Cronista, ensaísta, poeta e contista, Marina Colasanti é a vencedora do Prêmio Machado de Assis de 2023. Anunciada pela Academia Brasileira de Letras (ABL), Marina é a primeira mulher a vencer em 20 anos.
Nascida na Eritréia, região norte da África, Colasanti estudou na Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro. Ela se diz emocionada ao vencer o prêmio e que não esperava que isso acontecesse. Merval Pereira, presidente da ABL, comentou que o prêmio foi decidido pelo conjunto de obras da escritora.
Marina também foi redatora, cronista, colunista, ilustradora e subeditora, tendo escrito para o Jornal do Brasil. Além disso, já trabalhou na TV como entrevistadora e apresentadora. Assina como tradutora importantes obras da literatura universal, como `As aventuras de Pinóquio`, `A pequena Alice no país das maravilhas` e `Imagine`, de John Lennon.
A entrega será no dia 21 de julho. Marina Colasanti receberá R$100 mil, um diploma e um troféu. O Prêmio Machado de Assis é o mais antigo e um dos mais importantes do Brasil. Foi criado em 1941, premiando 76 escritores desde então.
Clique aqui para ler a notícia na íntegra