As etapas da jornada do consumidor
 



As etapas da jornada do consumidor

por Graziana Fraga Santos

O que postar nas redes sociais? Se essa √© a sua d√ļvida di√°ria, vou listar aqui algumas ideias que podem contribuir para a cria√ß√£o e compartilhamento de conte√ļdos nas suas redes sociais, pensando na jornada dos consumidores.

O primeiro passo √© criar um calend√°rio de publica√ß√Ķes, nele voc√™ vai listar as suas ideias de acordo com os seus objetivos nas redes sociais. √Č importante pensar em temas para tratar durante uma semana ou quinzena, al√©m de pensar em quais dias voc√™ vai compartilhar as postagens. Lembrando que voc√™ precisa ter uma frequ√™ncia e que isso n√£o significa que voc√™ ter√° que postar todos os dias, e sim que se voc√™ escolher publicar duas vezes por semana, nas ter√ßas e quintas, por exemplo, √© ideal que voc√™ mantenha essa frequ√™ncia.

Depois de criar o calend√°rio e pensar nos temas que vai abordar, voc√™ dever√° pensar nas editorias e conte√ļdos que voc√™ vai trabalhar para tratar dos temas de cada semana ou quinzena, focado em cada etapa da jornada do consumidor, segundo o m√©todo de Unbound Marketing, listadas abaixo:

Descoberta: √Č nesta etapa que o p√ļblico vai ter o primeiro contato com a sua marca. Este √© o momento de compartilhar conte√ļdos que estimulem o p√ļblico a se identificar com ela. √Č um bom momento para a√ß√Ķes com influenciadores digitais, por exemplo e conte√ļdos de v√≠deos (Reels) como tutoriais (ensinando ou mostrando o passo a passo com o seu produto), tend√™ncias (correntes nos stories, desafios no Tik Tok, memes do Twitter), diy (fa√ßa voc√™ mesmo). Lembrando que nesta etapa as pessoas ainda n√£o s√£o seguidores do seu perfil, este conte√ļdo deve ser criado pensando nisso, pois √© ele que vai levar ou n√£o as pessoas seguirem o seu perfil.

Considera√ß√£o: A etapa considera√ß√£o no Unbound Marketing posiciona a marca na mente da persona (p√ļblico-alvo). √Č o momento de encantar o p√ļblico at√© formar uma posi√ß√£o clara de como voc√™ pode ajud√°-lo. Essas editorias na frequ√™ncia mais alta ir√£o aumentar a lembran√ßa de marca e a intens√£o de compra. Para esta etapa voc√™ pode focar em compartilhar dicas, novidades, textos do blog, avalia√ß√Ķes e depoimentos de clientes. Nese momento o p√ļblico j√° √© seguidor da sua rede e passa a pesquisar mais sobre os seus servi√ßos, ele vai fazer uma pesquisa mais ampla, procurar no Google, encontrar o seu site, etc.

Convers√£o: A convers√£o no Unbound Marketing tem o objetivo de qualificar o lead e transform√°-lo em cliente. Editorias para mostrar o que voc√™ vende, quebrar obje√ß√Ķes de convers√£o e usar a prova social, que √© uma das formas mais eficientes para cumprir esse objetivo. Para esta etapa voc√™ pode compartilhar cases, depoimentos, informa√ß√Ķes sobre produto, lan√ßamentos. Este tipo de conte√ļdo voc√™ pode compartilhar no seu site, no Facebook, Instagram. Nesta etapa o p√ļblico j√° √© seguidor, j√° fez pesquisa sobre os produtos e a sua marca e j√° est√° com inten√ß√£o de realizar uma compra.

Experi√™ncia pr√≥pria: A etapa da experi√™ncia pr√≥pria no Unbound Marketing tem como objetivo elevar a experi√™ncia dos clientes atrav√©s das m√≠dias sociais e prepar√°-los para se tornarem promotores da marca. Aqui voc√™ pode compartilhar a cultura da marca, bastidores, estudos, conte√ļdos especiais para clientes em grupos no Facebook, ou WhatsApp, Stories fechados para a lista de clientes, etc., √© o momento de passar informa√ß√Ķes especiais para quem j√° √© cliente, distribuir cupom de desconto, compartilhar not√≠cia sobre lan√ßamento em primeira m√£o, etc.

Experi√™ncia compartilhada: A experi√™ncia compartilhada √© destino almejado na metodologia do Unbound Marketing. Editorias para estimular que o cliente compartilhe sua experi√™ncia para gerar o efeito de rede e obter resultados exponenciais. Nesta etapa voc√™ vai compartilhar as publica√ß√Ķes feitas pelos clientes, dicas de clientes, correntes, desafios. Voc√™ pode criar uma hashtag espec√≠fica para que os seus clientes utilizem na hora da publica√ß√£o. Esse compartilhamento pode ser feito nos stories ou feed das redes sociais. Aqui o p√ļblico j√° virou promotor da sua marca e vai compartilhar a sua experi√™ncia com os seus seguidores, ampliando assim a divulga√ß√£o da sua marca, alcan√ßando mais pessoas, de forma org√Ęnica, atrav√©s de indica√ß√£o do seu cliente.

Focar a sua cria√ß√£o de conte√ļdo pensando no seu p√ļblico-alvo √© fundamental, pois s√£o os clientes satisfeitos que criar√£o o conte√ļdo necess√°rio para estimular novas pessoas a conhecerem os seus produtos e servi√ßos, voc√™ ter√° uma divulga√ß√£o org√Ęnica.

√Äs vezes pode parecer mais f√°cil criar um planejamento assim para uma grande marca, que tem v√°rios produtos. Confirmo que √© poss√≠vel planejar a divulga√ß√£o de qualquer produto, pensando na jornada do consumidor, seja ele um livro, um curso, uma assessoria ou qualquer outro servi√ßo ou produto. Para te ajudar a pensar nas suas estrat√©gias sugiro que voc√™ pense na sua jornada como consumidor: O que voc√™ busca? Quais canais acessa (Google, redes sociais)? O que voc√™ pesquisa? O que leva voc√™ a tomar a decis√£o de compra? Descreva o passo a passo da sua jornada no papel, certamente voc√™ ter√° muitas ideias de conte√ļdos a partir disso, para divulgar o seu produto ou servi√ßo.

Por fim, vale dizer que o Unbound Marketing é uma estratégia de marketing digital baseada em um framework criado pelo Rafael Kiso, fundador e CMO da mLabs. Para saber mais, acesse www.unboundmarketing.com.br

 

 

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