O Método Floco de Neve (Snowflake Method) para criação de um romance
 



Dicas

O Método Floco de Neve (Snowflake Method) para criação de um romance

Randy Ingermanson, com tradução de Kethlyn Machado


Escrever um romance é fácil. Escrever um romance bom é difícil. Se fosse fácil, estaríamos todos escrevendo ficção premiada e campeã de vendas.

Honestamente, há milhares de pessoas por aí que podem te dizer como escrever um romance. Há milhares de diferentes métodos. O melhor é o que funciona para você. Nesse artigo, eu gostaria de compartilhar com vocês o que funciona para mim. Publiquei seis romances e ganhei cerca de uma dúzia de prêmios pela minha escrita. Ensino a arte de escrever ficção em conferências de escrita o tempo todo, e uma das minhas aulas mais populares é essa: como escrever um romance usando o que eu chamo de "Método Floco de Neve".

A importância do projeto


A boa ficção não acontece do nada, ela é projetada, planejada. Você pode fazer o projeto antes ou depois de escrever seu romance. Eu já fiz dos dois jeitos e acredito fortemente que fazer o projeto primeiro é mais rápido e leva a um melhor resultado. O projeto é um trabalho árduo, então é importante encontrar um princípio que o guie desde o começo. Esse artigo vai dar a você uma boa metáfora para guiar seu projeto.

Nossa questão fundamental é a seguinte: Como fazer o projeto de um romance?

Por vários anos fui um arquiteto de software, projetando grandes projetos de software. Escrevo romances da mesma forma que escrevo software, usando a "metáfora do floco de neve". Ok, mas o que é a metáfora do floco de neve?
Os flocos de neve se formam assim:


E é dessa maneira que, na minha percepção, se constrói um romance - você começa pequeno e depois constrói coisas até parecer uma história. Parte disso é trabalho criativo, e isso eu não posso te ensinar como fazer. Pelo menos não aqui. Mas parte do trabalho é apenas gerenciar sua criatividade - organizá-la em um romance bem estruturado. É isso que eu gostaria de te ensinar aqui.

Os dez passos do projeto


Antes de começar a escrever, você precisa se organizar. Você precisa colocar todas essas ideias maravilhosas no papel de uma forma que possa usar depois. Mas por quê? Porque sua memória é falha, e sua criatividade provavelmente deixou muitos furos na sua história - furos que você precisa preencher antes de começar a escrever o seu romance. Você precisa de um documento de projeto. E você precisa produzi-lo usando um processo que não mate o seu desejo de, de fato, escrever a história.

Passo 1) Reserve uma hora para escrever um resumo de uma frase do seu romance. Algo do tipo "Um físico vigarista viaja de volta no tempo para matar o apóstolo Paulo" (Esse é o sumário do meu primeiro romance, "Transgression"). A frase irá te servir sempre como um rápido mecanismo de venda da sua história. É a visão geral do seu romance, como o grande triângulo inicial na imagem do floco de neve.

Algumas dicas para escrever uma boa frase:

- Mais curta é melhor. Tente com menos de 15 palavras;

- Sem nome de personagem, por favor! Melhor dizer "um trapezista incapacitado" do que "Fulano de Tal";

- Amarre a visão geral com a visão pessoal. Qual personagem tem mais a perder nessa história? Agora me diga o que ele ou ela quer ganhar.

- Leia as descrições de uma linha dos best-sellers para aprender como fazer isso. Escrever uma descrição de uma linha é uma forma de arte.

Passo 2) Reserve outra hora e expanda a sua frase para um parágrafo completo descrevendo o cenário da história, os principais desastres e o final do romance. Esse é como o segundo passo do floco de neve. Gosto de estruturar a história como "três desastres mais um final". Cada um dos desastres leva um quarto do livro para se desenvolver e o final leva o último quarto. Não sei se essa estrutura é a ideal, é apenas meu gosto pessoal.

