Voc precisa habilitar Javascript para o funcionamento desta p gina
CAPA
OFICINAS ONLINE
Curso de Formação de Escritores - aulas ao vivo
Oficina Criação Literária - aulas gravadas
Escrita Criativa para Iniciantes - aulas gravadas
Mais Oficinas Online
Depoimentos
FICÇÕES
E-books
Contos
Crônicas
Poesias
Diálogos
Minicontos
Envie seu texto
TEXTOS
Artigos e Reflexões
Resenhas
Dicas de Escrita
Concursos
Notícias
Colunistas
LIVROS
YOUTUBE
JOGO
CONTATO
Oficinas Online com Inscrições Abertas
Criação Literária
Escrita Criativa para Iniciantes
Mais oficinas
Dicas
Pomodoro: a técnica que ajuda na produtividade e na escrita criativa, por Tainá Rios para o Escrita Criativa
Escrever bem é um dom?, por Carol Canabarro para o Escrita Criativa
Free Writing: conheça a técnica de escrita livre que ajuda a colocar as ideias no papel, por Tainá Rios
É válido usar a inteligência artificial na produção literária?, por Ana Maria Oliva, para o Escrita Criativa
Tradução, tradutores e mercado editorial, por Kethlyn Machado
Os livros são caros?, por Kethlyn Machado
O que é "A Morte do Autor", de Roland Barthes?, por Julia Lisboa para o Escrita Criativa
Dicas para o lançamento do seu livro, por Carol Canabarro
Poesia e publicidade, por Marcela Elisa
Sintaxe para escritores e revisores de texto, por Raquel Machado Pivetta
Tinha ou tinham?, por Neiva Tebaldi Gomes
O passo a passo da edição de um livro, por Kethlyn Machado
Como transformar as suas ideias em textos, por Tainá Rios
Romantasy: o que é o gênero do momento?, por Evelyn Marengo
Escrevendo crônicas do cotidiano, por Tainá Rios
Dicas para produzir bons conteúdos na web, por Ana Maria Oliva, para o Escrita Criativa
O uso de pseudônimos para o escritor, por Marcelo Spalding
O que é copywriting e como a Escrita Criativa contribui para seu sucesso?, por Ana Maria Oliva, para o Escrita Criativa
O Método Floco de Neve (Snowflake Method) para criação de um romance, por Randy Ingermanson, com tradução de Kethlyn Machado
Que livros os jovens leem?, por Evelyn Marengo e Kethlyn Machado
"Ser escritor é uma maratona, não uma corrida de cem metros", por Evelyn Marengo entrevista Bernardo Bueno
O que é Medicina Narrativa?, por Julia Lisboa para o Escrita Criativa
O que é slam, a popular batalha de poesia falada?, por Júlia Lisboa de Souza
Amor sem ser clichê na literatura, por Neusa Maria Carlan Sá
Lendo como um escritor, por Kethlyn Machado
O que é marketing de conteúdo e como ele pode transformar seguidores em leitores, por Dhuda Lobato para o Escrita Criativa
Estranhamento: Escrever Além do Óbvio, por Verônica Favato para o Escrita Criativa
Produzindo um relato de viagem, por Fabiane Mendes Grudzinki
As polêmicas alterações na obra de Ian Fleming, autor do 007, e cuidados necessários para o escritor contemporâneo, por Carol Canabarro
10 Livros sobre Escrita Criativa, por Carol Canabarro para o Escrita Criativa
Diários: a vida em perspectiva, por Carol Canabarro
Narrador Intruso: o palpiteiro sabido, por Carol Canabarro
A concisão de Schopenhauer, por Emilly Garcia
A Teoria do Iceberg, de Ernest Hemingway, por Emilly Garcia
5 dicas para fazer Plot Twist, por Carol Canabarro, para o Escrita Criativa
Os desafios e as vivências de mulheres cronistas, por Tainá Rios para o Escrita Criativa
A verossimilhança na Literatura Fantástica, por Emilly Garcia
Mulheres, escrita e mercado editorial, por entrevista com Ana Elisa Ribeiro
Por que definir o público-alvo dos seus textos?, por Carol Canabarro para o Escrita Criativa
Dicas para criação de metáforas, por Carol Canabarro para o Escrita Criativa
