Artigos e Reflexões
 



Artigos e Reflexões

A historiografia literária e a obra de Machado de Assis
Elenilto Saldanha Damasceno

Mino Carta é perda inestimável
Solon Saldanha

A romantização da leitura
Evelyn Marengo

Clássicos mundiais, por onde começar?
Kethlyn Machado

Dia da literatura brasileira e alguns clássicos para começar
Kethlyn Machado

Livros brasileiros adaptados para o cinema e a TV
Eduardo Chinellato

80 anos de Elis Regina
Solon Saldanha

Machado de Assis
Tomaz Fantin de Souza

A arte pode antecipar-se à vida?
Jacira Fagundes

Dalton Trevisan
Tomaz Fantin de Souza

Corrida de São Silvestre
Tomaz Fantin de Souza

Herança vocabular africana
Solon Saldanha

Sobre a crítica de Machado de Assis
Elenilto Saldanha Damasceno

Afrofuturismo
Kethlyn Machado

Um mergulho nas vozes silenciadas
Luísa Aranha

Inteligência Artificial?
Jacira Fagundes

Vale a pena participar de Bienais do Livro?
Marcelo Spalding

Entre Casmurros e Capitu, a verdade se esconde
Luísa Aranha

A crítica, a historiografia e a prosa literária brasileira no século XIX
Elenilto Saldanha Damasceno

Lado amarelo da esponja
Carol Canabarro

Nomenclaturas e datas
Jacira Fagundes

Quantidade versus qualidade
Rubem Penz

Uma linda mulher
Solon Saldanha

Entrelaçadas
Carol Canabarro

Doses Homeopáticas
Tomaz Fantin de Souza

A escrita quer conversar com a gente
Tainá Rios

A importância da representatividade é a importância de se ver incluído
Luan Pires

Águas de maio
Emilly Garcia

Sobre a vida, a água, a lama, o luto e a luta
Luísa Aranha

Machado de Assis em minha vida
Elenilto Saldanha Damasceno

A incrível tecnologia das esferográficas
Solon Saldanha

Existe receita para um bom texto?
Tainá Rios

Dia Mundial do Livro: de Barcelona para o mundo
Kethlyn Machado

O manuscrito Voynich
Solon Saldanha

Dia da Poesia. Mas e lá poesia tem dia?
Rafael Figueiredo

O mundo de Harry Potter
Elaine Natal

Frankenstein
Solon Saldanha

III Encontro com Escritores da Metamorfose
Carol Canabarro

Todas que foram Mulher Maravilha
Solon Saldanha

Receita de como não escrever
Marta Leiria

Planejar e restringir? Não!
Luísa Aranha

A língua é viva, então por que a crítica?
Luísa Aranha

Arrancar a própria pele
Solon Saldanha

Notas sobre a morte das artes
Marta Leiria

O ChatGPT e a Escrita Criativa
Marcelo Spalding

Lancei meu livro, e agora?
Luísa Aranha

O legado de Chiquinha Gonzaga
Emilly Garcia

Banheiro de Todes
Tomaz Fantin de Souza

As mulheres faturam
Carol Canabarro

O texto memorialista - a autobiografia
Jacira Fagundes

O mito do amor romântico
Solon Saldanha

A Academia Brasileira de Letras e a fábula das uvas podres
Rubem Penz

A língua Portuguesa em Timor-Leste
Rosangela D. Rodrigues

A inteligência artificial criativa
Luana Villa Real Faria

Oficina online X presencial
Emilly Garcia

Franco Moretti e a Literatura como sistema
Elenilto Saldanha Damasceno

A revelação decisiva para que você escreva mais e melhor
Ana Paula Souza

Considerações sobre o modelo hegemônico da historiografia literária brasileira
Elenilto Saldanha Damasceno

Então você quer ser escritor?
Jacira Fagundes

Os miseráveis
Solon Saldanha

Adoro séries de televisão
Solon Saldanha

Conto X Crônica - um balanço
Rubem Penz

Confronto não é conflito
Solon Saldanha

Entrevista com Marina Mainardi, vencedora do Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica - Narrativa Longa de Fantasia
Marcelo Spalding

Literatura de entretenimento: transformando sentimentos em palavras
Luísa Aranha

Escrever a crônica 1.000
Rubem Penz

Começar e finalizar uma narrativa longa
Jacira Fagundes

Ser jornalista
Solon Saldanha

Como Escrever em Tempos Difíceis?
Caroline Rodrigues

Quebrando muros: o mundo seria um lugar completamente diferente se não tivéssemos desenvolvido a habilidade da tradução
Caroline Rodrigues

E a máquina de fazer brasileiros?
Léo Ustárroz

Crônica ululante
Rubem Penz

Jonathan Lee fala sobre fisgar o leitor com a primeira linha
Caroline Rodrigues

Velha Sabia e Eu, de Sandra Eliane Radin
Teresinha Borba

Escritores e os turbulentos mares da internet
Roberto Tostes

Clichê, a base literária
Caroline Rodrigues

BeReal, nova rede social propõe espontaneidade
Graziana Fraga Santos

As etapas da jornada do consumidor
Graziana Fraga Santos

Mostrar e Contar, e Confiar no Leitor
Caroline Rodrigues

A querida casa de verão de Anton Tchekhov na Ucrânia está ameaçada
Caroline Rodrigues (trad.)

