Brevíssima Alice
 



Contos

Brevíssima Alice

Tatiana Freitas


Em sete horas, ela atingiu a morfologia de dezoito anos. No laboratório de germinação humana, a jovem se encontrava sentada na banqueta de metal, ainda de olhos fechados. Apesar de estar nua, os longos cabelos úmidos cobriam-lhe quase todo o corpo, grudados à camada de gel transparente que a envolvia inteira.

Uma nota musical, longa e grave, a fez abrir os olhos. Suas pupilas se retraíram no meio da íris esverdeada.

Então uma voz feminina e imaterial tomou conta do ambiente:

- Iniciar processo de atualização da unidade 800.008. Em três, dois, um...

O fio de luz violeta invadiu a órbita ocular esquerda e as pupilas da jovem se dilataram.

A Inteligência Artificial conectou-se ao nervo óptico, atravessou a cadeia neural para levar informações até o bio-chip implantado no cérebro.

Agora a recém-nascida sabia que era humana.

Detinha o histórico de sua linhagem. Pessoas criadas em hiper-úteros artificiais, cujo crescimento acelerado era programado de acordo com as metas de produtividade e eficiência da Nova Sociedade. Conhecia cada detalhe do trabalho que realizaria. Sua vida a partir de agora teria o curso denominado "natural" e a passagem de tempo se estabilizaria. Isso, claro, até ser tornar desnecessária e ser chamada de volta ao estado inerte.

- Bom dia, Alice 800.008.

- Bom dia, IA Semeadora.

- Você está pronta, querida. Arrume-se e vá ao Complexo Interativo para o início de suas funções.

Alice foi até a sala ao lado. Era o vestiário. Dirigiu-se ao primeiro chuveiro da série quase interminável. A água quente livrou-a da substância gosmenta. Ao secar-se observou uma fileira central, onde centenas de roupas azuis achavam-se penduradas em cabides. Todas iguais, com os respectivos sapatos abaixo delas, no chão. Vestiu um macacão e calçou os pés.

Junto à parede, do lado oposto aos chuveiros, estava o espelho. Ele percorria a dimensão da longa bancada. Notou os objetos de asseio pessoal, todos organizados em caixas de acrílico.

Penteou os cabelos, pegou a tesoura e cortou-os até a altura do queixo.

Nesse momento veio o flash.

Havia outra mulher dentro do espelho. Parecida com ela mesma, porém mais velha. E tinha a barriga entumecida.

Alice piscou os olhos, entretanto as imagens continuaram.

Agora a mulher estava recostada, de pernas flexionadas e abertas, gemendo de dor. Do meio das pernas da mulher, um bebê escorregava para fora. Ela o pegava nos braços, ria e chorava ao mesmo tempo. Era menina.

A mente recém-acordada da moça fervilhou.

Na visão, a mulher cuidava a bebê. Alimentava-a com leite de seus seios. A pequenina crescia, se tornava criança, aprendia a andar e a falar. Era protegida. Através de erros e acertos, se transformava em mulher adulta.

Alice entendeu ser o processo lento, ele tomaria anos e não horas, mas considerou isso estranhamente confortante. Julgou que as imperfeições realçavam a realidade da experiência. E compreendeu ser aquilo apenas um exemplo de história, pois tudo poderia abrigar nuances.

A IA Semeadora interrompeu seus pensamentos.

- Tudo bem, Alice? Suas sinapses estão intensas essa manhã.

- Sim. Acho que eu estava sonhando com minha mãe - revelou sorrindo.

A voz imaterial silenciou enquanto avaliava a resposta.

- Unidade 800.008 apresenta dismorfia neuropsíquica. Registrar suspeita de outro caso de obsolescência programada por agentes subversivos. Denunciar evento à Corregedoria para investigação. Rejeitar objeto.

Soou novamente a nota musical, mas desta vez foi breve e aguda. Em segundos, um nano circuito do bio-chip cerebral entrou em colapso. A jovem caiu ao chão, desligada como uma boneca.

Tatiana Freitas, gaúcha que vive em Florianópolis, já foi professora, modelo e manequim profissional, e ilustradora. Graduou-se em ciências jurídicas e sociais, tornando-se especialista em direito penal e processual penal, tendo atuado como assessora jurídica. Além de advogada e escritora, também é mãe (de gente e de pet), esposa, filha, irmã e outras tantas. Uma constante? Sua paixão por ler, escrever, desenhar e viajar. Atualmente sua prioridade é a produção de literatura ficcional. Participa do Curso Online de Formação de Escritores

 

Cadastre-se para receber dicas de escrita, aviso de concursos, artigos, etc publicados no portal EscritaCriativa.com.br