A "Jornada do Escritor", de Christopher Vogler, por Emilly Garcia para o Escrita Criativa
Grupo de Escrita: a panelinha que todo escritor deve participar, por Carol Canabarro para o Escrita Criativa
Crônica mimética e crônica paródia: entenda as diferenças, por Kethlyn Machado
A Jornada da Heroína, por Emilly Garcia para o Escrita Criativa
Consciência Negra e a escrita, por Carolina Magalhães
A intertextualidade na literatura, por Emilly Garcia
Por que quem escreve deve praticar atividade física?, por Carol Canabarro
A ficção científica como gênero literário, por Isabela Amaral
Ghostwriting, por entrevista com Cinthia Dalla Valle
É possível viver como escritor?, por Kethlyn Machado
O trabalho de tradução sob o olhar de tradutoras e autoras, por Carolina Magalhães e Marcelo Spalding
O que faz um livro ter êxito em concursos literários, por entrevista com Marcelo Spalding
É possível divulgar seus livros no YouTube? Entenda mais sobre os booktubers, por Escrita Criativa
O uso de neologismos na Escrita Criativa, por Emilly Garcia
A importância de um bom começo, por entrevista com Luiz Paulo Faccioli
Eventos literários, por Escrita Criativa
Como evitar a ambiguidade, por Isabela Zampiron
Características, tipos e dicas para escrever CRÔNICAS, por Escrita Criativa
A escrita de tiras, por entrevista com Christian David
Como fazer uma boa capa de livro?, por Emilly Garcia
Gramática, vocabulário, estilo: a caixa de ferramentas que todo escritor precisa ter segundo Stephen King, por Kethlyn Machado
O que é e quais são os benefícios do Manual de Redação para escritores em geral?, por Isabela Zampiron
Concordância verbal: casos especiais, por Neiva Tebaldi Gomes
Por que Sobre a Escrita, de Stephen King, é um livro indispensável para quem quer ser escritor, por Kethlyn Machado
10 dicas para o planejamento do Romance, por Mario Pool
Direito Autoral: como evitar ter seu texto plagiado e cuidados na hora de usar trecho da obra de outro autor, por Escrita Criativa
"A novela é a história de um personagem, o romance é a história de um assunto": as diferenças entre novela e romance, por Marcelo Spalding
O que são os modos verbais?, por Neiva Tebaldi Gomes
Beat narrativo: o que é e como utilizar?, por Emilly Garcia
Emprego dos pronomes LHE, LHES, O, A, OS, AS, por Neiva Tebaldi Gomes
Os tipos de narrador, por Escrita Criativa
Capacitismo na literatura: o que é e como evitar?, por Isabela Zampiron
Escrever é mesmo terapêutico?, por Emilly Garcia
A personagem na literatura de ficção segundo Luiz Antonio de Assis Brasil, por Kethlyn Machado
O que é o Jornalismo Literário?, por Isabela Zampiron
Conheça Sérgio Fragoso, escritor com mais de 50 mil seguidores no TikTok, por Isabela Zampiron
Escrevendo para crianças, por Escrita Criativa
A escrita criativa após o ChatGPT, por Emilly Garcia
Diversidade e Literatura, por entrevista com Tônio Caetano
A escrita de narrativa longa para a Amazon, por entrevista com com Luísa Aranha
Escrevendo contos, por entrevista com Julia Dantas
Como criar a ambientação, por Emilly Garcia
Como escolher concursos literários, por Escrita Criativa
Cuidados ao escrever autoficção, por Escrita Criativa
7 dicas para escrever distopias, por Emilly Garcia
Saiba como organizar a divulgação nas redes sociais, por Graziana Fraga
Emprego do pronome CUJO, por Neiva Tebaldi Gomes
Sobre a correlação de tempos verbais, por Neiva Tebaldi Gomes
"A viagem no tempo é apenas uma bela metáfora do nosso inconformismo com o imponderável", por entrevista com Helio Brauner
