Na Islândia a literatura é muito importante, tanto que anualmente o país celebra oJolabokaflod, que literalmente significa rio de livros de Natal em islandês, antes das festas de fim de ano.
Quase 70% dos islandeses compram um livro ou mais como presente de Natal, de acordo com uma pesquisa da associação de editoras islandesas.Na versão 2019, o catálogo apresenta 842 novas publicações.
A tradição do Jolabokaflod tem sua origem no fim da Segunda Guerra Mundial. A Islândia, então pobre, limitou as importações para evitar as dívidas das famílias em 1945. Mas o papel continuou sendo barato e os livros substituíram as bonecas e trens elétricos nas árvores de Natal.
A Islândia, país de menor população da Europa, é o que mais publica novos livros per capita no mundo, atrás do Reino Unido, segundo a associação internacional de editoras.Um em cada dez islandeses publica um livro ao longo da vida.
E os islandeses são grandes leitores. A ilha tem 83 bibliotecas e desde 2011 dedica um dia de setembro a estas instituições.
Leia a notícia completa clicando aqui.