Conheça Sérgio Fragoso, escritor com mais de 50 mil seguidores no TikTok
 



Dicas

Conheça Sérgio Fragoso, escritor com mais de 50 mil seguidores no TikTok

Isabela Zampiron


O TikTok é uma importante ferramenta de divulgação para diversos escritores. Para entender melhor, conversamos com Sérgio Fragoso, autor com mais de 50 mil seguidores na plataforma.

Sérgio aproveitou que diversos jovens estavam migrando para essa rede social e fez o mesmo movimento. O escritor se tornou um fenômeno no TikTok. Ele utiliza a plataforma para divulgar seus livros e faz lives toda semana com o mesmo intuito.

O escritor publicou diversos livros pela Amazon, sendo a maioria de suspense. No TikTok, suas obras "Mutiladas" e "O Colecionador" fizeram grande sucesso com o público jovem. Em 2022, ele participou da Bienal de São Paulo, local onde encontrou vários de seus leitores.




Antes do TikTok, você estava em alguma outra rede social? O que o fez começar a produzir conteúdo para internet?

Eu tinha Facebook e Instagram antes mesmo de ser escritor, mas quando publiquei o primeiro livro de maneira independente comecei a usar meus perfis para divulgar, também criei uma página no Facebook. Nunca tive muito alcance nessas redes, mas em 2021 comecei a postar alguns vídeos no TikTok, mais por curiosidade, não esperava que fosse ter essa repercussão, em poucos meses eu já tinha mais de 40k de seguidores. Eu também tinha Twitter e nem usava, mas alguém falou de mim lá e comecei a ganhar muitos seguidores e passei a usar o meu perfil como escritor e hoje tenho milhares de seguidores lá. Essas são as duas redes sociais que mais me deram retorno, mas ainda uso o Instagram para divulgar.

Agora vamos falar da sua obra. Como o Detetive Scott surgiu? Quais foram as inspirações para criar o personagem?

Na época eu escrevia romance, histórias de amor e em 2018 decidi escrever suspense, pensei em criar um detetive diferente de todos os que eu já conhecia, um homem casado, fiel e comprometido com o trabalho, a ponto de ser considerado o melhor da cidade. Posso dizer que Scott tem um pouco de mim, de minha personalidade.

No TikTok, muitas pessoas se interessaram pelo livro "Mutiladas" e ficaram surpresas quando foi revelado o passado do antagonista. Como você faz para humanizar, de certa forma, os vilões?

É difícil escrever certas cenas, coisas que nunca fiz e nunca farei na prática. Eu tento imaginar o que se passa pela mente de um criminoso quando ele está praticando um crime, um abuso, sei que geralmente eles não têm sentimentos, não sentem pena ou dó de suas vítimas. Mesmo assim, muitos passaram por coisas na infância que acabaram os levando a se tornarem o que são. No passado, um psicopata também foi um bebê fofinho, os traumas, abusos e outras coisas ruins fizeram com que se transformasse. Mostrar o que aconteceu no passado pode levar o leitor a ter um pouco de pena do assassino, mas não a ponto de perdoá-lo.

Vários livros se passam no universo do Detetive Scott e têm ele como o protagonista. Há alguma nova história sobre ele em planejamento?

Na verdade, eu tenho um total de 6 histórias com o detetive Scott, das quais duas ainda sem publicar, acredito que uma delas sairá ainda esse ano.

Qual seu processo criativo?

Para buscar inspiração eu leio autores famosos de suspense, sou fã de Harlan Coben, mas já li muitos autores. Também assisto séries e filmes do gênero, sempre que possível. As ideias geralmente surgem, sento e escrevo, até hoje só escrevi um livro (ainda não publicado) inspirado em uma história real. Quando estou trabalhando em um novo livro eu geralmente escrevo um pouco a cada dia, geralmente durante as noites quando estou em casa.

Qual dica você daria para escritores iniciantes?

Leia muito, principalmente o gênero que pretende escrever livros, isso com certeza vai ajudar não apenas no entendimento da estrutura das histórias, mas também a conhecer novas palavras, deixar seu vocabulário mais rico. No mais é preciso ter muita dedicação, não fácil, geralmente você passa horas na frente do computador, meses até terminar um livro que o leitor vai ler em dias ou apenas em algumas horas.

E em relação à divulgação, quais seriam suas sugestões?

É preciso mostrar a cara, impossível fazer os leitores te conhecerem sem aparecer na internet e isso também dá muito trabalho. Tente descobrir qual é a rede social que melhor se encaixa no seu perfil, crie conteúdo e poste regularmente, interaja com os leitores, responda comentários, participe de eventos sempre que possível. Eu tinha muita vergonha de fazer vídeos e isso me atrapalhou bastante, desde que comecei a fazer vídeos e mostrar a cara o meu público aumentou muito e consequentemente as vendas.

História do TikTok

O TikTok, anteriormente conhecido como Musical.ly, foi comprado em 2016 por uma empresa chinesa. Foi só dois anos depois que o aplicativo chegou ao Brasil e se popularizou durante o período da pandemia com a proposta de vídeos curtos na vertical, um padrão diferente do que se tinha até então.

Não demorou para que uma comunidade literária fosse criada na rede social - o Booktok. Com milhões de indicações de livros, resenhas e conteúdo, o Booktok foi responsável por emplacar diversos livros em listas de mais vendidos.

 

Cadastre-se para receber dicas de escrita, aviso de concursos, artigos, etc publicados no portal EscritaCriativa.com.br