É possível divulgar seus livros no YouTube? Entenda mais sobre os booktubers
Escrita Criativa
Com o crescimento das redes sociais, o mercado literário encontrou seu espaço nas plataformas. Apesar do estigma de que o hábito da leitura não é mais presente nas novas gerações, os livros ainda rendem bons conteúdos na internet. Além disso, uma pesquisa realizada pelo Painel do Varejo de Livros no Brasil, divulgada em março deste ano, revelou que a busca por livros físicos aumentou em 30% após a pandemia. Um bom exemplo disso, é o canal no YouTube da influenciadora digital Bel Rodrigues, que conta com quase um milhão de inscritos e é o maior canal sobre literatura na plataforma.
Pensando em como o mercado literário está evoluindo com a internet, Marcelo Spalding conversou com as convidadas booktubers Cláudia Sepé e Isabela Zampiron em live no canal Formação de Escritores. Durante a transmissão ao vivo, os três conversaram sobre livros e YouTube e como esses dois assuntos, que parece não ter nada em comum, podem se cruzar e ajudar os autores a divulgarem suas obras.
Os booktubers são os produtores de conteúdo do YouTube voltados para a área literária. Sendo assim, alguns autores utilizam essa plataforma para divulgar seus próprios trabalhos ou combinam parcerias com os booktubers. Usando uma linguagem acessível, esses criadores de conteúdo dão suas opiniões sobre as leituras que realizaram e incentivam seus seguidores. Além disso, pelo fato do YouTube não ter um limite de minutagem em seus vídeos, com exceção dos Shorts, acaba por permitir maior liberdade para a criação de conteúdo.
No entanto, não é só ao YouTube que esses criadores de conteúdo se limitam. Nas diversas redes sociais, o nicho da literatura está com bastante força, especialmente após a Bienal do Livro do Rio de Janeiro. No TikTok, vários influenciadores digitais aproveitaram de suas parcerias com editoras para presentearem seguidores com livros, incentivando ainda mais a leitura.
Cláudia Sepé, que é autora e posta vídeos na plataforma há cinco anos, diz que prefere utilizar seu canal para falar sobre livros de outros escritores, com foco em leituras infantojuvenis. Ela ainda comentou que responde todos os comentários no YouTube, por considerar isso de extrema importância. Cláudia já publicou oito livro, entre eles "Borracha", obra que mencionou na transmissão por ter uma narrativa fora do comum.
Na live, os três falaram sobre a divulgação de livros tanto no YouTube como em outras plataformas. Segundo Isabela, os vídeos que melhor engajam nas redes sociais são aqueles que criticam a obra, mas que se deve fazer isso de maneira respeitosa e indicando o lado positivo também. Com isso, ela ainda afirma que os comentários negativos não devem impedir que a pessoa deixe de postar seus vídeos na internet, o que Marcelo complementou lembrando que o algoritmo não percebe que o comentário é negativo, ajudando no engajamento.