Livro vai ser objeto de museu, diz Paulo Coelho, que repensa fundação na Suíça
 



Notícias sobre Leitura e Escrita

Livro vai ser objeto de museu, diz Paulo Coelho, que repensa fundação na Suíça

Folha de S. Paulo


Paulo Coelho vai transferir sua fundação para um prédio de cinco andares – cada um com 280 metros quadrados – em Genebra. Pagou 15 milhões de francos suíços, ou R$ 82 milhões, pelo imóvel. "E pode botar aí mais 3 milhões pela reforma e os custos enlouquecedores de cartório", diz. Mas ele está mais preocupado com o que vai ficar guardado de graça na nuvem.

O espaço a ser inaugurado servirá para "preservar o que é importante" para o escritor, já que um dia "o livro vai entrar na área de objeto de museu, está caminhando rapidamente para isso". No começo de seu discurso de posse na Academia Brasileira de Letras, ressalta Coelho, ele já citava uma frase de são Paulo que atestava que a glória do mundo é transitória.

"O mercado dos livros tem estado numa queda tremenda, e as pessoas cada vez leem menos. Não é culpa do mercado, é da linguagem", diz. Ele lembra que os antigos filósofos gregos deixavam só fragmentos de obras, muitas compiladas só por seus pupilos. E no lugar entrou hoje uma "verborragia gigantesca, todo mundo querendo escrever `Ulysses`".

Leia a notícia completa clicando aqui.


Cadastre-se para receber dicas, artigos e informações de concursos

 

 

Comentários:

Um imbecil como ele só poderia terminar na academia brasileira de letras, ao lado do José com sarnas. Por que comprar um museu no seu país, se ele pode ser famoso no estilo the book is on the tablet pra on the table? O livro vai ser peça de museu de arte e não como objeto em extinção. A culpa é da linguagem? Ora, pelamor! Esse senhor fez fortunas colocando milhões de cabecinhas leitoras pra estudar verde-amarelo. Ok que os intelectualóides não o reconheçam. Pensei que a alta estirpe desse imortal já tivesse feito ele superar a raivinha.
Eu li toda sua obra e adoro! Gostaria que esse museu estivesse ao meu alcance. Mas, porque me homenagear, eu leio em português essas obras do senhor do mundo. Sou uma degenerada da língua. E amo livro de papel.

LariXYa, Todas 05/06/2020 - 07:22

Envie seu comentário

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação:
Repita os caracteres "471912" no campo.