com a primeira linha
Caroline Rodrigues
Velha Sabia e Eu, de Sandra Eliane Radin
Teresinha Borba
Escritores e os turbulentos mares da internet
Roberto Tostes
Clichê, a base literária
Caroline Rodrigues
BeReal, nova rede social propõe espontaneidade
Graziana Fraga Santos
As etapas da jornada do consumidor
Graziana Fraga Santos
Mostrar e Contar, e Confiar no Leitor
Caroline Rodrigues
A querida casa de verão de Anton Tchekhov na Ucrânia está ameaçada
Caroline Rodrigues (trad.)
Muito a dizer
Dariely de Barros Gonçalves
"A nevasca não dura para sempre; só parece que vai": escritores famosos falam sobre a rejeição
Caroline Rodrigues (trad.)
Isabel Allende: "Eu ainda tenho a mesma fúria"
Caroline Rodrigues
O Modernismo na crítica de Alfredo Bosi
Elenilto Saldanha Damasceno
Memes, a origem
Venâncio Zulian
O poder da palavra
Solon Saldanha
Zé Carioca é octogenário
Solon Saldanha
Os livros da América do Sul mais traduzidos do mundo
Solon Saldanha
Metaverso
Graziana Fraga Santos
Publicidade televisiva
Solon Saldanha
Vida, morte e ressurreição das palavras
Cláudia de Villar
O texto e ilustração na literatura infantil, uma questão de complementaridade
Jacira Fagundes
Escritores como personagens
Magda Souza
Os 120 anos de Walter Spalding
Cinthia Dalla Valle
O etarismo
Solon Saldanha
Expressões com origem na escravidão
Solon Saldanha
Clarice Lispector e sua viagem entre a crônica e o miniconto
Xosé M. Eyré
Um escritor para se inspirar Josué Guimarães
Cinthia Dalla Valle
Dia de rock, baby
Luciane Bernardes
Um nome para o que eu sou importa muito pouco. Importa o que eu gostaria de ser: uma breve biografia de Clarice Lispector
Cinthia Dalla Valle
Yabba-Dabba-Doo
Solon Saldanha
Cursos de escrita on-line ao vivo 13 dicas para aproveitar ao máximo
Cinthia Dalla Valle e Marcelo Spalding
Série biografias: Érico Veríssimo
José Domingos de Brito
Como funcionam, o que diferencia e como escolher um curso online
Marcelo Spalding
Raul, uma metamorfose ambulante
Solon Saldanha
Vida e obra de Chaya Pinkhasovna
Solon Saldanha
Série biografias: Luciana de Abreu
José Domingos de Brito
Vitórias
Jacira Fagundes
O pai da dor de cotovelo
Solon Saldanha
A nova sala de aula
Jacira Fagundes
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
Aline Peterson
Por favor, abram as câmeras!
Fabiana Zanella Fachinelli
Espelho, espelho nosso
Rubem Penz
O perigo e seus riscos: a palavra morde
Rubem Penz
Sobre a poesia que chega pelos Correios
Dinarte Albuquerque Filho
Mary Shelley: Criadora e criatura
Aline Peterson
Audiolivros são livros ou radionovelas?
Valdemir Martins
Algumas impressão sobre o filme Slumdog Millionaire (Quem Quer Ser Milionário)
Ana Helena Reis
Mia Couto no Fronteiras do Pensamento 2020
Soraia Schmidt
Série biografias: Julia Lopes de Almeida
José Domingos de Brito
O Dilema das Redes: Um Alerta
Fabiana Fachinelli
A longevidade do tempo ronda o século XXI
Maria Tereza Jorgens Bertoldi
A teatralização do mundo: da ética à estética
Maria Tereza Jorgens Bertoldi
O escrever
Verena Rogowski Becker
A importância da poesia na formação do leitor
Suely Braga
Poesia, poema e outras margens
Rafael Figueiredo
Somos ou seremos todos stênios
Maria das Graças Targino
A fronteira entre o real e o imaginário
Jacira Fagundes
Série biografias: Clarice Lispector
José Domingos de Brito
No exílio do isolamento: Exercício para viajar sem sair do lugar, ler Sousândrade
Dinarte Albuquerque Filho
Crônica sobre a utopia
Solon Saldanha
A arte e o artista em tempo soturno
Jacira Fagundes
Escrever por quê?
Maurem Kayna
Depois de amanhãs
Rubem Penz
Série biografias: Cecília Meireles
José Domingos de Brito
O difícil hábito de ler
Maria Tereza Jorgens Bertoldi
Série biografias: Graciliano Ramos
José Domingos de Brito
E a Terra segue em transe
Solon Saldanha
Belchior, um gênio
Solon Saldanha
Diálogo com Hique Gomez
Rafael Figueiredo
O desafio das incertezas
Jacira Fagundes
Você já ligou para seu amigo hoje?
