Segundo o artigo "Os Fatores de Transformação do Mercado Editorial Brasileiro" do Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL), podemos concluir que as editoras estão ativamente tentando recuperar o preço e valor dos livros. Os números da Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro de 2023, mostram essa tentativa, assim como o aumento da procura de estratégias para mudar a percepção dos seus consumidores.
O artigo aponta que o setor editorial sofre com as vendas desde 2015, mas que após pandemia, diversas livrarias e editoras foram fechadas, fazendo ainda mais uma afunilação do mercado editorial. Grande parte dos leitores optam por comprar as obras por sites online, marcando 51% das vendas sendo em locais como a Amazon. Atualmente o preço está subindo cada vez mais, "O aumento do preço médio do livro nos últimos anos é uma das estratégias adotadas para mitigar as perdas. No entanto, é importante destacar que, apesar dos reajustes nominais, o preço médio real continua muito abaixo daquele registrado no início da série. Assim, essa estratégia reflete uma tentativa de recuperar o preço, e não um aumento efetivo do valor do livro", aponta a pesquisa.
Clique aqui para ler a notícia na íntegra