A importância da poesia na formação do leitor
 



A importância da poesia na formação do leitor

por Suely Braga

A poesia tem uma importância fundamental para a formação crítico-reflexiva do leitor. Ela possibilita ao homem o encontro com a cultura humanística como espaço de revelação e reconhecimento do prazer, da fantasia e da realidade circundante, além de propiciar-lhe ampla crítica dos valores vigentes na sociedade. Viver a poesia é viver o mundo. É se comunicar por meio dos sentidos com os acontecimentos que se passam ao nosso redor. Viver o estado poético numa época de tanta fragmentação é uma luta constante contra todo o processo de mecanização e coisificação que destrói o ser humano. A poesia enquanto gênero é uma arte. Portanto, a escola enquanto instituição social tem obrigação ética e político-social de utilizar a poesia nas suas vertentes textuais por ser um gênero que possibilita ao aluno um encontro consigo mesmo e com os outros.

A modernidade tecnológica do saber imediato e produtivo, para atender ao mercado de consumo no capitalismo, tem afastado das práticas escolares a experiência poética vivenciada pela construção de poemas e declamações. A poesia é um meio privilegiado para despertar o amor pela língua materna. A rima, o ritmo e a sonoridade permitem a descoberta da linguagem escrita. Um poema permite que se lancem múltiplas leituras sobre ele, pois não é um texto de compreensão e significação estanques, únicas. No texto poético a leitura transcende a realidade. Cada indivíduo se reconhece no texto lido. Nos espaços privilegiados, que são a escola e a sala de aula, é preciso estar atento para outro fator: a escolha de livros de poesia. Ao escolher um livro para apresentar aos alunos, é preciso pensar na qualidade da obra. O estudante deve aprender poesia para melhorar sua relação com a literatura e sua compreensão dos textos.

Muitos professores acreditam que a poesia não é matéria importante para a formação dos alunos e, por isso, acham desnecessário trabalhar com ela nas salas de aula. Porém, é essencial que os professores não deixem de lado este tipo de literatura. A poesia é uma das melhores maneiras dos adolescentes exporem seus sentimentos, suas emoções.

Ao ler uma poesia em voz alta na sala de aula, o professor desenvolve o sentimento de comunidade e bem-estar entre os alunos.


A IMPORTÂNCIA DA POESIA NA INFÂNCIA

O contato com a poesia pode acontecer de diversas formas na vida da criança. Elas estão presentes nas canções, brincadeiras, cantigas de roda, livros e histórias. A leitura de poesias carrega consigo um conhecimento de mundo por meio de uma leitura ritmada e prazerosa. Ela desperta as fantasias do mundo infantil. Lendo, a criança vai recriar o mundo por meio da imaginação. Muitas vezes a criança já chega na escola com um riquíssimo repertório de linguagem poética.

A poesia para crianças deve ser leve, prazerosa, divertida e deve abordar assuntos que agreguem a formação da pessoa, como a importância da observação e dos relacionamentos interpessoais. Para isso, a leitura precisa promover familiaridade com o cotidiano da família, com os amigos, a escola, natureza e obra do Criador, de uma maneira que permita à criança entender o significado da poesia e isso agregue valor à sua vida. A poesia tem o poder de dar possibilidade de a criança de expressar e compreender algum momento que esteja passando.

Na criança, a poesia pode ser a centelha que deflagrará o encantamento, a inspiração, a fantástica capacidade de surpreender-se, de maravilhar-se.

 

 

Comentários:

Está tão bem colocado o valor da por

sia, que li duas vezes.

Parabéns, Sueli.

Mara Theresinha Gonçalves Mattos, Florianópolis/SC 03/09/2020 - 08:10

Envie seu comentário

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação:
Repita os caracteres "292312" no campo.
  

 

Voltar