Emprego de artigos definidos e indefinidos, por Neiva Tebaldi Gomes
Lugar de fala para a escrita de ficção, por Escrita Criativa
O principal erro gramatical cometido por escritores, por Escrita Criativa
Existem regras para uma boa introdução de um texto?, por Cinthia Dalla Valle
O que é Escrita Criativa, por Cinthia Dalla Valle e Marcelo Spalding
Crase facultativa: em quais contextos?, por Neiva Tebaldi Gomes
O processo criativo na literatura, por Escrita Criativa
Crase com pronomes demonstrativos: àquele(s), àquela(s), àquilo, por Neiva Tebaldi Gomes
Revisão de textos, preparação de originais e leitura crítica, por entrevista com Maiara Alvarez
Qual o papel do aforismo na literatura, por Escrita Criativa
Literatura Policial, por entrevista com Duda Falcão
Verbo TER empregado no sentido de HAVER: pode ou podem ter pancadas de chuva?, por Neiva Tebaldi Gomes
Poetrix e Haicai: semelhanças e diferenças, por Escrita Criativa
Gramática para escritores, por entrevista com Neiva Maria Tebaldi Gomes
Baseado em fatos reais: Dicas para escrever autoficção, por Escrita Criativa
Fluxo de consciência e monólogo interior: o que são e quais as diferenças, por Escrita Criativa
Por que escrever poesia, por Cinthia Dalla Valle
Todos os textos que um livro tem, por Cinthia Dalla Valle
Existe vida antes do primeiro livro, por Cinthia Dalla Valle
A escrita e sua potência terapêutica, por Sara Ribeiro
10 dicas para começar a escrever conteúdo para internet, por Cinthia Dalla Valle
Leitura sensível, o que é e qual a importância, por Escrita Criativa
Exercícios de concentração para escrever, por Escrita Criativa
Como gerenciar sua carreira de escritor: dicas de autores, por Escrita Criativa
O que fazer para não ter vergonha do primeiro livro, por Cinthia Dalla Valle
BookTok o fenômeno das indicações de livros no TikTok, por Graziana Fraga
O papel social do escritor, por entrevista com Tônio Caetano
Sobre o processo de escrever, por Luiza Alves
O ritmo de um texto, por Cinthia Dalla Valle
O que é a imagem poética, por Rafael Figueiredo
5 Dicas para criar conteúdo para o Instagram, por Graziana Fraga
10 sites que todo criador de conteúdo deve conhecer, por Graziana Fraga
A importância da sinopse de um livro, por Cinthia Dalla Valle
6 motivos pelos quais você não deve comprar seguidores nas redes sociais, por Graziana Fraga
O uso do hífen, por Escrita Criativa
Linguagem neutra: qual é o @ da questão?, por S. P. Anderson
Paralelismo Sintático, por Marcelo Spalding
A importância da comunicação integrada: site, redes sociais e mailing, por Graziana Fraga
Quando eu VIR ou quando eu VIER?, por Neiva Tebaldi Gomes
O que faz um livro ter êxito em concursos literários? Entrevista com três finalistas do Prêmio Jabuti, por Escrita Criativa
A estratégia de divulgação na Internet e os canais de divulgação, por Graziana Fraga
Saiba mais sobre o Prêmio Nobel de Literatura e o vencedor de 2021, por Cinthia Dalla Valle
Os tipos de sujeito, por Marcelo Spalding
Romance de Entretenimento: Você sabe o que é?, por Escrita Criativa
A escrita para blogs, por entrevista com Solon Saldanha
O vencedor de 2021 do Prêmio Nobel de Literatura, por Cinthia Dalla Valle
O modo subjuntivo: usos e tempos verbais, por Marcelo Spalding
O que é e qual a importância da Contação de histórias: entrevista com Celso Sisto, por entrevista com Celso Sisto
Entrevista com a tradutora e escritora Desirée Jung, por Escrita Criativa
5 dicas de autores consagrados para aliar produtividade à escrita, por Cinthia Dalla Valle
