A Edição 2024 da Pesquisa Retratos da Leitura, reconhecida como a mais abrangente e detalhada análise sobre os hábitos de leitura dos brasileiros, revelou que, nos últimos quatro anos, o número de leitores no país diminuiu em 6,7 milhões, o que equivale a 53% dos brasileiros. Pela primeira vez na história da pesquisa, a proporção de não-leitores é maior do que a de leitores na população brasileira.
43% da população, com 5 anos ou mais, apontam ter lido livros por vontade própria ultimamente. Sendo eles inteiros ou em partes e de qualquer gênero. Foram entrevistados 5.504 brasileiros em 208 municípios. A coleta de dados foi realizada pelo Ipec, por meio de entrevistas pessoais entre 30 de abril e 31 de julho de 2024.
A pesquisa revela que indivíduos que cultivam o hábito da leitura tendem a diversificar mais as atividades durante o seu tempo livre, mesmo que essas atividades não estejam diretamente ligadas à leitura. Em média, os leitores relataram participar de 7,6 tipos diferentes de entretenimento, que variam desde o uso da internet até visitas a bares e restaurantes, além de participação em eventos culturais. Por outro lado, aqueles que não leem regularmente indicaram uma média de 5,3 atividades. Entre essas, assistir TV foi a única atividade em que os não-leitores apresentaram um percentual superior em comparação aos leitores.
Clique aqui para ler a notícia na íntegra