Saiba como impulsionar suas publicações no Facebook e Instagram com pouco dinheiro
 



Dica de Escrita

Saiba como impulsionar suas publicações no Facebook e Instagram com pouco dinheiro

Graziana Fraga


Muitos usuários do Facebook e Instagram reclamam que suas postagens têm poucos leitores, mesmo quando suas páginas ou perfis têm centenas de seguidores. Isso se deve ao já conhecido algoritmo do Facebook. O algoritmo do Facebook é um conjunto de critérios e cálculos que são realizados automaticamente para determinar quais posts devem aparecer para cada usuário e em que ordem, de acordo com os gostos e interações de cada usuário da rede social.

É o algoritmo do Facebook que seleciona e organiza os posts mais relevantes para cada você, de maneira que você fique mais tempo na rede social e que esse tempo seja mais útil (pelo menos é o que eles tentam). Portanto o feed de cada pessoa é único e apresenta, na maioria das vezes, as publicações dos amigos com quem têm mais interações. Dentro desta lógica, as publicações feitas pelas Fanpages do Facebook e pelas contas comerciais do Instagram, têm o seu alcance diminuído, pois geralmente são vistas como menos relevantes para os usuários.

Claro que por trás desta diminuição de alcance pelo algoritmo está a intenção do Facebook de estimular as marcas e empreendedores a investirem mais em publicidade, já que é desta forma que a empresa aumenta os seus lucros. E por isso é tão importante incluir o investimento em anúncios em estratégias de divulgação de produtos e serviços.

O impulsionamento


Há algumas formas diferentes de criar um impulsionamento no Facebook e Instagram: você pode usar o botão turbinar que aparece abaixo das publicações ou acessar o gerenciador de anúncios do Facebook, que é uma ferramenta mais completa para criar as campanhas de anúncios nestas duas redes sociais.

Neste artigo, vou apresentar a forma mais simples de impulsionar uma publicação, que é através do botão “turbinar publicação” que aparece abaixo das postagens no Facebook.

É importante salientar que para criar um anúncio ou impulsionamento no Facebook e no Instagram é necessário que a sua conta seja comercial. No Facebook são as chamadas Fanpages, onde você terá seguidores/fãs e não amigos, como no perfil pessoal. No Instagram é necessário configurar a sua conta de pessoal para comercial ou de criador de conteúdo. Além disso, se você tiver interesse que o anúncio apareça nas duas redes, é necessário configurar o Instagram na sua fanpage do Facebook.

Com as configurações iniciais feitas, você vai conseguir impulsionar as publicações acessando a sua Fanpage e clicando no botão azul “Turbinar publicação”, que fica abaixo das postagens, conforme a imagem que segue.



Ao clicar no botão, você será direcionado a uma nova tela, onde vai escolher a meta do seu anúncio, ou seja, qual resultado você quer obter com o impulsionamento. Normalmente a meta "automático" é a que aparece selecionada. Nesta opção o Facebook vai selecionar a meta mais relevante com base nas configurações de sua página. Mas você pode clicar em alterar a meta para escolher outras possibilidades:

- Receber mais mensagens: Mostre o seu anúncio para pessoas com probabilidade de enviar mensagens para você no Facebook ou Whatsapp.

- Obter mais visitantes para o site: Mostre o seu anúncio para pessoas com probabilidade de clicar em uma URL nele.

- Obter mais engajamento: Mostre seu anúncio para pessoas com probabilidade de reagir, comentar e compartilhar.

- Obter mais cadastros: use um formulário para coletar informações de contato de clientes potenciais.

- Receber mais ligações: Mostre seu anúncio para pessoas com probabilidade de ligar para a sua empresa.



De acordo com o objetivo selecionado, você poderá escolher o botão que aparecerá no seu anúncio: enviar mensagem, reservar agora, saber mais, etc.



Se a sua opção for receber mensagens, você pode escolher receber pelo Messenger ou WhatsApp; Caso você não tenha o seu WhatsApp configurado, será necessário configurar. O passo a passo é simples, você receberá um código em seu telefone para inserir no Facebook e autenticar o seu número para receber as mensagens.

Após selecionar esses primeiros objetivos, você passará para a escolha mais importante da configuração do seu impulsionamento: o público que você quer alcançar com esse anúncio. Nesta etapa você poderá escolher um público inteligente, onde você poderá configurar a faixa de idade, gênero, localização e interesses das pessoas, ou poderá escolher outros públicos pré selecionados pela ferramenta: Pessoas que você escolhe por meio de direcionamento, ou pessoas que curtiram a sua página, pessoas que curtiram a sua página e amigos delas, (em todas essas possibilidades, você pode inserir informações de localização do público), ou pessoas na sua área local (você define o raio de alcance a partir do seu endereço).

