Para escrever um projeto literário, os escritores precisam de comprometimento e tempo disponível. O método Pomodoro é ideal para quem está buscando uma técnica para melhorar a produtividade e iniciar a escrita da próxima história.
Como objetivo de aperfeiçoar o processo de estudo e evitar a procrastinação, foi desenvolvido pelo italiano Franceso Cirillo, na década de 80. A prática de gestão do tempo consiste em alternar os tempos de execução das tarefas com pausas para descanso. O ciclo ideal é dividido em quatro momentos de tarefas, com duração de 25 minutos cada, e três intervalos de 30 minutos para descanso. Com o passar do tempo, os praticantes percebem alguns benefícios da prática, entre eles a definição do tempo que se leva para realizar uma tarefa e o reconhecimento das principais distrações durante o trabalho.
Um fato curioso é o nome escolhido para nomear o método. Pomodoro é a tradução de tomate em italiano. Francesco, o criador do método, utilizava um cronômetro no formato do fruto durante o primeiro teste. Após o sucesso, resolveu nomeá-lo dessa forma como uma homenagem.
Os passos do Pomodoro para escritores
O Pomodoro é dividido em cinco passos simples que podem ser aplicados em diversas tarefas ou atividades. Na escrita criativa, incentiva o ato de escrever e ajuda com os bloqueios criativos. Confira abaixo a explicação de cada etapa:
Passo 1: defina a tarefa que deve ser realizada. Pode ser escrever, ler ou revisar um texto/livro.
Passo 2: programe o Timer para despertar após 25 minutos, esse será o tempo que você irá se dedicar à atividade escolhida. Pode usar o aplicativo do Pomodoro para celular ou o próprio relógio.
Passo 3: trabalhe no seu objetivo até o fim do tempo programado.
Passo 4: após concluir, descanse a sua mente e o corpo por cinco minutos. Faça uma refeição, um exercício físico ou assista a uma série, mas faça algo diferente de escrever para distrair seus pensamentos. Se preferir, pode cronometrar os períodos de pausa.
Passo 5: repita todo o processo por mais quatro vezes. Se gostar da técnica e desejar repetir um novo ciclo, faça uma pausa de 15 a 30 minutos. Opte por beber uma água, fazer uma refeição ou assistir a uma série. O importante é realizar algo diferente do que você se comprometeu a fazer para relaxar a mente.
Os benefícios do método para a escrita criativa
Quando aplicada à escrita criativa, a técnica ajuda no foco e evita a procrastinação. Como o seu cérebro já sabe que irá pausar em algum momento, você estará mais atento à história que está construindo, e mais disposto após o descanso. Também auxilia a avaliar o próprio desempenho. Ao final de cada ciclo, será possível ver quantas palavras ou páginas foram escritas e, assim, definir metas claras e mensuráveis para o desenvolvimento da sua produção.
A organização de um espaço adequado para a prática também é algo benéfico. Antes de iniciar, pense em qual espaço da sua casa é mais aconchegante e silencioso. Ao se organizar, irá separar apenas o que é necessário, como papel, caneta, notebook e carregador.
Escolher o horário que irá realizar a atividade também é importante. Se você mora com alguém, avise que irá precisar de silêncio e peça para não ser interrompido, seja com ligações ou pelo som alto da televisão ou do rádio.
E para concluir, sempre avalie se o método ou técnica escolhidos fazem sentido para a sua rotina de criação. O método Pomodoro é útil para muitas pessoas que estão motivadas e querem enfrentar os obstáculos da dificuldade em escrever. Mas também pode ser uma técnica que gere ansiedade por causa do cronômetro.
A principal dica para ajudar na sua produtividade é experimentar diferentes atividades para melhorar a sua escrita criativa. Esteja sempre atento ao seu próprio estilo, às suas necessidades e aos seus limites.