A importância da sinopse de um livro
 



Dica de Escrita

A importância da sinopse de um livro

Cinthia Dalla Valle


É comum os autores colocarem todo o seu foco e preocupação no texto do seu livro e deixarem de lado os outros textos que seguem a publicação de uma obra e que são importantes para a divulgação. A sinopse é o mais essencial deles. Em resumo, ela é a apresentação do livro e tem inúmeras utilidades, conforme o objetivo do autor.

Por que vale a pena escrever uma sinopse

É raro que o autor queira somente publicar e esconder o seu livro do mundo. Nesse caso, ele não precisa de uma sinopse. Para todos os outros casos, a sinopse é importante porque apresenta a obra ao mundo, destacando as partes mais relevantes e despertando o interesse do leitor. 

A sinopse é o primeiro texto que as editoras lêem sobre uma obra. Considerando a quantidade de livros que elas recebem diariamente, dependendo da editora, é fácil perceber a importância da sinopse nesse caso.

Entretanto, não é somente com esse objetivo que a sinopse existe. Ela é fundamental também para autores independentes, que precisam apresentar o seu livro ao público na internet. Tendo editora ou não, a sinopse é o texto base que norteia todos os outros textos de divulgação que o autor terá que criar para divulgar a sua obra. 

O que difere a sinopse do resumo e da resenha, por exemplo, é a pessoalidade do texto, ou seja, enquanto o resumo e a resenha podem ser criados por outras pessoas, a sinopse deve ser feita pelo próprio autor, antes das interpretações dos outros. É ele que sabe quais os pontos que devem ser destacados na obra, as curiosidades do processo de escrita e a missão que o livro carrega. 


Dicas para escrever uma sinopse atrativa

1. Dedique-se a ela

O grande desafio em escrever uma sinopse é sintetizar um livro inteiro em poucas linhas, depois de ter escrito inúmeras páginas da obra. Por essa razão, dedique um tempo razoável a ela. Não é a obra principal, mas é através da sinopse que muitos leitores chegarão até você.

2. Escreva mais de uma

Essa dica é para os autores que desejam publicar a sinopse nas suas redes sociais. É importante ter um material diversificado para todos os canais de divulgação. Portanto, crie mais de uma versão, mudando principalmente a introdução. 

3. Pense no seu público

A sinopse precisa ter a linguagem com a qual você fala com o seu público. Precisa ter a sua voz, o seu jeito de falar, mesmo em terceira pessoa. Se você pensar no seu público, no seu leitor enquanto escreve a sinopse, maiores serão as chances de ele entender a sua mensagem e, consequentemente, ficar interessado em ler o seu livro.

4. Encare a sinopse como o trailer de um filme

Podemos fazer essa analogia para simplificar as coisas. O trailer de um filme mostra apenas algumas cenas, as mais impactantes, para despertar a curiosidade e chamar o telespectador para assistir. Você pode fazer o mesmo com a sua sinopse, destacar elementos-chave da sua narrativa e chamar o leitor para a leitura. 

5. Não dê spoiler

Se você contar a história toda na sinopse, o leitor, que anda cada dia mais apressado, não terá interesse em ler a sua obra. Na dúvida, se coloque no lugar dele e escreva uma sinopse interessante, mas sem entregar tudo antes da hora.

6. Seja objetivo

Uma sinopse não pode ser longa a ponto de ser uma extensão da obra recém escrita. Ela é uma síntese e, como tal, deve ser objetiva e impactante. Não existe uma regra quanto ao tamanho, mas considere uma página A4 uma proposta razoável.

7. Contextualize o leitor

Na sinopse, apresente o contexto, a localização e a época em que a história se passa. Conte tudo o que for relevante para a história. Dessa forma, o leitor vai começar a ler a obra já preparado e inspirado.

8. Fale dos personagens mais importantes

Nada mais justo do que usar a sinopse para contar sobre os personagens que você teve tanto trabalho e carinho para criar. Para ajudar, faça uma lista com os personagens principais para não se esquecer de nenhum. Se a sua obra for de contos ou poemas, fale sobre a unidade temática que une os textos dentro do livro. Dessa forma, você dá a oportunidade para que o leitor se identifique com os personagens ou com a linha narrativa, o que facilita o interesse na leitura.

9. Apresente o conflito

O conflito é tão importante quanto os personagens numa sinopse. Apresente ao leitor qual é o problema que o personagem terá que enfrentar na história. Faça isso de uma forma criativa, fale sobre os obstáculos, apresente os inimigos e todos os detalhes interessantes. Vá mostrando a trama na ordem em que ela acontece no seu livro, caso contrário, o leitor pode ficar perdido em relação à linha do tempo da obra. 

10. Escreva a sinopse na terceira pessoa

Use sempre a terceira pessoa para escrever a sinopse, mesmo que a obra tenha sido escrita em primeira pessoa. É um material à parte da obra, por isso, a terceira pessoa é mais indicada nesse caso.


Para finalizar, independentemente dos seus objetivos em relação ao seu livro, se organize para criar a sinopse. No mínimo, ela agregará valor à sua obra.


Cadastre-se no portal Escrita Criativa para receber dicas de escrita, artigos e informações de concursos

 

 

Comentários:

Muito bom esse artigo!
&128079;&127997;

Kelly Rüegg, Wädenswil 23/02/2022 - 15:56

Envie seu comentário

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação:
Repita os caracteres "372706" no campo.