A Associação Portugal-Brasil 200 anos irá marcar o Dia Mundial da Língua Portuguesa (5 de maio) com o lançamento de um projeto. O Cidadania da Língua tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o idioma e celebrar o português como um território compartilhado entre os países falantes da língua.
Para isso, celebridades foram convidadas a falarem por meio de um vídeo sobre sua visão da cidadania da língua. Entre elas estão Mia Couto, Ruy Castro, Afonso Borges e Maria Inês Almeida.
O projeto será primeiro apresentado nesta sexta-feira no Brasil, durante o Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, em Minas Gerais, partindo para Portugal em seguida, na Feira do Livro de Coimbra, ao final de junho. No entanto, em outubro, o Cidadania da Língua ganhará sede própria na cidade portuguesa com o intuito de "estudar, pensar, pesquisar as novas vizinhanças, as periferias que chegam ao centro, novos atos culturais, novas maneiras de entender o mundo". O Cidadania da Língua foi idealizado por Samantha Buglione juntamente da curadoria André Augustus Dias e dos produtores Carlos Moura Carvalho e José Manuel Diogo.
Clique aqui para ler a notícia na íntegra