Saiba como impulsionar suas publicações no Facebook e Instagram com pouco dinheiro, por Graziana Fraga
3 perguntas para Luiz Paulo Faccioli, por Escrita Criativa
O vocativo e sua importância para organizar diálogos, por Marcelo Spalding
O poeta como testemunha, por Lauren Bassi
Estratégia de lançamentos de livros nas redes sociais, por Graziana Fraga
Para que serve a literatura?, por Hélia Andrade
Por que escrevemos?, por Nunes de Oliveira
"Muitas vezes me peguei rindo ou chorando daquilo que escrevi": entrevista com a escritora Jane Tutikian, por Escrita Criativa
A, À ou HÀ?, por Neiva Tebaldi Gomes
3 perguntas para Gustavo Czekster, por Escrita Criativa
A extensão da frase, por Marcelo Spalding
Clichê e escrita criativa, por Marcelo Spalding
Para que serve a literatura?, por Júlio Viana
O uso dos acentos gráficos, por Marcelo Spalding
Como criar conteúdo para as Redes Sociais, por Graziana Fraga
Leitura crítica - o que é, como trabalhar com isso e quem contrata, por Escrita Criativa
Escrita criativa e trabalho acadêmico, por Cinthia Dalla Valle em entrevista com Stela Rates
Formação de palavras e ortografia, por Marcelo Spalding
Como escolher que gênero de texto escrever, por Escrita Criativa
Como usar conteúdo gerado pelo usuário (UGC) em suas redes, por Graziana Fraga
A ortografia do PORQUÊ, por Marcelo Spalding
3 perguntas para Tônio Caetano, por Escrita Criativa
Likes não pagam as contas: como mensurar o sucesso dos seus conteúdos nas redes sociais, por Graziana Fraga
Mas ou embora? Qual é a diferença?, por Neiva Tebaldi Gomes
Por que Stephen King é hoje um autor consagrado pelo público e respeitado pela crítica, por Cinthia Dalla Valle
Dicas para fazer uma live divulgando seu trabalho, por Graziana Fraga
O que mudou nos acentos com a Nova Ortografia, por Marcelo Spalding
3 perguntas para Julia Dantas, por Escrita Criativa
Ghost Writer - o que é, como trabalhar e quem contrata, por Escrita Criativa
Dicas para pontuação de diálogos, por Marcelo Spalding
Adjetivo X Advérbio e o caso do Mau e do Mal, por Marcelo Spalding
A presença digital para o escritor, por Escrita Criativa
3 perguntas para Luísa Geisler, por Escrita Criativa
Quais as melhores redes sociais para escritores, por Escrita Criativa
Storytelling como ferramenta da advocacia, por Rodrigo de Bem
Todo ou todo o?, por Neiva Tebaldi Gomes
Saiba quem foi Edgar Allan Poe, por Escrita Criativa
Impressão sob demanda e o que isso muda para os escritores, por Escrita Criativa
As formas nominais do verbo, por Marcelo Spalding
O que é POETRIX? Como escrever?, por Escrita Criativa
A importância de participar de grupos de escrita, por Escrita Criativa
A ambientação em textos históricos, por Marcelo Spalding
A versatilidade da crônica como gênero literário, por Escrita Criativa
8 dicas para um texto instagramável, por Cinthia Dalla Valle
Rotina, planejamento e inspiração: o visão de autores para a escrita de narrativas longas, por Escrita Criativa
Dicas de Milton Hatoum para a escrita de narrativas longas, por entrevista com Milton Hatoum
Dicas para publicar seu livro digital, por entrevista com Luísa Aranha
Como organizar suas leituras 8 dicas práticas, por Escrita Criativa
Mover os dedos, por Caroline Rodrigues
Dicas de jornalistas para escrever textos criativos, por Escrita Criativa
Construção de um Conto: do jardim ao deserto, por Rosane de Fatima Cardoso
O poder da ilustração em um livro, por Escrita Criativa
Planejamento e Literatura: isso mesmo, por Luan Pires
Como aproveitar os modismos da escrita, por Escrita Criativa
