Concurso artístico da USP destaca o olhar e a produção do público 60+
 



Notícias sobre Leitura e Escrita

Concurso artístico da USP destaca o olhar e a produção do público 60+

SEGS


A USP promove, a partir de julho, um novo concurso artístico voltado exclusivamente ao público acima dos 60 anos de idade. O Prêmio Arte e Literatura USP 60+ busca valorizar a produção, as habilidades e os olhares desta população, que nem sempre encontra espaço para expor suas criações.

A iniciativa é do programa USP 60+, que, além de oferecer vagas nos cursos regulares da Universidade para os mais velhos, também promove uma série de atividades culturais e esportivas, debates, cursos e divulgação de dicas e conteúdos. Trata-se de uma evolução do concurso O olhar do 60+, que teve sua primeira edição em 2019 e na época foi exclusivamente fotográfico, tendo resultado em uma exposição dos finalistas.

Com o sucesso, uma nova edição foi feita em 2020, mas, devido à pandemia de covid-19, acabou sendo totalmente online com o nome O olhar do 60+ da sua janela, tendo como tema as experiências de quem estava confinado em casa.

A boa aceitação trouxe sugestões para que outras formas de expressão artística passassem a ser contempladas, o que acontece agora, na edição 2021 do concurso, com o novo nome Prêmio Arte e Literatura USP 60+, dividido em dois eixos: o primeiro traz Artes Visuais e engloba trabalhos de desenho, escultura, fotografia, gravura e pintura. Já o outro, Literatura, inclui poesia e prosa em conto ou crônica.

Além de integrar uma exposição virtual, os selecionados pela comissão julgadora receberão como prêmios a publicação de um e-book (para os trabalhos do eixo Literatura) e um curso de fotografia na Unibes Cultural (para os trabalhos de Artes Visuais). A premiação ocorrerá na abertura da exposição, com uma cerimônia e sarau.

“Em tempos difíceis a literatura e as artes visuais têm um papel fundamental como válvula de escape ao tornar-se um meio de expressão para os sentimentos”, destaca o médico Egidio Dórea, coordenador do programa USP 60+. Para ele, “a arte revela os sentimentos mais íntimos e sensíveis, registrando momentos e capturando a singularidade da vida em seus mínimos detalhes”.

A participação é gratuita e aberta a qualquer interessado, sem pré-requisito ou habilitação específica, exceto ter 60 anos. As inscrições vão de 5 de julho até 6 de setembro de 2021. O sarau, a cerimônia de premiação e a abertura da exposição virtual acontecem em 3 de novembro, com transmissão ao vivo. Para consultar o edital completo e o formulário de inscrição, basta acessar o site do programa USP 60+, em: extensao.usp.br/usp60.

O programa USP 60+ é uma das ações de relacionamento com a comunidade executadas pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP. Outros programas e órgãos podem ser acompanhados pelo site extensao.usp.br.


Para mais informações, clique aqui.


Cadastre-se no portal Escrita Criativa para receber dicas de escrita, artigos e informações de concursos

 

 

Comentários:

Envie seu comentário

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação:
Repita os caracteres "335802" no campo.