Um Dia Comum
 



Contos

Um Dia Comum

Carine Gerhardt


Vinte e Sete de Janeiro de 2020. Na rua, chove incessantemente. No ônibus lotado, uma senhora com seu guarda-chuva e sacolas reclama o assento preferencial. Uma mulher, com duas crianças, cede seu lugar. A menor delas chora, reclamando de cansaço. Ao seu lado, um homem - com um terno um pouco grande para o seu tamanho - lê uma passagem bíblica a plenos pulmões. Sentados, um grupo de adolescentes revira os olhos, enquanto mexem em seus celulares.

Mais ao fundo, uma garotinha ruiva pula e grita, enquanto chuta o banco da frente, onde uma jovem tenta estudar. Com a leitura frustrada, questiona a mãe quanto aos modos da criança.Irritada,a mãe indaga se a jovem não teve infância. Ao lado, um senhor cochila e ameaça cair no corredor.

Um jovem escuta Mc Guimê em sua caixa de som portátil.
Alguém grita pedindo para que desligue o som, pois é trabalhador e precisa dormir. Um bêbado ri alto, dando graças a Deus por já ser aposentado.

Uma mistura de barro e água toma conta do corredor. Uma mulher tenta chegar à porta de saída, mas resvala, deixando cair suas compras. Maçãs se perdem entre tantas pernas. Gritos e risadas tomam conta do veículo, mas ninguém oferece ajuda.

No último assento, um homem de meia idade pressiona uma garota negra contra a parede. Algumas pessoas observam a cena, indiferentes. Ela grita, implora para ser escutada. Em vão. O som de funk e de conversas frívolas ecoam dentro do ônibus.


Carine Gerhardt é gaúcha e formada em Turismo. Foi escrevendo sua monografia que se deu conta da sua paixão pelas palavras. Acredita que elas carreguem muito mais significado quando escritas, já que a interpretação cabe a cada um que as lê.
Sonha em morar numa cabaninha no litoral catarinense, com uma rede e um cachorro, viver de poesia e vento no rosto. Mas a realidade ainda a obriga a acordar cedo e encarar a vida como ela é: caótica e inspiradora, como um ônibus cheio às 6 horas da manhã.

 

Cadastre-se para receber dicas de escrita, aviso de concursos, artigos, etc publicados no portal EscritaCriativa.com.br