Depois de passar os últimos meses colado na tela do computador escrevendo, revisando e editando seu livro, o tão esperado momento de soltá-lo no mundo se aproxima. Nessa hora, você se pergunta: qual o melhor lugar e como fazer o lançamento do livro?
Apesar de ser uma decisão pessoal e intransferível, aqui vão algumas dicas para transformar o dia do lançamento em algo mágico para você e para os seus leitores.
1. "Conhece-te a ti mesmo"
Escolha um ambiente onde você se sinta confortável. Desde o tipo de música (se é que vai haver alguma), até a cadeira da mesa de autógrafos devem ser "a sua cara". O restaurante do seu primo pode ser uma opção em conta, não fosse uma churrascaria e o fato de você ser vegano. Tenha como base as suas preferências.
2. "Não basta acertar o alvo, tem que atingir o objetivo"
Da mesma forma que você, seus leitores também querem ser acolhidos nesse dia especial. Escolha um ambiente que gere afinidade com o público-alvo. Se as potenciais compradoras são mulheres vanguardistas, lançar no salão da igreja pode não ser uma boa. Ou não! Vai que o objetivo é divulgar o livro dentro dessa comunidade? O essencial é saber exatamente quais os efeitos que você quer causar no seu público.
3. "Filho cria asas e quer voar"
Uma vez publicado, o livro passa a pertencer também aos leitores. Crie uma experiência em que isso fique marcado no seu público. Se a história do livro se passa nos anos 70, que tal decorar o espaço com objetos que remetam a essa época? Lembre-se que o livro é a personagem principal do dia, é ele quem deve ficar em evidência.
4. "Mostre, não diga"
Aproveite o lançamento para brincar com seu público. Use uma roupa que remeta a um momento especial da história, enfeite a mesa de autógrafos com a flor preferida da personagem, seja criativo. Além de divertida, essa interação sutil criará vínculos entre você, o livro e os leitores.
5. "A memória é mais indelével do que a tinta"
Tenha alguém para tirar fotos no dia. Pode ser uma fotógrafa profissional ou um amigo sagaz. O que importa é registrar o momento. Faça com que o dia do lançamento ecoe em publicações posteriores. Para tanto, projete um lugar para as fotos: pense no plano de fundo, na luminosidade e na sua postura. Tudo é importante e você vai adorar reviver esse dia.
6. "Se jogue na sua rede de apoio"
No dia do lançamento, seu foco está em interagir com os leitores, tudo o mais que puder ser delegado, delegue. Tenha alguém para recepcionar e acomodar os convidados, outra pessoa para realizar a venda dos livros e, se possível, uma boa alma para te lembrar de tomar água ou apagar qualquer foco de incêndio que possa atrapalhar seu dia. Estabeleça sua rede de apoio, assim você se sentirá mais seguro e poderá curtir como merece esse momento.
Mas é claro, pode acontecer de você não ter tempo ou disposição para organizar a própria "festa". Tudo bem, existem outras opções de lançamento como feiras literárias, eventos coletivos com outros autores ou um singelo lançamento virtual. De novo, faça o mais parecido com você, algo que transforme esse dia em um momento tão especial a ponto de querer repeti-lo mais vezes.