Notícias sobre Leitura e Escrita

Islândia celebra Natal dos livros

Isto É


Na Islândia a literatura é muito importante, tanto que anualmente o país celebra o“Jolabokaflod”, que literalmente significa “rio de livros de Natal” em islandês, antes das festas de fim de ano.

Quase 70% dos islandeses compram um livro ou mais como presente de Natal, de acordo com uma pesquisa da associação de editoras islandesas.Na versão 2019, o catálogo apresenta 842 novas publicações.

A tradição do “Jolabokaflod” tem sua origem no fim da Segunda Guerra Mundial. A Islândia, então pobre, limitou as importações para evitar as dívidas das famílias em 1945. Mas o papel continuou sendo barato e os livros substituíram as bonecas e trens elétricos nas árvores de Natal.

A Islândia, país de menor população da Europa, é o que mais publica novos livros per capita no mundo, atrás do Reino Unido, segundo a associação internacional de editoras.Um em cada dez islandeses publica um livro ao longo da vida.

E os islandeses são grandes leitores. A ilha tem 83 bibliotecas e desde 2011 dedica um dia de setembro a estas instituições.


Leia a notícia completa clicando aqui.


Cadastre-se para receber dicas, artigos e informações de concursos

 

 

Comentários:

Envie seu comentário

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação:
Repita os caracteres "191701" no campo.