Depoimentos

"A oficina é muito interessante, bem organizada, criativa, que faz a gente ler muito, pensar, viajar, autoavaliar-se, melhorar a qualidade da produção."
Irineu Lasch, Nova Petrópolis, RS - julho de 2019

"A Oficina Literária Online foi um divisor de águas para mim. Suas leituras críticas fizeram toda a diferença. Pela primeira vez, passei a pensar no texto a partir de personagens, não de histórias."
Rejane Maria Benvenuto Andrade, Florianópolis, SC - julho de 2019

"Esta foi minha primeira oficina. Os conteúdos são interessantes, mas o que mais me fez pensar foram seus comentários nos textos. Impressionante como, mesmo relendo algumas vezes os textos, passem coisas tão óbvias. Mas descobri principalmente a importância do primeiro leitor, pois o que me parecia claro poderia ser interpretado de outra forma, e isso me fez crescer. Agradeço imensamente."
Rita Rizzi, Caxias do Sul, RS - julho de 2019

"Estou gostando da Oficina Literária Online. Em cada lição, um novo aprendizado! Há tempo tinha o desejo de participar de uma Oficina Literária. Quando soube da possibilidade de fazer online, logo me inscrevi. Veio ao encontro do meu interesse."
Maria Theresinha Gonçalves Mattos, Florianópolis, SC - julho de 2019

"Eu estou achando muito interessante a Oficina Literária Online. Não apenas pelos conteúdos, mas também pelos diálogos com o professor. Os comentários e observações têm me estimulado para prestar mais atenção a aspectos da criação literária que eu desconhecia."
Rolando Lazarte, Belo Horizonte, MG - julho de 2019

"Esta é a minha primeira experiência online. Estou aproveitando muito e bastante satisfeita com a qualidade do material fornecido, tudo é muito bem pensado e organizado visando o melhor resultado do aluno que se dedica a praticar. Apesar de virtual, o professor é bastante atencioso e presente."
Ana Paula Bardini, Porto Alegre, RS - junho de 2019

"Estou achando ótima a Oficina Literária Online. Muitas dicas interessantes e informações relevantes. Todos os questionamentos feitos foram muito bem explicados. Há algum tempo venho lendo livro-cursos de escrita, e a oficina está complementando estes conhecimentos de forma bem positiva. E o mais valioso em termos de oficina são as análises do professor, pra você saber se está indo no melhor caminho."
Rodrigo Maciel Tisatto, Caxias do Sul, RS - junho de 2019

"Muito boa a Oficina Literária Online, há muito procurava alguma oficina como esta. Os materiais apresentados são bem didáticos, fáceis de entender e direto ao ponto, e o ambiente virtual é muito intuitivo."
Thiago de Loreto Treichel, Porto Alegre, RS - junho de 2019

"Muito interessante a Oficina. O método de ensino apresenta várias facetas, aborda os temas por diversos ângulos, exemplos, o que facilita o entendimento do tema. Acho interessante a exemplificação por vídeos e textos. Interessante, também, o conteúdo teórico da língua."
Roberto Piraja Moritz de Araujo, Curitiba, PR - junho de 2019

"Gostaria de dizer que o "E SE" ficou lindo! A qualidade do material, a diagramação, a capa e, claro, os contos. Fico feliz e orgulhoso de fazer parte deste livro. Parabéns para vocês pelo trabalho incrível realizado no livro e não só isso, pelo curso que foi muito relevante na minha vida e, tenho certeza, na vida de muitos escritores iniciantes. Continuem fortes, vocês são um estimulo, uma esperança, um apoio para quem sonha escrever."
Gean Paulo Naue, Venâncio Aires, RS - maio de 2019

"Fiz seus cursos de Escrita Criativa e Português. Graças a você, evoluí TANTO que até minha escrita em Inglês melhorou consideravelmente. Parabéns pelo seu trabalho e muito obrigada por dividir sem dom conosco, que tanto precisamos!"
Nanda Barbosa, Campo Grande, MS - maio de 2019

