A romantização da leitura
 



A romantização da leitura

por Evelyn Marengo

Quando lemos um livro, embarcamos em um novo universo, vivemos vidas diferentes e visitamos lugares desconhecidos. Nos últimos anos, as redes sociais têm desempenhado um papel crucial na revitalização do hábito da leitura entre jovens e adultos. Com a popularização de plataformas como Instagram, TikTok e YouTube, a leitura foi transformada em uma experiência "romântica" e compartilhável, atraindo um público mais amplo e diverso.

A romantização da leitura nas redes sociais pode ser vista nas imagens cuidadosamente compostas com pilhas de livros, xícaras de chá e luzes suaves, criando um ambiente acolhedor e inspirador. Essa representação idealizada da leitura desperta a curiosidade e o desejo de explorar novos mundos literários, incentivando mais pessoas a adotarem o hábito de ler.

A estética das capas literárias é um assunto muito comentado nesse universo, afinal se baseia em imagens e aparências. Uma capa desempenha um papel crucial na forma como os livros são percebidos pelo público, sendo bem projetada pode capturar a atenção do leitor em potencial, transmitir o tom ou o tema do livro e até influenciar a decisão de compra. No entanto, a aparência de uma capa também pode gerar preconceitos que impactam a maneira como o conteúdo do livro é percebido.

A escolha dos livros que lemos e a maneira como os exibimos em nossas estantes podem dizer muito sobre quem somos ou como desejamos ser percebidos. Em um mundo cada vez mais digital, onde reuniões virtuais se tornaram comuns, a presença de uma estante ao fundo pode servir como uma declaração silenciosa, mas poderosa, de identidade. Assim como escolhemos cuidadosamente nossas roupas para uma entrevista de emprego, a seleção dos livros exibidos em uma estante visível em reuniões online pode transmitir mensagens sutis sobre nossos interesses, valores e nível de conhecimento.

Outro fator para o aumento da leitura, seriam clubes do livro de celebridades, oferecendo aos fãs a oportunidade de explorar obras literárias recomendadas por seus ídolos. Esses clubes têm o poder de influenciar fomentando uma comunidade de leitores. Entre os mais famosos temos, Clube do Livro da Oprah, Hello Sunshine de Reese Witherspoon e o Clube do Livro de Emma Watson.

O aumento nas leituras recentemente é um fenômeno multifacetado que reflete mudanças tecnológicas, sociais e culturais. À medida que mais pessoas redescobrem o prazer da leitura, espera-se que este interesse continue a crescer, trazendo consigo uma série de benefícios pessoais e sociais. Todo este contexto criou comunidades de leitores online, incentivou a troca de opiniões e recomendações de livros. Movimentos como o "BookTok" impulsionaram a popularização de certos títulos, gerando um interesse renovado pela leitura.

 

Cadastre-se para receber dicas de escrita, aviso de concursos, artigos, etc publicados no portal EscritaCriativa.com.br