Dicas para produzir bons conteúdos na web
 



Dica de Escrita

Dicas para produzir bons conteúdos na web

Ana Maria Oliva, para o Escrita Criativa


Você quer publicar bons conteúdos na web, mas está inseguro? Siga nossas dicas e "agarre" a atenção do leitor ao escrever um bom texto para chamar de seu


Tudo que você vê na internet é conteúdo. Textos, fotos, vídeos ou áudios, usados nas mais diferentes plataformas digitais. Este artigo se propõe a abordar sobre o texto. Qualquer que seja o canal digital - site, blog, mídias sociais ou aplicativos - você deve ter como meta proporcionar uma boa experiência de leitura ao internauta, seja para aprendizado, entretenimento ou compra. Caso não tenha uma equipe de apoio, opte por um ou dois canais para manter a qualidade de seus textos.

Paulo Faustino, um dos grandes nomes do Marketing Digital no Brasil, aconselha: "Naturalmente, você não precisa estar presente em todos os canais digitais disponíveis no mercado. Esse é um erro bem comum que acaba gerando estresse para quem precisa produzir conteúdo, pela quantidade de canais que precisa alimentar com esse mesmo conteúdo. Fuja disso!".

Qual é o seu ponto de partida?


Para produzir conteúdo que seja relevante, é preciso ter em mente o formato para o qual você deseja escrever e o público que você quer atingir. O grande desafio é prender a atenção de quem acessa seu conteúdo. Para isso é preciso levar em consideração algumas caraterísticas importantes do texto na web, pois o internauta tem pressa, busca por conteúdos a serem consumidos em poucos minutos. Por isso, na web escrevem-se textos curtos com precisão, sem abandonar informações importantes, como orienta Joana Bicalho, especialista em Comunicação Estratégica Integrada.

Conteúdo escaneável


Repare que um mesmo texto de uma publicação impressa é reproduzido na web com elementos que tornam a leitura mais agradável, como a concisão, uso de linguagem mais simples, títulos, subtítulos, listas, o que tornam o conteúdo escaneável, isto é, fácil de ser encontrado rapidamente.

Na minha trajetória como jornalista, tenho escrito para blog, sites e mídias sociais. Para cada um desses canais, há um público diferente e objetivos específicos. Mas todos têm em comum os recursos utilizados na produção de textos para a web, como os listados abaixo, que deixo como dicas para você:

1. Defina seu público-alvo, saiba quem são seus leitores, esse é o primeiro passo para você começar a escrever. Entenda qual sua necessidade e interesse e qual conteúdo ele acha útil.

2. Seja original - exponha suas ideias e análises, e sempre que precisar recorrer a informações de sites e autores, cite a fonte. Essa prática gera credibilidade ao seu texto e segurança para o leitor.

3. Escreva com clareza e concisão - seja direto, use frases curtas e parágrafos concisos para facilitar a compreensão. Cada parágrafo deve conter entre 4 e 6 linhas com até 70 caracteres cada. Sendo curtos e objetivos, os parágrafos mantêm a atenção do leitor e tornam a leitura mais agradável.

4. Atenção à gramática - na dúvida, seja humilde, não hesite em consultar dicionários, gramática e manuais de redação e estilo. São ferramentas indispensáveis à boa escrita.

5. Use título, subtítulos e intertítulos claros e descritivos - são recursos importantes para dar clareza ao texto. Devem seguir uma hierarquia. O título é a chamada principal, o subtítulo é um breve resumo e serve para contextualizar o leitor sobre o que o texto vai abordar, e os intertítulos são recursos usados para quebrar o texto, separar as informações, ajudando o leitor a encontrar rapidamente o que procura (escaneabilidade). Também são importantes para os motores de pesquisa.

6. Negrito - outro recurso que você pode usar na formatação de seu texto para destacar palavras-chave, títulos, intertítulos ou frases relevantes. Mas não exagere. Use negrito com moderação.

7. Fonte, cores, espaçamento e alinhamento - esses elementos devem ser considerados na produção de textos legíveis para a web. Normalmente são definidos no projeto de Web Design, mas deixo aqui algumas sugestões que facilitam a leitura: use fontes sem serifas, como Arial (a mais usada no mundo), Open sans, Aptos, Helvética, Verdana, Univers e Roboto. O site "acessibilidade DIGITAL", da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), recomenda espaçamento de 1,5 entre linhas e 140-150% entre parágrafos. Experimente aplicar no seu texto e veja como se sente confortável. Ao escolher a cor de sua fonte, escolha a que dá contraste com o fundo da página onde irá publicar o texto.

8. Recursos multimídia - Sempre que possível, use fotos, vídeos, gráficos, áudios etc.) para tornar seu conteúdo mais envolvente.

9. Revisão - ao terminar de escrever, dê uma pausa para descansar sua mente, depois releia o texto em voz alta e revise cuidadosamente o texto: atenção à ortografia, acentos, pontuação, repetições, estilo, espaçamento entre palavras. Corte excessos, se houver.

10. Leia, leia, leia - por último, um conselho de ouro para você que quer escrever bons textos na web (ou em outro meio): leia muito! O hábito da leitura atenta é que aprimora nossa escrita. Evanildo Bechara, respeitado gramático, ensina que, para escrever com clareza e elegância, é preciso ler com a intenção de "colher" a informação do texto e os elementos linguísticos usados por bons escritores.

Então, mão na massa! Boa escrita para você!


Leia também: O que é Copywriting e como a escrita Criativa pode contribuir com a área


Ana Maria Oliva é formada em Jornalismo e Rádio e TV e pós-graduada em Gestão da Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela ECA/USP. Com passagem por rádios, jornais e revistas, dedicou grande parte de sua trajetória profissional à área de Comunicação Corporativa. Atualmente, participa do curso de formação para Escritores da Editora Metamorfose e contribui para o blog Escrita Criativa.

 

Cadastre-se para receber dicas de escrita, aviso de concursos, artigos, etc publicados no portal EscritaCriativa.com.br