De maneira simplificada, pode-se dizer que a Escrita é a utilização de sinais para exprimir ideias e a Criatividade é a produção de eventos incomuns e úteis para si ou para o meio. Juntas, transformam-se em Arte e, como toda atividade artística, é passível de ser aprendida.
Por certo, as condições para o desenvolvimento da Escrita Criativa dependem do meio em que o aprendiz está inserido, a dedicação e perseverança para os estudos, bem como a facilidade ou limitação pessoal para dominar o conteúdo. Ou seja, Escrita Criativa é para todos, mas não para qualquer um.
O percurso para dominar a técnica passa por horas pregado a cadeira em cursos, oficinas, leituras, exercícios, exposição e, claro, escrita. Alguns autores, que já amaciaram suas almofadas, presentearam aspirantes a escritores com livros sobre o processo de aprendizado. Dentre esses, selecionamos 10 obras para deixar sua jornada mais confortável:
1. Como se encontrar na escrita - Ana Holanda
Através do que Holanda conceitua de Escrita Afetuosa, a autora conduz os leitores a encontrarem o próprio estilo e pô-lo no papel sem medo do resultado.
2. Palavra por palavra - Anne Lamott
Com ironia e sensibilidade, Lamott expõe suas próprias dificuldades na hora da escrita e propõe exercícios para superá-las.
3. Para ler como um escritor - Francine Prose
Ser um bom escritor pressupõe ser um bom leitor, nessa obra, Prose mostra técnicas para aprimorar a leitura.
4. A arte da ficção - John Gardner
A partir de trechos de obras primas e lançando mão de suas habilidades como professor de literatura e escritor, Gardner mostra os diversos aspectos do fazer literário.
5. Escrever ficção: Um manual de criação literária - Luiz Antônio de Assis Brasil
Criador da mais antiga e consolidada Oficina de Escrita Criativa no Brasil, o Pós-doutor em letras escrutina as técnicas literárias para desenvolver escritores.
6. Escrita Criativa para Iniciantes - Marcelo Spalding
Além de explorar as técnicas para desenvolver a Escrita Criativa, Spalding mostra os caminhos que os escritores devem percorrer para publicar sua obra.
7. Cartas a um jovem escritor - Mario Vargas Llosa
Ao longo de doze cartas, Llosa conceitua, exemplifica e aconselha a como arquitetar um romance.
8. Escrita em movimento - Noemi Jaffe
Além da própria experiência como ministrante de Oficinas literárias, Jaffe faz uso de entrevistas com outros autores para que o leitor encontre sua originalidade.
9. Escrevendo com a alma - Natalie Goldberg
O livro de Goldberg é para aqueles que desejam encontrar sua própria voz e confiar em si mesmos.
10. Sobre a Escrita - Stephen King
A partir da própria vivência, King apresenta ferramentas criativas para construir personagens e desenvolver tramas.