Caso você já tenha algum público salvo, este também aparecerá listado abaixo dos demais, além disso, você também tem a possibilidade de criar um público novo, ao clicar no botão “criar novo” que aparecerá abaixo de todos as possibilidades de públicos listados.



O próximo passo para impulsionar a sua publicação será escolher a duração deste impulsionamento e quanto você vai investir. Você pode escolher o período que quiser para a sua campanha, se quiser testar somente 1 dia de duração, você pode. Atualmente o mínimo de investimento diário para se ter um resultado nos anúncios é de R$6,00 por dia. Esse valor muda muito, dependendo do período. Por exemplo, durante as eleições de 2020, quando muitas pessoas estavam fazendo anúncios, o valor mínimo foi maior que o de R$6,00.



Ao escolher quanto quer investir, você poderá ver na mesma tela, à direita, uma prévia do anúncio, uma média de pessoas que serão alcançadas e o engajamento que a publicação terá, com o investimento estipulado.



Abaixo você também poderá escolher o posicionamento do seu anúncio, ou seja, em quais canais eles vai ser exibido: Facebook, Instagram e Messenger. Você pode escolher todos, somente um, ou dois deles, enfim, tudo de acordo com o seu objetivo. Nesta etapa você também visualiza se tem saldo na conta de anúncios para realizar o impulsionamento, caso já tenha configurado a sua conta.


Caso você nunca tenha feito um anúncio antes, ao final de todas as etapas você será direcionado para uma outra tela para configurar a sua conta de anúncios. Nela você terá que inserir o seu CPF ou CNPJ, nome completo, endereço etc e escolher o tipo de moeda (Real Brasileiro) e a forma de pagamento (boleto, cartão de crédito, Paypal). Como você está começando, sugerimos fazer o pagamento por boleto, evitando surpresas no final do mês (há pessoas que erram algo na configuração e acabam gastando bem mais do que o planejado).

Ao final de todas as etapas você só vai precisar clicar no botão azul, “turbinar publicação”. Neste momento vai aparecer para você um resumo de todas as configurações que você fez para o impulsionamento.



O robô do Facebook vai analisar a imagem da sua publicação e verificar se ela segue todas as normas de publicidade da empresa para autorizar o impulsionamento. Normalmente os anúncios são aprovados em alguns minutos e começam a circular conforme a configuração escolhida. Dependendo do período pode demorar um pouco mais, mas você terá um retorno sobre o impulsionamento no mesmo dia que ele for criado.

Caso tenha algum problema com as normas de publicidade, você receberá uma notificação informando que o seu anúncio não foi aprovado. Por isso é importante conhecer as normas de publicidade do Facebook, clique aqui para conhecer, disponíveis em https://www.facebook.com/policies/ads/.

Se receber a notificação que seu anúncio não foi aprovado, você pode contestar, caso veja que está tudo dentro das normas de publicidade do Facebook, então um funcionário do Facebook (e não um robô) irá analisar a sua postagem.

É muito importante acompanhar os números do seu anúncio, você pode fazer isso na Central de Anúncios, ali você terá acesso ao desempenho da sua publicação impulsionada. Como encontro a central de anúncios? Basta acessar a sua Fanpage, ali no menu você encontra o botão Central de Anúncios listado.



Faça testes, crie anúncios diferentes com pouco dinheiro (20, 30, 40 reais) para entender aquele que vai trazer um melhor retorno de acordo com o seu objetivo. Com o tempo você passará a entender melhor a ferramenta e obter mais retorno com o investimento.

Além disso, planeje os seus anúncios com antecedência, as contas de anúncios, principalmente as mais novas, possuem um período de aprendizado, por isso, é importante iniciar o seu anúncio com antecedência da data de lançamento de produto ou serviço, por exemplo, para que no período de lançamento a performance do seu anúncio tenha melhor resultado.


Cadastre-se no portal Escrita Criativa para receber dicas de escrita, artigos e informações de concursos

 

 

Comentários:

Tenho muito interesse em entender mais de como funciona isto tudo. Tenho uma conta destas no Instagram mas preciso fazer alterações.

Marisa da Graça Burigo, Porto Alegre/RS 19/10/2021 - 15:55

Envie seu comentário

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação:
Repita os caracteres "522003" no campo.