A presença digital para o escritor
 



Dica de Escrita

A presença digital para o escritor

Escrita Criativa


A presença digital é algo muito importante para todos hoje, e não poderia ser diferente para quem deseja se tornar escritor.

Como uma boa presença digital (site ou blog organizado, atualizado e bonito), você tem maiores chances de seus textos e livros serem encontrados na internet e, consequentemente, de o seu nome aparecer.



As redes sociais também são importantes para isso. Redes sociais atualizadas e com maior número possível de seguidores e interações oferecem a oportunidade ao escritor de criar o seu público e de se comunicar com ele. Adiante, isso ajuda a vender suas obras, a ser convidado para palestras, a dar cursos, ou seja, cria autoridade para o seu nome.

Use as redes também para trocar ideias com outros escritores, o que enriquece a sua escrita e o seu networking.

Para quem sonha em ser editado por alguma editora comercial de grande circulação, saiba que a presença digital é hoje fundamental para que as editoras conheçam você, as suas obras e a sua influência.

Esteja sempre de olho nas novidades em relação a redes sociais, sites, aplicativos e toda nova (ou velha) tecnologia que ajude a sua vida como escritor. Agora, por exemplo surgiu o Clubhouse, uma rede social só de áudios e podcasts sobre os mais variados assuntos, mas ainda disponível somente para Iphone. Fique atento a tudo o que divulgue a sua marca, o seu nome, os seus livros, e a tudo o que possibilite conexões e contatos.

Dentro dessa linha, não esqueça de fazer o básico e de aproveitar o que você tem nas mãos, como o WhatsApp. Com ele, você pode criar uma lista de transmissão e divulgar seus textos, livros e eventos. Além disso, você troca informações e pode até fazer pequenas reuniões de trabalho.

Independentemente das redes sociais nas quais você estiver, existem duas coisas que você precisa fazer sempre: criar e atualizar o seu mailling, seus contatos, ou seja, as pessoas que compram e que comprariam o que você escreve. Trate cada contato com carinho e vá fazendo o seu networking naturalmente, estando presente na vida dessas pessoas.


3 dicas para criar a sua imagem de escritor e um relacionamento com o seu público

> Constância: ao invés de “aparecer” nas redes sociais e no seu site de vez em quando, “esteja” lá. As pessoas sabem identificar a diferença entre as duas coisas. Isso não significa que você tenha que deixar de escrever para conseguir dar conta das redes sociais, apenas se faça presente com uma frequência razoável;

> Conteúdo: para estar presente nas redes sociais, é necessário ter o que falar e mostrar, ou seja, ter conteúdo de qualidade. Se você não sabe fazer o layout (arte), por exemplo, faça uma parceria com quem sabe;

> Disponibilidade para responder e interagir: as pessoas gostam de opinar, interagir e de receber respostas. Quando essa troca não acontece, a confiança se quebra e as pessoas perdem o interesse no perfil.


Cadastre-se no portal Escrita Criativa para receber dicas de escrita, artigos e informações de concursos

 

 

Comentários:

Envie seu comentário

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação:
Repita os caracteres "402901" no campo.