Léo Ustárroz
O cidadão ilustre
Caroline Rodrigues
Sobre a saudade
Solon Saldanha
Italo Calvino: um visionário das letras
Maria Tereza Jorgens Bertoldi
O papel curador da arte na sociedade pós-moderna Parte IV
Rafael Figueiredo
Diálogo com Vitor Ramil
Rafael Figueiredo
O papel curador da arte na sociedade pós-moderna Parte III
Rafael Figueiredo
Augusto dos Anjos em uma noite de verão
Dinarte Albuquerque Filho
A arte pode antecipar- se à vida?
Jacira Fagundes
O papel curador da arte na sociedade pós-moderna - parte II
Rafael Figueiredo
Triste fim ou final feliz?
Cláudia de Villar
Contentamento e necessidade
Dinarte Albuquerque Filho
Escreva, Forrest, escreva!
Léo Ustárroz
Saúde mental e escrita
Caroline Rodrigues
O papel curador da arte na sociedade pós-moderna - parte I
Rafael Figueiredo
Quando Ela Era Boa: transmutação ficcional de fatos reais
Aletheia de Almeida
Os livros e a Feira
Jacira Fagundes
Cruyff e a crônica
Rubem Penz
Literatura e interatividade: os ciberpoemas
Marcelo Spalding
Transfiguração artística de identidades fragmentadas e desterritorializadas em Maíra de Darcy Ribeiro
Aletheia de Almeida
Bacurau
Marta Helena Xavier
Jamais discuta com fanáticos
Rubem Penz
Uma regra tão átona quanto o pronome
Léo Ustárroz
Maiakóvski: poesia para resistir e amar
Dinarte Albuquerque Filho
O que é ser escritor
Suely Braga
Turma da Mônica Laços, o filme
Jacira Fagundes
As mudanças que construiremos
Maurem Kayna
Apagão Literário
Cláudia de Villar
Outra coisa
Rubem Penz
Conjugando-nos
Rubem Penz
Os haikus de Antonio Fernando De Franceschi nos 30 anos de Sal
Dinarte Albuquerque Filho
A importância da poesia na formação do leitor
Suely Braga
O conto como prioridade
Jacira Fagundes
Um só livro
Marta Leiria
Politicamente correto ou potencialmente ofensivo?
Marcelo Spalding
Redução de danos na educação
Geni Oliveira
Polígrafo
Rubem Penz
A Senhora da Van
Jacira Fagundes
Triste gerúndio
Rubem Penz
Dê uma chance ao livro
Caroline Rodrigues
Nada como água para a crise
Paulo Tedesco
Personagem principal, uma difícil escolha
Cláudia de Villar
Pulga falante
Rubem Penz
A voragem de Junichiro Tanizaki
Aletheia Machado
Homens sem mulheres, de Haruki Murakami
Aletheia Machado
Diálogo entreouvido entre Leminski e Mishima
Dinarte Albuquerque Filho
O livro ainda é um Bicho-Papão
Cláudia de Villar
O que ler nos intervalos?
Cláudia de Villar
Movimentos possíveis e necessários: um país sem Ministério da Cultura
Maurem Kayna
O hífen no divã
Geni Oliveira
Para-ti, livros e Gabriela
Bruna Sanguinetti
O espaço da leitura na formação do leitor
Jacira Fagundes
Qual a função da arte?
Rubem Penz
O livro e sua irrequieta mobilidade
Waldísio Almeida de Araújo
Sobre a poesia e a necessidade
Dinarte Albuquerque Filho
A crise dos aventureiros do livro
Paulo Tedesco
Breve passeio pelas cidades de Leminski
Dinarte Albuquerque Filho
Um Estado liberal pode patrocinar a arte?
Léo Ustárroz
Desde a pré-escola: a apropriação do sistema de escrita
Micheline Flores
A Feira não é do Livro
Caroline Rodrigues
Poesia para existir e resistir
Dinarte Albuquerque Filho
O tempo repensado
Dinarte Albuquerque Filho
Obra e pessoa
Caroline Rodrigues
Livro para presidente
Paulo Tedesco
Ainda Nelson Rodrigues
Marta Leiria
Sobre passos e silêncios
Caroline Rodrigues
Tentativas
Cláudia de Villar
Bens finitos, infinitos males
Rubem Penz
Hoje vou escrever
Caroline Rodrigues
Conflito de escritor: vazio ou uma vastidão de ideias?
Cláudia de Villar
Onde você compra livros?
Maurem Kayna
Terapia pela escrita
Léo Ustárroz
As universidades, a escrita criativa e a formação de escritores
Peter Larrubia
Os livros e a liberdade frente ao ódio
Paulo Tedesco
A habilidade em contar histórias
Jacira Fagundes