Plot twist é a técnica de inserir uma reviravolta inesperada no enredo. Usada nas mais variadas obras narrativas, tem por objetivo impactar o leitor / espectador com algo surpreendente. Geralmente revelado ao final da história, é diferente do Turning Point, momento em que algo acontece e altera o rumo da narrativa, mas sem precisar ser surpreendente. Por exemplo, uma pessoa acamada que vem a falecer não gera necessariamente um plot twist, mas pode ser um ponto de virada para a médica que não conseguiu salvá-la. Seria um plot twist se, antes de morrer, a paciente revela que ela é a assassina do filho da médica.
Para compreender o que é plot twist, o filme "Sexto sentido" é um ótimo exemplo para os nascidos antes da conquista do tetra brasileiro na Copa; para os que já nasceram Penta, a personagem Snape na saga Harry Potter elucida bem o termo.
Há uma distância entre saber um conceito e conseguir aplicá-lo no texto. No intuito de diminuir essa lacuna, criamos a lista abaixo com cinco dicas para criação de um bom plot twist.
1. Planejamento
Defina todos os acontecimentos da narrativa antes de começar a escrever. Só é possível esconder o que já existe. O autor deve estar consciente do momento em que fará a revelação para o leitor e de como ela será feita, para tanto é preciso se organizar e "amarrar todas as pontas". Um fio mal costurado na história fragiliza a relação de confiança escritor-leitor e pode enfraquecer sua narrativa.
Os roteiristas de Sexto Sentido sabiam de antemão quem era o morto com o qual o menino Cole Sear conversava. Bem como J.K. Rowling conhecia o papel que Snape desempenharia no desfecho da saga.
2. Uso das "Sete Circunstâncias"
Aristóteles, em seus estudos de retórica, indica que para a descrever de maneira fidedigna um evento é preciso identificar as Sete Circunstâncias que o envolvem. Ou seja, é necessário saber: o que (ação), quem (agente), como (modo), onde (lugar), por que (motivo), quando (tempo), por que meios (ferramentas). Nem todos esses elementos precisam ser explicitados na narrativa, mas o escritor deve conhecê-los para selecionar um (no máximo dois) para revelar e surpreender o leitor.
Em Sexto Sentido, o elemento principal do plot twist é o "quem" (agente) - fantasma com o qual o garoto conversa. Em Harry Potter, é o "por que" (motivo) - a razão pela qual Snape age da maneira como age.
3. Criatividade
O escritor deve inovar, criar resoluções que surpreendam o leitor. Se o conflito é clichê, uma possibilidade é inovar na maneira de contar a história. Casais que se amam, mas por um motivo ou outro não podem ficar juntos, não é novidade. Nem por isso essas histórias deixaram ou deixarão de ser contadas. O conflito pode ser clichê, a solução jamais.
Quem imaginaria que o morto com o qual o menino conversa está bem diante dos nossos olhos em praticamente todas as cenas do filme? E, no caso de Harry Potter, o clichê do triângulo amoroso só nos é revelado no último livro.
4. Conheça seu público-alvo
O jogo de palavras deve estar de acordo com o leitor. O repertório de previsibilidade de um adulto tende a ser maior do que de uma criança, assim como o poder de fantasiar de uma criança tende a ser maior do que um adulto. Use isso a seu favor. Uma piada para adultos é totalmente diferente de uma piada universal.
Sexto Sentido é dirigido para um público de 12 anos ou mais, não só pela temática, mas pela forma como é abordado e, possivelmente, compreendida. No caso de Snape, grande parte dos leitores adultos "sentem" que há algo de errado (não contado) na história do Snape.
5. Tenha um leitor crítico
O que está na cabeça do escritor, nem sempre é o mesmo que vai para o papel. Coloque seu texto a prova. Um leitor crítico (adequado ao seu público-alvo) irá te ajudar a perceber se o plot twist funcionou ou não. Lembre-se que essa técnica tem por objetivo causar uma surpresa, se o leitor é capaz de prever nas primeiras linhas o que irá acontecer ou se ele termina o texto sem entender o que de fato ocorreu, sua reviravolta foi falha.
Tanto o filme, quanto os livros passaram por uma série de profissionais até que estivessem disponíveis para o público. Leitores iniciantes não contam com todo esse aparato, nem por isso devem deixar de tê-lo nas condições que puderem. Convoque seus amigos, de preferência os mais honestos.