Desenhos e Esperanças
 



Desenhos e Esperanças

por Sinara Foss

Não é à toa que o livro Traços, da escritora Liz Quintana, editado pela Editora Metamorfose, foi finalista do prêmio da AEILIJ - Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil - em 2019.

Antônio, um adolescente, acaba de perder seu irmão mais velho André de forma trágica. O recente relacionamento com Cíntia, ex ligada às drogas, o levou à morte. A família se desmantela, os pais se separam sem conseguir lidar com a dor. Perturbado, Antônio esfria seu relacionamento com Carol, sua colega de aula.

O enredo da novela vai se costurando aos poucos, nos vinte e um capítulos cujos títulos são verbos conjugados na terceira pessoa do singular, cuidadosamente escolhidos de acordo com o desenrolar dos fatos. A maioria dos capítulos é narrada em primeira pessoa do singular, com foco em Antônio, outros em Carol. Cartas, mensagens apagadas, trocas de narradores e focalizadores, sensações constroem o enredo deixando a leitura prazerosa e interessante.

A família de Antônio se reúne aos poucos e o final mostra uma reestruturação de esperanças e sentimentos. Antônio com os pais, e com Carol.

Alguns capítulos, escritos em segunda pessoa, são cruciais para o entendimento da morte de André ( Deco) e para o relacionamento de Antônio com Carol. Como André e Cintia se conheceram, sobre a praia, sobre as drogas, sobre a fuga, sobre a sua morte. O capítulo 18, intitulado “Incinera” é uma carta de Cíntia, um desabafo para Antônio, no qual o leitor junta mais peças ao quebra cabeças, e visualizando todo o enredo.

Não posso deixar de mencionar as impecáveis ilustrações que são feitas também pela Liz Quintana.

O livro é muito bem costurado, todas as arestas são aparadas de forma que prende a atenção do leitor. O tema do livro é muito atual e agrada, não somente o público juvenil, como também os adultos.

 

 

Comentários:

Envie seu comentário

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação:
Repita os caracteres "254209" no campo.
  

 

Voltar