Dica de Escrita

Whatsapp como ferramenta de Marketing Digital

Graziana Fraga dos Santos





Convido você para pensar quantas coisas você resolveu ao longo do dia pelo WhatsApp. Foram muitas, não é mesmo?

Este aplicativo está presente em 96% dos smartphones no Brasil e já faz parte do nosso dia a dia. Muitas empresas, de todos os portes, já utilizam essa ferramenta como canal de comunicação com os seus clientes, seja para realizar atendimento, solucionar dúvidas, quanto para envio de novidades e promoções.

Mas como utilizar o WhatsApp para divulgar livros?
O primeiro passo é ter os seus contatos de WhatsApp organizados, muitas vezes o nosso primeiro público leitor são os nossos amigos e familiares, podemos começar enviando a eles conteúdo e informações sobre o trabalho como escritor.

Uma estratégia para ampliar o seu público é divulgar o seu número de WhatsApp no seu site e nas suas redes sociais, para que o público que tenha interesse se cadastre para receber o seu conteúdo. Essa estratégia evita o envio de spam, além de ajudar a criar uma audiência que realmente terá interesse em receber suas comunicações.

Lista de transmissão

No início de 2019 o encaminhamento de mensagens foi limitado a cinco usuários por vez, antes disso, as pessoas podiam encaminhar mensagem para até 20 usuários. Mas, diferente do encaminhamento, a lista de transmissão não sofreu alteração com as novas regras.

Mas o que é a lista de transmissão?

Diferente dos grupos o envio da mensagem é privada, facilitando muito ações de divulgação. Esta é a melhor maneira de enviar as suas comunicações.

Com a Lista de Transmissão podemos pré-determinar destinatários para enviar transmissões repetidamente, sem precisar selecionar os contatos novamente toda vez que quiser lhes enviar algo.

Para criar uma Lista de Transmissão:
Abra o WhatsApp.
Vá para a tela de Conversas > Botão de Menu > Nova transmissão.
Toque em + ou digite os nomes dos seus contatos para escolher os destinatários.
Toque em Pronto.
Toque em Criar.

Estes passos criarão uma lista com destinatários para suas transmissões. Quando você envia uma mensagem para a sua Lista de Transmissão, todos os destinatários receberão a sua mensagem. Os destinatários receberão uma mensagem normalmente e a mesma aparecerá na tela de Conversas. Quando seus contatos responderem, ela será enviada apenas a você e não aos outros destinatários da sua Lista de Transmissão.

Atenção: Apenas os contatos que possuem o seu contato adicionado no telefone dos mesmos receberão a sua mensagem de transmissão. Se o seu contato não estiver recebendo a sua transmissão, peça a ele que verifique se o seu número está adicionado.

Grupos
O WhatsApp permite criar grupos de até 256 membros. Com essa função você pode fazer uma sala de bate-papo coletiva, para todos os membros interagirem, mas lembre-se: os grupos são muito úteis para compartilhar informações com clientes com perfis, necessidades ou interesses semelhantes.

Algumas dicas sobre o conteúdo a ser enviado pelo WhatsApp
- Envie textos curtos, lembre-se que a pessoa está acessando no smartphone, uma tela que é pequena e dificulta a leitura de textos muito longos;
- Crie imagens para ilustrar o seu conteúdo, mas lembre-se que as imagens devem ser leves, para que as pessoas consigam abrir sem dificuldade;
- Crie vídeos, se tiver intimidade com a câmera, os vídeos são os conteúdos mais queridos e mais consumidos pelas pessoas;
- Responda todo mundo que interagir;
- Tenha noção de horário (envie mensagens em horário comercial);
- Número exclusivo: Não vincule as ações de WhatsApp com o seu número pessoal. Eles devem ser separados, para não misturar a sua vida profissional com a vida pessoal.
- Planeje o conteúdo que você vai enviar: você pode enviar vídeos para divulgar um produto, uma foto com um conteúdo ou simplesmente um texto, mas cuidado para que este material não seja muito pesado.
- Planeje em quais situações você vai enviar uma nova mensagem. Pode ser no lançamento de um livro, para contar uma novidade, para interagir e pedir ajuda para escolher a capa do seu livro novo, por exemplo.

Ferramenta WhatsApp Business
O WhatsApp Business é uma versão do WhatsApp voltado para a comunicação entre empresas de pequeno ou médio porte e seus clientes. Esse serviço inclui algumas funcionalidades que o aplicativo pessoal não disponibiliza.

Um exemplo é que o WhatsApp Business permite acompanhar estatísticas sobre as mensagens lidas pelos clientes, para determinar quais estratégias de comunicação funcionam.
É importante ressaltar que você não pode usar o seu número pessoal já cadastrado no WhatsApp para a sua empresa no WhatsApp Business. É recomendado ter um outro número de telefone exclusivo para uma empresa.

Outra vantagem é o uso de chatbots, aquelas respostas automáticas. Quando o seu cliente envia uma mensagem, ele recebe uma resposta programada pela empresa automaticamente, não ficando assim sem um retorno, mesmo que seja a informação sobre o horário de atendimento da empresa.

Além do potencial de oferta, o WhatsApp Marketing também é um forte aliado para manter o relacionamento com os clientes, responder as dúvidas e se manter próximo do seu público. Como o aplicativo é gratuito, basta você se planejar e produzir conteúdos interessantes para a sua audiência.

Mas não esqueça de ficar atento ao manual de etiqueta do WhatsApp Marketing. Justamente por ser um canal muito acessível, essa ferramenta é campeã de deslizes e erros, tais como: lotar a caixa de mensagens, envio de mensagens em horários inadequados, envio de conteúdos muito pesados que dificultem a pessoa abrir o arquivo.

Um case
Veja o exemplo da maionese Hellmann’s que levou essa prestação de serviço a outro patamar. Em 2014 eles fizeram o WhatsCook, um serviço que ajudava os clientes a preparar algo para comer em casa, com o que você tiver na geladeira. Eles colocaram Chefs de Cozinha para trocar mensagens com a pessoa no WhatsApp, explicando o que cozinhar e como cozinhar em tempo real. Funcionou assim: após cadastrar o número de celular no site, a equipe da Hellmann`s enviava as receitas e tirava as dúvidas de cada cliente.

Assista ao vídeo


 

 

 

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