Se você acredita na estrutura de Três Atos, então o primeiro desastre corresponde ao final do Ato 1. O segundo desastre é o ponto médio do Ato 2. O terceiro desastre é o final do Ato 2 e a força do Ato 3, que finaliza as coisas. Tudo bem se o primeiro desastre for causado por circunstâncias externas, mas penso que o segundo e o terceiro desastre deveriam ser resultantes das tentativas da protagonista em "arrumar as coisas". E elas só pioram, cada vez mais.

O ideal é que seu parágrafo tenha cerca de cinco frases. Uma frase para dar o pano de fundo e a configuração da história. Então uma frase para cada um dos seus três desastres. Então mais uma frase para contar o final. Não confunda esse parágrafo com o parágrafo que vai na contracapa do seu livro. Esse parágrafo resume a história toda. O parágrafo que vai na sua contracapa deve resumir apenas cerca do primeiro quarto da história.

Passo 3) O passo acima dá a você uma visão geral de alto nível do seu romance. Agora você precisa de algo semelhante para a história de cada uma das personagens. Elas são a parte mais importante do seu romance, e o tempo que você investe as criando antecipadamente valerá dez vezes mais quando você começar a escrever. Para cada uma das suas personagens principais, reserve uma hora e escreva uma folha de resumo com as seguintes informações:

- O nome da personagem

- Um resumo de uma frase da história da personagem

- A motivação da personagem (o que ela quer abstratamente?)

- O objetivo da personagem (o que ela quer concretamente?)

- O conflito da personagem (o que a impede de alcançar esse objetivo?)

- A epifania da personagem (o que ela irá aprender, como ela irá mudar?)

- Um resumo de um parágrafo da história da personagem

Um ponto importante: você pode descobrir que precisa voltar e revisar seu resumo de uma frase e/ou seu resumo de um parágrafo. Vá em frente! Isso é bom - significa que suas personagens estão te ensinando coisas sobre a sua história. É sempre aceitável, em qualquer estágio do projeto, voltar e revisar estágios anteriores. Inclusive, não é apenas aceitável como inevitável. E é algo bom. Toda revisão que você fizer agora é uma revisão a menos depois, em um manuscrito confuso de 400 páginas.

Passo 4) A partir daqui você deve ter uma boa ideia da estrutura em grande escala do seu romance, e você só levou um ou dois dias. Bem, na verdade, você deve ter levado no máximo uma semana, mas não importa. Por ora, apenas continue crescendo a história. Se a história estiver quebrada, com furos, você saberá agora, e não depois de ter investido 500 horas em um primeiro rascunho confuso. Agora separe várias horas e expanda cada frase do seu resumo em parágrafo para um parágrafo completo próprio. Todos os parágrafos, exceto o último, devem terminar em um desastre. O parágrafo final deve contar como o livro termina.

Passo 5) Reserve um ou dois dias para escrever uma descrição de uma página de cada personagem principal e uma descrição de meia página de outras personagens importantes. Essas "sinopses de personagens" devem contar a história do ponto de vista de cada personagem. Como sempre, sinta-se à vontade para voltar aos passos anteriores e fazer revisões conforme você aprende coisas interessantes sobre as suas personagens.

Passo 6) Nesse ponto, você tem uma história sólida e diversas tramas de história, uma para cada personagem. Agora reserve uma semana e expanda a sinopse de uma página do romance para uma sinopse de quatro páginas. Basicamente, você terá que expandir cada parágrafo do passo 4 para uma página inteira. Isso é muito divertido porque você terá que descobrir a lógica da história e terá que tomar decisões. Aqui você definitivamente irá querer voltar e corrigir coisas dos passos anteriores, conforme você ganha insight sobre a história e conforme novas ideias surgem.