"Estou achando instigante a Oficina. Tenho inúmeras ideias, mas sempre senti que havia uma forma melhor de pensar nelas. Às vezes me vejo pensando e tendo vários momentos de inspiração e percebi ao ver as aulas iniciais que essa inspiração é importante, porém tem que caminhar ao lado de um planejamento, e isso não serve para enfaixar minha escrita, mas para liberar. Também gostei muito da atenção a minha resposta de desafio de escrita. Eu errei no primeiro exercício, foi reexplicado. Eu fiz uma nova tentativa que ainda não ficou exatamente como o exercício pedia, porém o professor Marcelo indicou os avanços e os pontos a melhorar sem fazer disso um problema. Acho muito importante a forma simples e direta dessas respostas. Percebo que há bastante atenção ao que eu envio."
Wagner de Moraes, São Paulo, SP - maio de 2019

"O curso ajudou MUITO. Aos poucos fui escrevendo com mais prazer. Virou algo prazeroso ao invés de simplesmente uma tarefa."
Ariel Arjuna Braz da Silva, Guarulhos, SP - maio de 2019

"Achei seus apontamentos muito pertinentes e com certeza contribuíram para melhorar o texto. Estou adorando o conteúdo da oficina!"
Carolina Vidal Décio, Salvador, BA - maio de 2019

"Nossa, adorei seu feedback! Você realmente disse onde está uma das tantas falhas que ainda tenho. Mais uma vez obrigada por me alertar e ajudar no meu solitário sonho."
Ana Lucia da Cunha Vieira de Melo, Rio de Janeiro, RJ - maio de 2019

"Terminei os módulos e quero te parabenizar pela qualidade do material que você preparou. Para um neófito total na escrita como eu (para piorar, sou dos números, sou engenheiro e me sinto muito mais à vontade abrindo o Excel e fechando o Word), a abordagem mais prática seria fuçar o YouTube atrás do melhor vídeo com as "7 dicas para uma escrita matadora". O resultado seria, obviamente, 77 vezes menor do que o aprendizado que obtive com a Oficina Literária. O curso usou a metodologia clássica do "senta aqui, fecha todas suas notificações do celular, e lê mas presta bastante atenção pois o conteúdo é bem profundo, tá?". Por isso que os clássicos são os clássicos. Nada os substituem. E, finalmente, quero também agradecer seu feedback sobre todos meus textos enviados. Sua sinceridade, detalhismo e carinho nas correções/sugestões foram muito bem recebidas do meu lado."
Marcelo Tacuchian, Cascais, Portugal - abril de 2019

"Foi uma experiência incrível, muitas vezes dolorida e não raras vezes me senti travada. Mas já noto que mudei ao ler outros textos, ao reler os que já escrevi. Então foi muito gratificante, pelo material, pelas aulas e principalmente pelo retorno e correções sempre tão necessárias."
Elenara Stein Leitão, Porto Alegre, RS - abril de 2019

"Em primeiro lugar, quero agradecer a oportunidade de saber mais através do seu vasto conhecimento sobre a escrita. Quero acrescentar também que além de estar aproveitando bem apesar do tempo tão sacrificado, posso dizer que apendi técnicas que não imaginava como eram importantes na Literatura. Claro que isso me despertou questionamentos e um pouco de medo na hora de escrever mas nada que com a prática isso não se dissipe. Obrigada de coração! Com certeza se meu livro vier a acontecer em um futuro próximo, te citarei nos agradecimentos."
Priscila Fernandes, Jundiaí, SP - abril de 2019

"A Oficina de Criação Literária Online é de uma qualidade ímpar, totalmente contextualizado com situações cotidianas da atualidade. É impossível não aprender, não melhorar a escrita. O retorno dado aos exercícios propostos que enviamos por e-mail são respondidos com muita atenção, apontando um cuidado e compromisso com os alunos. A didática do curso possui uma dinâmica tão agradável que dá vontade de não parar de conhecer tudo que ele propõe. Com certeza não desejo parar por aqui, planejo um dia conhecer o lugar onde nasceu essa pequena fábrica de sonhos escritos."
Liliane Dias, Irecê, BA - abril de 2019

"Estou gostando bastante do conteúdo do curso e confesso que está me ajudando bastante a ter maior consciência dos meus textos."
Júlia Sanchez, São Paulo, SP - abril de 2019

"Obrigado pelos comentários. Esta oficina está sendo uma surpresa para mim, está sacudindo coisas que eu tinha esquecido desde meus 18 anos! Na minha adolescencia eu escrevia e pintava compulsivamente, virava noites entre tintas e cadernos. Daí, comecei a viver 'a real' e larguei disso. Virei executivo, empresário, etc. Várias vezes tentei voltar a escrever e/ ou pintar e não saia nada. A metodologia dessa oficina com mais os seus comentários e sugestões estão desbloqueando tudo."
Mário Braga, São Paulo, SP - março de 2019