Muito a dizer
Dariely de Barros Gonçalves

"A nevasca não dura para sempre; só parece que vai": escritores famosos falam sobre a rejeição
Caroline Rodrigues (trad.)

Isabel Allende: "Eu ainda tenho a mesma fúria"
Caroline Rodrigues

O Modernismo na crítica de Alfredo Bosi
Elenilto Saldanha Damasceno

Memes, a origem
Venâncio Zulian

O poder da palavra
Solon Saldanha

Zé Carioca é octogenário
Solon Saldanha

Os livros da América do Sul mais traduzidos do mundo
Solon Saldanha

Metaverso
Graziana Fraga Santos

Publicidade televisiva
Solon Saldanha

Vida, morte e ressurreição das palavras
Cláudia de Villar

O texto e ilustração na literatura infantil, uma questão de complementaridade
Jacira Fagundes

Escritores como personagens
Magda Souza

Os 120 anos de Walter Spalding
Cinthia Dalla Valle

O etarismo
Solon Saldanha

Expressões com origem na escravidão
Solon Saldanha

Clarice Lispector e sua viagem entre a crônica e o miniconto
Xosé M. Eyré

Um escritor para se inspirar — Josué Guimarães
Cinthia Dalla Valle

Dia de rock, baby
Luciane Bernardes

“Um nome para o que eu sou importa muito pouco. Importa o que eu gostaria de ser”: uma breve biografia de Clarice Lispector
Cinthia Dalla Valle

Yabba-Dabba-Doo
Solon Saldanha

Cursos de escrita on-line ao vivo — 13 dicas para aproveitar ao máximo
Cinthia Dalla Valle e Marcelo Spalding

Série biografias: Érico Veríssimo
José Domingos de Brito

Como funcionam, o que diferencia e como escolher um curso online
Marcelo Spalding

Raul, uma metamorfose ambulante
Solon Saldanha

Vida e obra de Chaya Pinkhasovna
Solon Saldanha

Série biografias: Luciana de Abreu
José Domingos de Brito

Vitórias
Jacira Fagundes

O pai da dor de cotovelo
Solon Saldanha

A nova sala de aula
Jacira Fagundes

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
Aline Peterson

Por favor, abram as câmeras!
Fabiana Zanella Fachinelli

Espelho, espelho nosso
Rubem Penz

O perigo e seus riscos: a palavra morde
Rubem Penz

Sobre a poesia que chega pelos Correios
Dinarte Albuquerque Filho

Mary Shelley: Criadora e criatura
Aline Peterson

Audiolivros são livros ou radionovelas?
Valdemir Martins

Algumas impressão sobre o filme Slumdog Millionaire (Quem Quer Ser Milionário)
Ana Helena Reis

Mia Couto no Fronteiras do Pensamento 2020
Soraia Schmidt

Série biografias: Julia Lopes de Almeida
José Domingos de Brito

O Dilema das Redes: Um Alerta
Fabiana Fachinelli

A longevidade do tempo ronda o século XXI
Maria Tereza Jorgens Bertoldi

A teatralização do mundo: da ética à estética
Maria Tereza Jorgens Bertoldi

O escrever
Verena Rogowski Becker

A importância da poesia na formação do leitor
Suely Braga

Poesia, poema e outras margens
Rafael Figueiredo

Somos ou seremos todos stênios
Maria das Graças Targino

A fronteira entre o real e o imaginário
Jacira Fagundes

Série biografias: Clarice Lispector
José Domingos de Brito

No exílio do isolamento: Exercício para viajar sem sair do lugar, ler Sousândrade
Dinarte Albuquerque Filho

