A ortografia do PORQUÊ
 



Dica de Escrita

A ortografia do PORQUÊ

Marcelo Spalding


Em língua portuguesa, temos 4 ortografias diferentes para o porquê. São elas POR QUE - PORQUE - POR QUÊ - PORQUÊ.

Muita gente aprender que o POR QUE separado e sem acento é para perguntas, enquanto o PORQUE junto e sem acento é para respostas. Por exemplo:

- Por que você está estudando português?
- Porque eu acho muito importante.

Ocorre que isso é meia verdade. O "por que" separado equivale ao "why" do inglês. Em português, é a preposição "por" + a conjunção "que", daí o motivo de ser separado. Note que a pergunta acima poderia ser "Por onde você está estudando?" ou "Por quem você está estudando?".

Já o "porque" junto equivale ao "because" do inglês, sendo uma conjunção explicativa. Dessa forma, imagine a seguinte pergunta: "Ela foi na festa porque quis ou porque você mandou?". Note que ambas as vezes a palavra é grafada junto, pois são conjunções explicativas, impossíveis de separar ou modificar o "que".

Claro que na maioria das vezes o "por que" nas perguntas irá aparecer separado, mas isso é mais consequência do que causa. Tanto que é comum o "por que" separado em frases afirmativas, como na célebre canção de Tim Maia: "não sei por que você se foi / quantas saudades eu senti".

Uma forma de saber se o "por que" na frase afirmativa deve ser separado é substituir por "o motivo pelo qual". Assim:

"Não sei por que você se foi." = não sei o motivo pelo qual você se foi

Já o POR QUÊ separado e com acento é usado em perguntas quando o "quê" estiver encostado no ponto de interrogação. Por exemplo: - Não vou na festa, por quê? Por fim, o PORQUÊ junto e com acento é usado quando o termo é substantivado. Neste caso, ele pode inclusive ir para o plural. Assim: - Não sei o porquê disso tudo; não entendo os porquês da vida. Observe que antes do termo há um artigo marcando a transformação do termo em um substantivo.


Cadastre-se no portal Escrita Criativa para receber dicas de escrita, artigos e informações de concursos

 

 

Comentários:

Envie seu comentário

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação:
Repita os caracteres "010711" no campo.