Passo 7) Reserve outra semana e expanda suas descrições das personagens em tabelas de personagens completas, detalhando tudo que há para se saber sobre cada personagem. Coisas padrão como data de nascimento, descrição, história, motivação, objetivo, etc. E mais importante, como essa personagem irá mudar até o fim do romance? Essa é uma expansão do seu trabalho no passo 3 e irá te ensinar muito sobre as suas personagens. Você provavelmente irá voltar e revisar os passos 1-6 conforme suas personagens se tornem "reais" para você e comecem a fazer demandas petulantes na história. Isso é bom - uma boa ficção é conduzida pelas personagens. Leve quanto tempo precisar para fazer isso, porque você está economizando tempo no futuro.

Passo 8) Em algum momento você tem que, de fato, escrever o romance. Antes de fazer isso, há algumas coisas que você pode fazer para tornar o primeiro rascunho, que já é bastante traumático, mais fácil. A primeira coisa a se fazer é pegar aquela sinopse de quatro páginas e fazer uma lista de todas as cenas que você irá precisar para transformar sua história em um romance. E o jeito mais fácil de fazer essa lista é com uma planilha.
Faça uma planilha detalhando as cenas que surgem do seu resumo de quatro páginas. Faça apenas uma linha para cada cena. Em uma coluna, liste de qual personagem é o ponto de vista. Em outra coluna (uma mais larga), conte o que acontece. Se quiser ser mais detalhado, adicione mais colunas para dizer quantas páginas você espera escrever para cada cena. Uma planilha é ideal, pois você pode ver toda a história de uma vez, e é fácil de mover as cenas para reorganizar as coisas.

Passo 9) (Opcional. Eu não faço mais esse passo). Volte ao seu "processador de texto" e comece a escrever uma descrição narrativa da história. Pegue cada linha da planilha e a expanda para uma descrição de vários parágrafos da cena. Inclua quaisquer linhas de diálogo legais que você pensar e esboce o conflito essencial daquela cena. Se não houver conflito, você irá perceber aqui, então você deve adicionar conflito ou remover a cena.

Passo 10) Nesse momento apenas sente-se e comece a escrever o primeiro rascunho do romance. Você ficará espantado com a rapidez com que a história sai dos seus dedos nessa fase. Já vi escritores triplicarem sua velocidade de escrita de ficção da noite para o dia, produzindo primeiros rascunhos de melhor qualidade do que costumam produzir em um terceiro rascunho.

Você pode pensar que toda a criatividade já foi espremida da história até aqui. Bem, não, a menos que você tenha exagerado na análise quando escreveu o seu Floco de Neve. Essa deveria ser a parte divertida, porque há muitos problemas lógicos em pequena escala para resolver aqui. Como o Herói sai daquela árvore cercada por jacarés e resgata Heroína que está no barco em chamas? Esse é o momento para descobrir! Mas é divertido porque você já sabe que a estrutura em grande escala do romance funciona. Então você só precisa resolver um conjunto limitado de problemas, sendo capaz de escrever relativamente rápido.

Esse passo é incrivelmente divertido e emocionante. Já ouvi muitos escritores de ficção reclamarem de como o primeiro rascunho é difícil. Invariavelmente, é porque eles não têm noção do que vem depois. Meus Deus! A vida é muito para escrever daquele jeito! Não há motivo para gastar 500 horas escrevendo um primeiro rascunho vagando pelo seu romance quando você pode escrever um rascunho sólido em 150. Contando com as 100 horas que você leva para fazer os documentos de projeto, você sai muito à frente em relação ao tempo.

Por volta da metade do meu primeiro rascunho, eu geralmente dou uma pausa e conserto todas as partes quebradas dos meus documentos de projeto. Sim, os documentos de projeto não são perfeitos. E tudo bem. Eles não são fixos em concreto, mas documentos vivos que crescem à medida que você desenvolve seu romance. Se você estiver fazendo seu trabalho corretamente, no final do primeiro rascunho você irá rir do quão amadores seus documentos de projeto originais eram. E você ficará empolgado com o quão profunda sua história se tornou.


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