"Gostei muito do curso. Era algo que eu estava procurando algum tempo e não encontrava. O curso surgiu em um momento de importantes mudanças na minha vida. Estou ansiosa com tudo o que posso aprender e colocar em prática."
Leticia Valim Ubessi, Porto Alegre, RS - março de 2019

"Estou gostando do curso, muito além das minhas expectativas. Pela primeira vez um texto meu é corrigido e isso me deixa muito feliz pela forma como Marcelo faz. Excelente o roteiro do curso."
Rafael Priviero D`Abruzzo, Campinas, SP - março de 2019

"Estou gostando do curso, muito além das minhas expectativas. Pela primeira vez um texto meu é corrigido e isso me deixa muito feliz pela forma como Marcelo faz. Excelente o roteiro do curso."
Isabella Neumann Lira Xavier, João Pessoa, PB - março de 2019

"Senti-me estimulada com a Oficina e como você nos conduz, de forma bem à vontade para a escrita criativa. A cada dia eu me entusiasmo mais. Obrigada por estar aqui. Quero realmente aprender. Todos os dias leio os e-mails e fico ansiosa com cada orientação."
Martha Brandão, Maceió, AL - março de 2019

"É um grande diferencial do curso você fazer essa leitura tão cuidadosa e autêntica sem ir pelo caminho fácil de só passar elogios superficiais e pouco acrescentar."
Marcelo Tacuchian, Cascais, Portugal - fevereiro de 2019

"Gostei muito da tua resposta. O conteúdo do curso é muito bom e você responder o texto dos alunos torna melhor ainda. Vou me esforçar bastante e se tiver outros cursos, vou fazer."
Natasha Kerolin dos Flores, Porto Alegre, RS - fevereiro de 2019

"Muito obrigada pelos comentários e edições. Nunca tive um texto analisado assim e percebi como foram pertinentes as observações."
Juliana Nardon Sbaraini, Mogi Mirim, SP - fevereiro de 2019

"Tenho certeza que este curso vai expandir minha experiência, não só na questão teórica como a prática. Tive a oportunidade de estudar a primeira aula e me dei conta que a qualidade do curso é melhor do que esperava, fiquei muito satisfeito. Estou na segunda aula e confesso que este processo está me deixando bastante motivado."
Daniel Marchesani da Silva, São Paulo, SP - janeiro de 2019

"É maravilhoso receber tuas críticas e sugestões. Ver o texto por você grifado, nos indicando as falhas, não tem preço!"
João Batista de Campos, Florianópolis, SC - janeiro de 2019

"Você é um EXCELENTE profissional e seu curso além de ser muito didático, agradável, bastante variado e buscando o foco nos temas abordados, deixa a impressão que no fundo, o que você quer mesmo "é prestar um grande auxílio" aos que desejam se aprofundar na literatura. Ou seja, você não tem medo e coloca sua disponibilidade acima de tudo."
Ivan Espinoza, Porto Alegre, RS - janeiro de 2019

"Finalizei o conteúdo da Oficina de Criação Literária. Gostei muito! Conteúdo incrível! Fiz quatro dos cinco desafios e achei o ponto alto da oficina a correção dos textos. Cada texto recebido gerou em mim uma grande reflexão, a fixação de ideia aprendida, a correção de coisas já escritas."
Cibele Crispim, Uberlândia, MG - dezembro de 2018

"Apenas iniciando a oficina e estou encantado com a quantidade de material! Não restam dúvidas que me será muito proveitoso. Parabéns!"
João Batista de Campos, Florianópolis, SC - dezembro de 2018

"Muito obrigado, Marcelo. Gostei muito do curso. Pra mim, a pior coisa na hora de escrever é saber que algo tem de ser mudado, mas não saber o quê. O curso me deu uma noção nesse aspecto."
Pedro Augusto Santos Vasconcelos, Dublin, ING - dezembro de 2018

"Gostei demais do primeiro curso e que ele me ajudou muito. Publiquei um livro este ano e alguns dos comentários da crítica forma: "conciso; rápido; fluído". Exatamente o que aprendemos no tópico de concisão."
Emílio Beffa, Marília, SP - novembro de 2018

