Concursos de Escrita
 



Concursos de Escrita

Não somos os organizadores dos concursos abaixo, apenas estamos fazendo a divulgação. Dúvidas sobre a inscrição ou o edital dos concursos devem ser enviadas para os organizadores de cada concurso.

Cadastre-se para receber dicas, artigos e informações de concursos

 

Concurso Nacional de Literatura – Prêmio João-de-Barro (Prazo: 11/03/2022)

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, abriu inscrições para um dos mais tradicionais prêmios literários do país: o “Concurso Nacional de Literatura João-de-Barro - Literatura para Crianças e Jovens”. O objetivo do concurso é o fomento da produção literária nacional em Literatura Infantil e Juvenil, com a premiação de duas obras inéditas escritas em língua portuguesa, nas categorias Texto Literário e Livro Ilustrado.

O “Concurso Nacional de Literatura - Prêmio João-de-Barro” foi criado em 1974 e é um dos mais longevos e relevantes prêmios literários nacionais voltados para literatura infantil e juvenil. Seu formato arrojado, que abarca distintos aspectos da criação de livros para crianças e jovens, é bastante significativo para escritores e ilustradores, especialmente porque acompanha, em suas categorias, a evolução do cenário da literatura infantil e juvenil contemporânea. Ao longo da sua existência, foram premiados tanto escritores e ilustradores de projeção nacional, como Marilda Castanha, Silvana Tavano e Odilon Moraes, como revelados novos talentos, entre eles Adriana Calabró, Eve Ferreti e Aline Abreu.

Esta edição concurso nacional contemplará obras nas categorias Texto Literário e Livro Ilustrado com projeto gráfico completo, voltados para crianças e jovens. O trabalho vencedor em cada categoria também receberá um prêmio no valor de 25 mil reais. Podem participar do concurso pessoas físicas brasileiras, natas ou naturalizadas, além de estrangeiros residentes no país. Os autores menores de 18 anos devem apresentar uma autorização escrita dos pais ou responsáveis legais. As obras devem ser escritas em língua portuguesa e serem inéditas, ou seja, não podem ter sido objeto de qualquer tipo de apresentação, divulgação, menção, veiculação ou publicação, parcial ou integral, incluindo sites, blogs e redes sociais, antes da entrega dos envelopes do concurso até a divulgação do resultado e premiação dos vencedores.

Prazo para inscrição: 11 de março de 2022

Mais informações

 

1º Prêmio Sintergs de Jornalismo (Prazo: 31/03/2022)

O objetivo do concurso, promovido pelo Sindicato dos Servidores de Nível Superior do Poder Executivo do Rio Grande do Sul (Sintergs), é valorizar reportagens e fotografias que mostrem a importância do serviço público e, em especial, do trabalho dos servidores do Estado. O concurso é destinado a jornalistas e fotojornalistas com registro profissional em atividade no Rio Grande do Sul e ter suas matérias e fotografias veiculadas em plataformas baseadas no Estado. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors), a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado (Arforc-RS) chancelam a iniciativa e participam da comissão julgadora.

Serão agraciados trabalhos jornalísticos em quatro categorias: Impresso, que contempla jornal e revista; Eletrônico, para rádio e televisão; On-line, destinada à sites de notícias; e Fotografia, para imagens publicadas em site, revista ou jornal. Os três primeiros colocados em cada categoria serão premiados com troféu, certificado e valor em dinheiro. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de 1º a 31 de março de 2022, por meio de formulário que estará disponível no site do sindicato. As reportagens e fotografias inscritas devem ter sido publicadas ou veiculadas no período de 1º de abril de 2021 a 31 de março de 2022. A entrega dos prêmios será em 2022, em evento oferecido pelo Sintergs em data a ser definida, próximo do Dia do Trabalhador.

Prazo para inscrição: 31 de março de 2022

Mais informações

 

Prêmio Literário José Saramago (Prazo: 31/05/2022)

O Prémio Literário José Saramago, instituído pela Fundação Círculo de Leitores com periodicidade bienal e que celebra a atribuição do Prémio Nobel da Literatura de 1998 ao escritor José Saramago, destina-se a promover a divulgação da cultura e do património literário em língua portuguesa através do estímulo à criação literária e à dedicação à escrita por jovens autores da lusofonia. O Prémio distingue uma obra literária inédita no domínio da ficção, romance ou novela, com um mínimo de 200 mil caracteres com espaços, escrita em língua portuguesa, por escritor com idade não superior a 40 anos, de qualquer país da lusofonia, excluindo as obras póstumas, bem como os autores que tenham já sido premiados em edições anteriores do Prémio.

Nesta décima segunda edição, o Prémio distinguirá uma obra de um autor que, à data de 8 de outubro (dia do anúncio da atribuição do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago) de 2022, não tenha excedido a idade limite acima mencionada. A obra vencedora será publicada e distribuída em todos os países da lusofonia. Concretamente, em Portugal, será publicada pelo Grupo Porto Editora, e, no Brasil, pela Globo Livros, sendo que a edição portuguesa será também distribuída e comercializada em todos os países da lusofonia, com exceção do Brasil. Adicionalmente, será atribuído ao autor da obra um prémio no valor pecuniário de € 40 000,00 (quarenta mil euros), que será tratado como rendimento de propriedade intelectual

Prazo para inscrição: 31 de maio de 2022

Mais informações

 

Biblioteca Nacional abre edital para coedição de livros sem ônus (Prazo: 31/12/2022)

A Fundação Biblioteca Nacional abriu um edital permanente com o objetivo de formar parcerias para o desenvolvimento de projetos editoriais sob a forma de coedição. O conteúdo pode ser inédito ou reedição de títulos esgotados. Com o edital, a FBN pretende promover publicações de relevância para a cultura brasileira, na forma de livro, impresso e/ou digital e assim, ampliar o acesso ao seu patrimônio bibliográfico, iconográfico, sonoro e digital.

Podem se inscrever instituições públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, e organizações da sociedade civil que tenham entre suas finalidades a realização de projetos culturais e/ou a edição de livros. Para este certame não há previsão de repasses de recursos financeiros por parte da Biblioteca Nacional.

Prazo para inscrição: 31 de dezembro de 2022

Mais informações



Cadastre-se para receber dicas, artigos e informações de concursos