Divulgada nesta quinta-feira (15), a série histórica da Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro aponta que o setor editorial brasileiro teve uma queda de 40% no faturamento real nas vendas ao mercado desde o início da série, em 2006, e uma queda de 3% foi averiguada no faturamento de 2022 quando comparado ao de 2021. No entanto, a Pesquisa Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro, que registra desde 2019, apontou um crescimento real de 95% em quatro anos.
O presidente do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), Dante Cid, afirmou que esperava um cenário econômico mais favorável este ano. Já para a presidente da CBL (Câmara Brasileira do Livro), Sevani Matos, a pesquisa demonstra a retração do mercado editorial nos últimos 17 anos, consequência da queda de leitores no país.
Com relação aos subsetores, os livros didáticos ainda seguem em patamar baixo, apesar do primeiro crescimento real em sete anos. Já o subsetor de Obras Gerais teve desempenho empatado com a inflação em 2022, próximo de zero, semelhante ao de 2015. O subsetor Religioso segue com desempenho semelhante ao de 2018, enquanto o CTP teve o pior desempenho no ano anterior. Alcançando o patamar mais baixo em 17 anos, esse subsetor se encontra em crise econômica.
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