"Estou estupidamente surpreso com a quantidade de conteúdo oferecido, confesso que esperava bem menos, algo mais metódico, está sendo gratificante deslizar por cada tópico e ler coisas que preencheram diversos espaços confusos em meus objetivos e conceitos."
Nícolas de Souza, Garopaba, SC - novembro de 2018

"Primeiramente queria agradecer pelo curso, superou minhas expectativas, há muito material nele, gostei. Pretendo mais para frente fazer a continuação dele."
Alexandre Copelli, Votorantim, SP - outubro de 2018

"Este curso veio ao encontro de tudo que eu estava procurando há um ano."
Micheline Flores, Canoas, RS - setembro de 2018

"Quero agradecer a oportunidade de ter participado da Oficina de Criação Literária Online 2018. Confesso que aprendi muito, pois havia muitos conceitos novos, teorias ainda não exploradas por mim."
Erdevaldo Nascimento Oliveira, São Gonçalo, RJ - setembro de 2018

"Obrigada pela análise. Confesso que mesmo lendo a explicação sobre as correções, esperava o texto corrigido como na época do colégio ou até mesmo da faculdade. Excelente! Estou gostando muito do método do curso. Estou fazendo este online com o objetivo de realizar outros presenciais, caso consiga desenvolver a escrita."
Christianne Santa Helena, Porto Alegre, RS - setembro de 2018

"Adorei tudo e estou adorando o curso, é um curso inspirador! A carga de leitura do curso é intensa como deveria ser para se melhorar a escrita, mas não é nada que sobrecarregue. O professor é atencioso e prestativo."
Nanda Barbosa, Campo Grande, MS - agosto de 2018

"Estou gostando muito do curso: os textos são muito bem escritos e de fácil entendimento. Parabéns!"
Márcia Helena Costa, Contagem, MG - agosto de 2018

"Muito obrigada pela atenção durante o curso, gostei bastante da organização didática, está muito fácil de aprender sozinho e tirando as dúvidas com você fica perfeito."
Evelin Farina, São Paulo, SP - agosto de 2018

"Gostei muito do curso, aprofundou muito meu conhecimento e me abriu um novo pensamento sobre a escrita."
Antonio José, Campinas, SP - julho de 2018

"Seu curso é o mais completo que encontrei nas minhas buscas. Terminei a primeira aula, e as ligações feitas com contos, músicas, pinturas e filmes são sensacionais. Às vezes parece simples, mas sei que anotar é necessário porque muita coisa que pode ajudar no trajeto da escrita acaba fugindo da memória na hora que mais precisamos. Penso em colar uns cartazes no quarto. Curso muito bom."
Frederico José Gonzalez, São José do Rio Preto, SP - junho de 2018

"Puxa, professor, sabe que você com seu trabalho tem me ajudado muito, foi uma luz que o colocou no meu caminho! MUITO OBRIGADA!"
Mara Lígia Biancardi, Jundiaí, SP - junho de 2018

"Demorei um pouco a entrar, mas confesso ter ficado positivamente impressionado com a qualidade do material disponibilizado. Muito bom!"
Edison Luis Silva dos Santos, Porto Alegre, RS - junho de 2018

"O que vivi ao longo de quase um ano em suas oficinas me fez muito bem. Obrigada, professor Marcelo. Obrigada pelas lições sobre clichê, subtexto, linguagem, construção de cena e personagem. Obrigada por ler cada texto com atenção e respeito pelo(a) aluno(a). Confesso que antes de iniciar na oficina eu duvidei que você fosse cumprir o que prometeu. Afinal, a gente escreve tanta besteira Kkkkk.

Sabe, professor, para muitos(as) de nós, que não nascemos ou convivemos em um meio leitor, você é, com certeza, o único que nos lê, com respeito por aquilo que escrevemos. Obrigada.

Entretanto, apesar de todo o bem que você fez e faz nos ensinando a escrever melhor, o que mais agradeço é sua determinação em acreditar na literatura e proporcionar que ela chegue a quem está disposto(a) a descobrir ou se aprofundar no mundo da leitura e da escrita. Talvez nem você tenha real consciência do tamanho de sua obra! Eu tenho consciência do que sua obra realizou em mim."
Ana Lucia Rodrigues Lopes Santana, São Paulo, SP - junho de 2018

"Marcelo, com certeza vou fazer os outros cursos, achei maravilhosa a oportunidade. Percebi o carinho e cuidado que você teve eem planejar as aulas e nos atender, foi realmente muito bacana!"
Ana Cláudia Dias Rufino, Belo Horizonte, MG - maio de 2018

