84% dos brasileiros não adquiriram livros em 2023
 



Notícias sobre Leitura e Escrita

84% dos brasileiros não adquiriram livros em 2023

Estado de Minas


A Câmara Brasileira do Livro divulgou o resultado da pesquisa "Panorama do consumo de livros", encomendada à consultoria Nielsen. O primeiro dado apresentado é de que o Brasil tem 25 milhões de consumidores de livros. Sessenta e nove por cento deste grupo adquiriu entre um a cinco exemplares no último ano. Apenas 16% da população brasileira acima de 18 anos comprou ao menos um livro ao longo de 2023. Desta maneira, 84% dos brasileiros não adquiriram livros - preço, ausência de loja e falta de tempo foram os fatores que mais desmotivaram a compra.

Dos que compraram, 55% o fizeram pela internet. A Amazon responde por dois terços das compras virtuais de livros físicos no país.

A lista geral da Amazon dos títulos mais vendidos de 2023 repete, no topo, o mesmo nome do ano anterior. A escritora norte-americana Colleen Hoover, bestseller mundial em romances para jovens, é, mais uma vez, a autora mais vendida no país - com o título "É assim que começa". Há outros três livros dela também no top 10.

A mineira Carla Madeira é a única brasileira na lista, com "Tudo é rio" abocanhando a oitava colocação. Há outro título de ficção, "A biblioteca da meia-noite" (literatura fantástica para jovens), do britânico Matt Haig. Os demais são volumes de autoajuda ou administração financeira.

Clique aqui para ler a notícia na íntegra

 

Cadastre-se para receber dicas de escrita, aviso de concursos, artigos, etc publicados no portal EscritaCriativa.com.br