Dica de Escrita

Crowdfunding, uma alternativa para financiar seu livro

Marcelo Spalding


A maior preocupação de todo autor que deseja publicar um livro é quem vai pagar pela edição. Costumo dizer que este é um falso dilema na relação autor/editor, pois quem deve financiar essa publicação não é nem um nem outro, é o leitor.

Um escritor precisa de leitores. Antes de se aventurar na publicação o ideal é que o escritor comece e publicar seus escritos nas redes sociais, depois crie um site ou blog próprio para centralizar sua produção, participe de saraus, eventos, cursos, associações, e aos poucos ele irá criar uma base de leitores que comprarão seu livro quando for lançado e podem estar dispostos até mesmo a financiar o livro ANTES dele ser lançado.

Isso se chama crowdfunding, ou financiamento coletivo. No crowdfunding, você lança o projeto do seu livro e cotas para que os leitores possam contribuir com a viabilização dele. Essas cotas vão desde a venda de 1 exemplar até o envio de mais exemplares autografados, kits com camiseta, alguma ilustração original feita para o livro e o que mais sua criatividade permitir.

Há diversos sites que fazem esse tipo de serviço, confira abaixo a relação de alguns desses serviços. Para seus autores e alunos de seus cursos, a Editora Metamorfose também tem um serviço de financiamento coletivo que funciona diretamente do seu site. Entre em contato se quiser saber mais sobre isso.

> Catarse

> Kickante

> Idea.me

> StartMeUp

> Benfeitoria

Se você conhece outra plataforma de crowdfunding que gostaria de indicar ou se teve alguma experiência ruim com alguma dessas listadas acima, deixe sua mensagem nos comentários.

 

 

 

Comentários:

Envie seu comentário

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação:
Repita os caracteres "222611" no campo.