"Realmente estou aproveitando todas os links, informações e interações do curso. Adorei as versões musicais que me fizeram pensar com mais respeito sobre a forma de apresentação das coisas."
Glaucia Machado, Brasília, DF - maio de 2018

"Para ter um bom texto, não bastam boas idéias. É imprescindível que tenhamos ajustes, estudos, experimentos, avaliação e construção de uma linguagem aceitável de comunicação. Onde fui buscar isso? Nas oficinas literárias da METAMORFOSE, cuja direção é do jornalista, professor e escritor Marcelo Spalding."
Post de Edison Luis Silva dos Santos, Porto Alegre, RS - maio de 2018

"Já que foi meu último Desafio, quero aproveitar para dizer que estou muito satisfeito com os dois cursos e com tudo o que aprendi. Foi uma grande experiência. Também quero agradecer todo o apoio que o senhor me deu, pois no início de uma carreira, é algo muito valioso."
Josué Leoncio Posselt, Santa Cruz do Sul, RS - abril de 2018

"Professor, cada atividade me deixa mais apaixonada pelo curso de escrita criativa e me torna mais exigente. Eu quero ler mais do que a atividade traz. Eu quero ler também o que é direcionado e as outras ligações que vão aparecendo. Fica um delicioso bolo de atividades com cobertura de leituras para ser mais que degustado, digerido."
Camila Parente Almeida, Cuiabá, MT - abril de 2018

"Estou enviando esta mensagem para agradecer por estes quatro meses de Oficina Literária. Parabenizo-o pelo curso, por sua disponibilidade."
Roni Ferreira Nunes, Santa Cruz do Sul, RS - abril de 2018

"Com este material reforcei o que havia visto na Oficina. Continuo escrevendo, professor. Agora, para comemorar meus noventa anos vou juntar num livro o que tenho escrito. Tenho coisas desde 1950. Cresci muito com a Oficina."
Alba Catharina Morel, Gravataí, RS - março de 2018

"Quando dei início a este curso, foi na intenção de captar novas formas, a fim de deixar minha criatividade nascer sem esforço. E por íncrível que pareça eu percebi que minhas ideias estão mesmo fluindo com mais naturalidade, me dando a cada dia novas histórias diferentes."
Waleria Pereira, Rio de Janeiro, RJ - março de 2018

"Estou gostando muito do curso. Relendo o texto com os cortes, ficou bem melhor."
Maria Elizabeth Heraclio do Rego Freire, Recife, PE - março de 2018

"Conclui o curso de Oficina Criativa do prof. Marcelo Spalding. Foi com certeza um grande aprendizado, pois através dela pude aprender várias técnicas e aprimorar as quais conhecia. Agora estou me programando para fazer a Oficina Avançada. Sem dúvida saí do curso bem mais informado e seguro do que quero nesse segmento."
Paulo Ademir de Souza, Guarujá, SP - fevereiro de 2018

"O curso está me ajudando bastante. Estou lendo tudo com calma, estudando mesmo cada texto e vídeo. Os materiais complementares são ótimos! Agradeço pelo curso."
Larissa Prado, Goiânia, GO - fevereiro de 2018

"Quero lhe agradecer por cada dica, ensinamento, crítica, do fundo do coração. Cada observação fez-me muito bem. Meu maior desafio, penso, é criar cenas, e nesse sentido, percebo minha evolução. Jamais escreverei um texto do mesmo modo."
Francisco Silva Guerreiro, Rio de Janeiro, RJ - fevereiro de 2018

"Oi, Marcelo, muito legal essa troca, estou gostando muito! Da para sentir que tudo foi feito com muito zelo. Estou ansiosa para ler logo tudo!"
Camila Parente Almeida, Cuiabá, MS - janeiro de 2018

"Assisti à primeira aula e gostei demais, muito boa a ideia de misturar músicas e textos, a interação fica mais dinâmica."
Alex Bandeira, Botucatu, SP - janeiro de 2018

"Estou gostando bastante do curso, o conteúdo é muito rico e vejo que você vai direto ao ponto e passa a matéria e não fica enrolando os seus alunos."
Roberto Drummond, Belo Horizonte, BH - janeiro de 2018


> Ver depoimentos anteriores (2017-2018)


Warning: mysql_close(): no MySQL-Link resource supplied in /home/storage/4/bf/11/artistasgauchos/public_html/escritacriativa/index.php on line 135