3 perguntas para Julia Dantas
 



Dica de Escrita

3 perguntas para Julia Dantas

Escrita Criativa


Júlia Dantas é jornalista pela UFRGS e mestre em Escrita Criativa pela PUCRS, onde está terminando seu doutorado na mesma área. Integrou a editora Dublinense durante três anos e hoje atua como editora e tradutora. Colunista do jornal Zera Hora, tem contos publicados em antologias e é autora do romance Ruína y leveza (2015), finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio AGEs e do Prêmio Açorianos de Criação Literária.



O que você aconselha a quem deseja enviar originais a editoras comerciais que investem na publicação do autor?

Acredito que o primeiro passo é buscar uma editora que tenha a ver com o original a ser enviado. Se é um livro de fantasia, procure editoras que publicam fantasia; se é um romance água com açúcar, ache editoras que trabalham com isso. Junto do original, envie sempre um texto de apresentação. Diga quem você é, se já publicou em outros lugares, se já ganhou algum prêmio, se você já tem um público online e por aí afora. E, se não recebe resposta, não desanime. Inscreva-se em prêmios, frequente eventos do meio literário, conheça pessoas. Às vezes isso pode fazer toda diferença.

Como é seu processo criativo?

Oscilante. Tem fases em que eu escrevo todos os dias, fico realmente imersa num processo criativo. Mas também passo períodos sem escrever nada de ficção. Antigamente, eu me culpava por esses períodos. Hoje entendo que eles fazem parte do processo. Que meu cérebro, no plano de fundo, está matutando coisas que vão emergir mais tarde.

De que forma o aprofundamento acadêmico em Escrita Criativa tem contribuído com teu desenvolvimento como escritora?

Para mim é muito enriquecedor. Não quero com isso dizer que seria ótimo para todo mundo, mas para o meu perfil intelectual, funciona muito bem. A leitura de textos teóricos, de textos de outras áreas como Filosofia, Psicanálise e Sociologia, me traz muita inspiração. Para quem gosta de estudar e ter contato com outras áreas de conhecimento pode ser muito útil. Além disso, a universidade me manteve em contato constante com outros escritores, e as trocas com eles melhoraram meu trabalho.


Cadastre-se no portal Escrita Criativa para receber dicas de escrita, artigos e informações de concursos

 

 

Comentários:

Envie seu comentário

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação:
Repita os caracteres "133201" no campo.