Nelson Ribas estreia com livro de contos sobre conflitos sociais
 



Notícias sobre Leitura e Escrita

Nelson Ribas estreia com livro de contos sobre conflitos sociais

Carolina Magalhães


Nelson Ribas lança seu primeiro livro individual na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre. Os temas são variados, mas sempre relacionados com conflitos ou problemas sociais do nosso tempo. Nelson Julio Martini Ribas, natural de São Miguel das Missões, fez sua carreira profissional como Advogado Trabalhista em Porto Alegre e posteriormente Juiz do Trabalho e professor universitário em Passo Fundo. Recentemente frequentou as Oficinas de Criação Literária Alcy Cheuiche e o Curso de Formação de Escritores da Editora Metamorfose. Além de artigos científicos, participou de quatro coletâneas de contos e poesias.

Escrita Criativa: Conte resumidamente o seu livro Arrabaldes. O que podemos esperar dele?

Nelson Ribas: Arrabaldes é meu primeiro livro individual. Reúne 37 contos que escrevi, antes, durante e depois da pandemia. São temas e assuntos variados, alguns baseados em fatos reais, outros ficcionais, mas, sempre relacionados com conflitos ou problemas sociais do nosso tempo.

EC: Como surgiu a ideia do título deste novo livro?

NR: A ideia do título tem a ver com o conteúdo da maioria dos contos que se passam nas periferias das cidades, e seus personagens, que margeiam os tradicionais grupos sociais.

EC: Qual o público leitor que você espera atingir com seu livro?

NR: O livro se direciona às pessoas que gostam de ler e refletir sobre boas e bem-humoradas histórias e se emocionar com elas.

EC: Que autores lhe influenciam?

NR: São muitos autores que me influenciam. Posso citar, como exemplo, alguns daqui como Cyro Martins, Alcy Cheuiche, Josué Guimarães e Simões Lopes Neto, mais os latino-americanos Gabriel García Márquez e Jorge Luis Borges. Também devo citar Ernest Hemingway.

EC: Como está a expectativa para autografar na Feira do Livro de Porto Alegre?

NR: Sendo minha primeira vez na Feira do Livro, ficarei satisfeito em receber meus amigos, conhecidos e os colegas das Oficinas Literárias.

EC: De que forma o Curso de Formação ajudou você a publicar o livro?

NR: O Curso de Formação de Escritores me proporcionou amplos conhecimentos sobre escrita criativa, e foi decisivo para a organização e publicação do livro.

EC: Você já está escrevendo um próximo livro?

NR: Sim, estou trabalhando numa narrativa longa.

 

Cadastre-se para receber dicas de escrita, aviso de concursos, artigos, etc publicados no portal EscritaCriativa.com.br