A vida é feita de encontros e desencontros. No livro de estreia, Luiz Otavio Matta reúne contos escritos durante a pandemia para celebrar seu encontro definitivo com a literatura. O lançamento está marcado para 04 de novembro, às 19 horas, na Livraria da Travessa em Icaraí, Niterói (Rua Tavares de Macedo, 240, Icaraí, Niterói)
Luiz Otavio Matta é Defensor Público e professor de Direito na UCAM Niterói. Formado em Direito pela UFRJ e Mestre em Direito da Cidade pela UERJ. Fez o Curso de Formação de Escritores da Editora Metamorfose. Atualmente, participa da Oficina de Escrita Criativa Bebel Pantaleão e da Pós-Graduação em Escrita Criativa da NESPE.
Escrita Criativa: Como surgiu a ideia do título do livro?
Luiz Otávio Matta: Eu tinha pensado em fazer algo que misturasse a palavra encontro com a palavra conto. Depois fui perceber que todos os textos tratavam de alguma forma dos encontros e desencontros da vida. Assim, conversando com o Marcelo Spalding surgiu a ideia do (Des)encontros.
EC: Este é seu livro de estreia, certo? Por que a opção por um livro de contos?
Luiz: Sim. A ideia de fazer um livro de contos surgiu naturalmente. Comecei a escrever regularmente no período da pandemia e sempre através de narrativas curtas (poemas, crônicas e contos). Só a pouco tempo comecei a me arriscar em uma narrativa longa.
EC: A quem se destina seu livro?
Luiz: Não sei se posso dizer que o livro tem um público específico. Sou fascinado pela mágica do processo de criação e a ideia é contar boas histórias.
EC: Quais são suas influências como contista?
Luiz: Gosto muito do Murakami, do Rubem Fonseca, do Machado de Assis, do Lima Barreto e da Lygia Fagundes Telles. Apesar de não sofrer tanto a influência, é impressionante como ainda me surpreendo sempre que leio um novo conto da Clarice Lispector e do Guimarães Rosa.
EC: De que forma o Curso de Formação ajudou você a conseguir finalizar seu primeiro livro?
Luiz: O curso de formação e as oficinas que tenho feito desde a época da pandemia foram fundamentais para o exercício da escrita. Só com eles consegui passar a escrever regularmente e isto foi fundamental para o surgimento do livro.
Serviço
O quê? Lançamento do livro (des)encontros
Quando? 4 de novembro, 19h
Onde? Livraria da Travessa em Icaraí, Niterói (Rua Tavares de Macedo, 240, Icaraí, Niterói)