A importância do design em um livro, por Escrita Criativa
Dicas de um publicitário para escrever textos criativos, por Escrita Criativa
5 Dicas para vender seu livro depois de publicado, por Escrita Criativa
A importância da consistência em um texto, por Rodrigo de Bem
Escrever para crianças NÃO É mais fácil, por Christian David
Os benefícios da prática da escrita, por Escrita Criativa
Como incluir a escrita de um livro na rotina de mãe, por Escrita Criativa
Quando usar corretamente LHE e LHES, por Neiva Tebaldi Gomes
Como escrever poesia usando experiências de vida como matéria-prima, por entrevista com Karina Pedroso
Entenda a diferença entre ISBN e Registro de Direito Autoral, por Escrita Criativa
Sextou, segundou..., por Neiva Tebaldi Gomes
Mercado de trabalho para escritores, por Cinthia Dalla Valle
Dicas para criação de personagens verossímeis, por Vitória Zajkowski
Representação dos negros na literatura contemporânea, por Escrita Criativa
Preposição antes de pronome relativo, por Neiva Tebaldi Gomes
Produtividade criativa: como manter o botão ligado, por Cinthia Dalla Valle
Seu, sua, seus, suas, como evitar ambiguidades produzidas por esses pronomes?, por Neiva Tebaldi Gomes
Chick-lit - conheça este novo gênero literário, por Cinthia Dalla Valle
Entrevista com Tônio Caetano, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura, por Cinthia Dalla Valle
O uso de financiamento coletivo para a viabilização de projetos editoriais, por entrevista com Débora Peres
Entre eu e o ministro ou entre mim e o ministro?, por Neiva Tebaldi Gomes
Como criar o ambiente ideal para escrever, por Escrita Criativa
Lives na Literatura, por Cinthia Dalla Valle
Escrevendo em primeira pessoa, por Escrita Criativa
Dicas para a criação de personagens na ficção, por Marcelo Spalding
A síndrome do impostor nas palavras de um escritor, por Cinthia Dalla Valle
7 casais famosos da literatura, por Cinthia Dalla Valle
A escrita de ensaios e resenhas, por entrevista com Gustavo Czekster e Franklin Cunha
Gênero e sexualidade na literatura, por Cinthia Dalla Valle
Escrevendo Literatura Fantástica, por Escrita Criativa
Nós mesmos ou nós mesmo?, por Neiva Tebaldi Gomes
Prosa Poética: uma breve reflexão sobre o tema, por Rafael Figueiredo
A ambientação em textos históricos, por Marcelo Spalding
QUE ou O QUAL?, por Neiva Tebaldi Gomes
Você sabe a origem do dia do livro?, por Cinthia Dalla Valle
Inspiração ou cópia, qual é o limite?, por Escrita Criativa
O desafio de escrever para jovens, por Christian David
Não comece escrevendo trilogias pense em um livro de cada vez, por Christian David
Como escrever uma biografia, por Cinthia Dalla Valle
O que é a tal veia poética?, por Dilan Camargo
A importância dos diálogos, por entrevista com Marcelo Spalding
A escrita de um livro de distopia, por Otávio Definski
10 dicas para evitar o famoso bloqueio criativo, por Cinthia Dalla Valle
Quarentena de 14 dias?, por Neiva Tebaldi Gomes
A ambientação em textos futuristas, por Marcelo Spalding
"Temos ótimos exemplos de excelência em textos de literatura infantil e juvenil", por Marô Barbieri
O nome das personagens, por Marcelo Spalding
A personagem mais importante de um texto, por Marcelo Spalding
Sextou, segundou, por Neiva Tebaldi Gomes - Blog: https://blogscriptura.wordpress.com/
Heróis Pulp, por Duda Falcão
Nome aos bois, por Maria Avelina Fuhro Gastal
Construção de personagens femininas, por entrevista com Carolina Panta
Existe ou existem?, por Neiva Tebaldi Gomes
Escrevendo crônicas de viagem, por entrevista com Sérgio Stangler