Crônica sobre a utopia
Solon Saldanha

A arte e o artista em tempo soturno
Jacira Fagundes

Escrever por quê?
Maurem Kayna

Depois de amanhãs
Rubem Penz

Série biografias: Cecília Meireles
José Domingos de Brito

O difícil hábito de ler
Maria Tereza Jorgens Bertoldi

Série biografias: Graciliano Ramos
José Domingos de Brito

E a Terra segue em transe
Solon Saldanha

Belchior, um gênio
Solon Saldanha

Diálogo com Hique Gomez
Rafael Figueiredo

O desafio das incertezas
Jacira Fagundes

Você já ligou para seu amigo hoje?
Léo Ustárroz

O cidadão ilustre
Caroline Rodrigues

Sobre a saudade
Solon Saldanha

Italo Calvino: um visionário das letras
Maria Tereza Jorgens Bertoldi

O papel curador da arte na sociedade pós-moderna – Parte IV
Rafael Figueiredo

Diálogo com Vitor Ramil
Rafael Figueiredo

O papel curador da arte na sociedade pós-moderna – Parte III
Rafael Figueiredo

Augusto dos Anjos em uma noite de verão
Dinarte Albuquerque Filho

A arte pode antecipar- se à vida?
Jacira Fagundes

O papel curador da arte na sociedade pós-moderna - parte II
Rafael Figueiredo

Triste fim ou final feliz?
Cláudia de Villar

Contentamento e necessidade
Dinarte Albuquerque Filho

Escreva, Forrest, escreva!
Léo Ustárroz

Saúde mental e escrita
Caroline Rodrigues

O papel curador da arte na sociedade pós-moderna - parte I
Rafael Figueiredo

Quando Ela Era Boa: transmutação ficcional de fatos reais
Aletheia de Almeida

Os livros e a Feira
Jacira Fagundes

Cruyff e a crônica
Rubem Penz

Literatura e interatividade: os ciberpoemas
Marcelo Spalding

Transfiguração artística de identidades fragmentadas e desterritorializadas em Maíra de Darcy Ribeiro
Aletheia de Almeida

Bacurau
Marta Helena Xavier

Jamais discuta com fanáticos
Rubem Penz

Uma regra tão átona quanto o pronome
Léo Ustárroz

Maiakóvski: poesia para resistir e amar
Dinarte Albuquerque Filho

O que é ser escritor
Suely Braga

Turma da Mônica – Laços, o filme
Jacira Fagundes

As mudanças que construiremos
Maurem Kayna

Apagão Literário
Cláudia de Villar

Outra coisa
Rubem Penz

Conjugando-nos
Rubem Penz

Os “haikus” de Antonio Fernando De Franceschi nos 30 anos de Sal
Dinarte Albuquerque Filho

A importância da poesia na formação do leitor
Suely Braga

O conto como prioridade
Jacira Fagundes

Um só livro
Marta Leiria

Politicamente correto ou potencialmente ofensivo?
Marcelo Spalding

Redução de danos na educação
Geni Oliveira

Polígrafo
Rubem Penz

A Senhora da Van
Jacira Fagundes

Triste gerúndio
Rubem Penz

Dê uma chance ao livro
Caroline Rodrigues

Nada como água para a crise
Paulo Tedesco

Personagem principal, uma difícil escolha
Cláudia de Villar

Pulga falante
Rubem Penz

A voragem de Junichiro Tanizaki
Aletheia Machado

Homens sem mulheres, de Haruki Murakami
Aletheia Machado

Diálogo entreouvido entre Leminski e Mishima
Dinarte Albuquerque Filho

O livro ainda é um Bicho-Papão
Cláudia de Villar

O que ler nos intervalos?
Cláudia de Villar

Movimentos possíveis e necessários: um país sem Ministério da Cultura
Maurem Kayna

O hífen no divã
Geni Oliveira

Para-ti, livros e Gabriela
Bruna Sanguinetti

O espaço da leitura na formação do leitor
Jacira Fagundes

Qual a função da arte?
Rubem Penz

O livro e sua irrequieta mobilidade
Waldísio Almeida de Araújo

Sobre a poesia e a necessidade
Dinarte Albuquerque Filho

A crise dos aventureiros do livro
Paulo Tedesco

Breve passeio pelas cidades de Leminski
Dinarte Albuquerque Filho

Um Estado liberal pode patrocinar a arte?
Léo Ustárroz

Desde a pré-escola: a apropriação do sistema de escrita
Micheline Flores

A Feira não é do Livro
Caroline Rodrigues

Poesia para existir e resistir
Dinarte Albuquerque Filho

O tempo repensado
Dinarte Albuquerque Filho

Obra e pessoa
Caroline Rodrigues

Livro para presidente
Paulo Tedesco

Ainda Nelson Rodrigues
Marta Leiria

Sobre passos e silêncios
Caroline Rodrigues

Tentativas
Cláudia de Villar

Bens finitos, infinitos males
Rubem Penz

Hoje vou escrever
Caroline Rodrigues

Conflito de escritor: vazio ou uma vastidão de ideias?
Cláudia de Villar

Onde você compra livros?
Maurem Kayna

Terapia pela escrita
Léo Ustárroz

As universidades, a escrita criativa e a formação de escritores
Peter Larrubia

Os livros e a liberdade frente ao ódio
Paulo Tedesco

A habilidade em contar histórias
Jacira Fagundes