Dica de Escrita
6 motivos pelos quais você não deve comprar seguidores nas redes sociais
Graziana Fraga
Você já se deparou com anúncios vendendo seguidores para aumentar suas vendas no Instagram?
Muitas empresas vendem essa ilusão, algumas inclusive prometem seguidores brasileiros reais, além de curtidas e comentários. Basta pesquisar no Google por comprar seguidores para encontrar inúmeros sites que oferecem o crescimento rápido para o seu perfil no Instagram, com planos a partir de R$ 10,90. Inclusive encontramos anúncios do Google e até mesmo no Instagram oferecendo este serviço, que fere as diretrizes do Instagram, motivo principal que você deve levar em consideração para não comprar seguidores.
Uma das regras da rede social é que os usuários promovam interações reais, ou seja, que as pessoas não comprem seguidores, curtidas ou comentários. O Instagram identifica as contas e interações feitas por perfis falsos e exclui tudo automaticamente. Se o usuário seguir comprando interações artificiais pode ter a sua conta bloqueada ou até mesmo deletada.
Ao comprar seguidores você tem uma queda no engajamento do perfil. Ao dividir o número de interações pelo número de seguidores, você terá a taxa de interação da conta. Com o aumento de seguidores artificiais, que não interagem com a conta, a taxa de engajamento despenca e o Instagram passa a não entregar os seus conteúdos, já que o algoritmo privilegia mostrar conteúdos com mais engajamento para seus usuários.
Além disso, ao comprar seguidores você terá acesso a métricas distorcidas de alcance, melhor horário para publicação, entre outras, porque estes números irão refletir informações de perfis reais misturados com as artificiais. Sem ter certeza dessas métricas você não vai conseguir avaliar se as suas estratégias de divulgação estão indo bem ou não, nem conseguirá entender o tipo de conteúdo que os seus seguidores realmente gostam, já que entre eles existem os perfis fakes.
Já existem ferramentas que conseguem fazer um diagnóstico do perfil, avaliando a quantidade de seguidores fakes e o engajamento das contas, como a HypeAuditor. As grandes marcas já utilizam essas ferramentas para avaliar a credibilidade das contas de influenciadores digitais com quem vão trabalhar. Assim, a compra de seguidores acaba com a credibilidade das contas, nenhuma marca tem interesse em trabalhar com uma pessoa que tem seguidores fakes, não é mesmo?
Além disso, ao comprar seguidores você não prejudica somente a imagem de sua marca, como também os seus seguidores reais, já que os robôs terão acesso a sua lista de contatos e podem distribuir spams livremente para eles. É importante alertar que estas contas falsas podem trazer vírus, consequentemente roubo de dados coletados da sua conta e de seus seguidores reais, prejudicando a sua comunicação com o seu público e colocando sua marca na mira dos cybercriminosos.
Então lembre que ter um grande número de seguidores chama a atenção e pode trazer credibilidade sim, desde que estes seguidores sejam realmente pessoas reais que interajam com a sua marca, afinal os robôs nunca serão convertidos em clientes e nunca comprarão seus produtos ou serviços. Mas o que é melhor, ter 40 mil seguidores fakes no seu perfil do Instagram e nenhuma venda ou ter mil seguidores reais que interagem com o seu perfil e que compram os seus produtos ou serviços?
Além destes serviços de venda de seguidores e interações, tem crescido a venda de perfis com mais de 5 mil seguidores, perfis prontos, para você trocar o nome e as informações da bio e começar a utilizar. E este tipo de serviço também é oferecido com anúncios no Instagram, Mercado Livre, OLX, etc.
A primeira coisa que precisamos pensar é porque alguém que tem um perfil grande quer vender esse perfil? Será que este perfil tem seguidores reais? Além disso, será que as pessoas, se forem reais, terão interesse no seu produto ou serviço? Se o perfil por exemplo vendia maquiagem e você quer vender outro produto, será que essas pessoas terão interesse no seu produto? Assim como comprar seguidores não vale a pena, comprar um perfil no Instagram não vale a pena. Muito melhor você investir o valor em criação de conteúdos e anúncios, para alcançar um público que realmente terá interesse nos produtos e serviços que você vende.
Como em tudo, o caminho mais rápido de crescimento normalmente não te trará o resultado em ganhos. Trabalhe com estratégia, planejamento e conquiste seguidores reais que poderão ser convertidos em clientes.
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