O uso de ilustrações em um texto juvenil, por Entrevista com Liz Quintana
Escrita de crônicas em formato de depoimento, por Entrevista com Lola Carvalho
Escrita para jovens , por entrevista com Mario Pool
Escrevendo Dramaturgia, por Entrevista com Celso Sisto
Preposição e sentido, por Neiva Tebaldi Gomes
A preparação da carreira do escritor, por entrevista com Ana Lucia Habkost
Vírgula e entre vírgulas, por Neiva Tebaldi Gomes
A criança como personagem, por entrevista com Taís Moreira
Escrevendo Poesia e Letra de Música, por entrevista com Rafael Figueiredo
Escrevendo Literatura Fantástica, por entrevista com Duda Falcão
Escrevendo Poesia, por entrevista com Vera Verissimo
O que os professores de Escrita Criativa falam sobre Escrita Criativa, por entrevista com Katia Regina Souza
Dicas para destacar-se em concursos literários, por Escrita Criativa
Criação de Personagens, por entrevista com Bruna Tessuto
Escrita Feminina e Feminista, por entrevista com Débora Porto
Escrevendo Teatro para Crianças, por entrevista com Viviane Juguero
Escrever Ficção Um Manual de Criação Literária, por Escrita Criativa
O uso do diálogo na literatura, por entrevista com Luis Dill
Cuide com o plural dos verbos impessoais, por Marcelo Spalding
Whatsapp como ferramenta de Marketing Digital, por Graziana Fraga dos Santos
Escrevendo literatura erótica, por entrevista com Rafaela Couto
Planejando e estruturando narrativas longas, por entrevista com Mario Augusto Pool
Como vencer o bloqueio crativo, por entrevista com Rubem Penz
5 dicas de gramática indispensáveis para escritores, por Escrita Criativa
Crowdfunding, uma alternativa para financiar seu livro, por Marcelo Spalding
Conversa com uma agente literária, por entrevista com Elaine Maritza
Escrevendo Literatura Infantil, por entrevista com Elaine Maritza
A escrita de roteiros, por entrevista com Arthur Menezes de Jesus e Guilherme Petry
As editoras comerciais e suas linhas editoriais, por Jacira Fagundes
As seis propostas para o nosso milênio de Ítalo Calvino, por Marcelo Spalding
Vale a pena imprimir livros em pequenas tiragens?, por PrintStore
Entrevista com o romancista Haruki Murakami, por El País
Aquelas expressões tão inúteis quanto transitórias, por Jacira Fagundes
Narrador e foco narrativo, por Marcelo Spalding
Ebook sobre Construção de Personagens, por Marcelo Spalding
Dicas para participar - e vencer - concursos literários, por Emir Rossoni
Qual a diferença entre "onde" e "aonde"? , por VortexMag
Como transformar a realidade em ficção?, por Bruna Agra Tessuto
Afinal, quando nos tornamos escritores?, por Anton Roos
Desenvolvendo seu estilo próprio o compromisso com você mesmo, por Jacira Fagundes
Escrevendo para jovens, por Gilberto Fonseca
Escrevendo minicontos, por Marcelo Spalding
Texto e ilustração a complementariedade , por Jacira Fagundes
Como construir um Universo Ficcional, por Escrita Criativa
Então você quer ser escritor?, por Jacira Fagundes
De Poe a Piglia: em busca das teorias sobre o conto e o encontro de uma gramática do silêncio, por Cíntia Moscovich
O Roteiro Perfeito, por Folha de São Paulo
Crônicas de viagem: tu vais fazer um relato sobre um outro cotidiano", por Airton Ortiz
A pesquisa para a escrita de narrativa longa, por Caco Belmonte
12 contistas que você precisa ler para começar a escrever contos, por Escrita Criativa
Escrevendo contos: "tem que ser muito bom para envolver o leitor com pouco texto", por Escrita Criativa
Dicas para quem quer começar a escrever ficção, por André Roca
Como furar o bloqueio criativo?, por André Roca