Com o tema "O livro está sobre a mesa: o papel da literatura em momentos de transformação", a primeira edição do FiliGram - Festival Internacional Literário de Gramado, será realizada de 02 a 11 de setembro no Lago Joaquina Rita Bier, com entrada gratuita.
Com mesas de debates, sessões de autógrafos, performances e eventos artísticos, a programação do FiliGram tem uma curadoria coletiva dividida em cinco eixos temáticos que abordam temas centrais da literatura contemporânea:
Polaroid Brasil - sobre diversidade, sustentabilidade e futuros possíveis;
Mercatto - vai debater o mercado editorial e seus meios de produção e circulação;
Orgânico - será pautado pelo engajamento digital de autores e leitores;
Campi - envolverá a academia, teoria, alegria, com apresentações musicais e teatrais;
Digiteen - vai explorar o universo lúdico, de imagens e linguagens dos adolescentes, com HQs, games e educação.
Dentre os participantes, estão confirmados nomes importantes como Jeferson Tenório, Paulo Scott, Natália Borges Polesso, Clara Corleone, Aline Bei, Zeca Baleiro, Cristina Judar, Kiusam de Oliveira, Pedro Pacífico, Yuri Al Hanati, além da sul-africana Futhi Ntshinguila, o britânico Michael Bhaskar, o português Afonso Cruz. O vocalista do Teatro Mágico, Fernando Anitelli, também integrará a programação artística.
Estão previstas mais de 100 atividades gratuitas. A estimativa é que o Festival, que também vai englobar a 25ª Feira do Livro de Gramado, atraia um público de 80 mil pessoas no espaço de 3500 m² no Lago Joaquina Rita Bier.
As palestras diárias terão transmissão ao vivo pela internet. Além das atividades oficiais, a organização irá promover as FiliGram Nights, que irão levar escritores a espaços gastronômicos da cidade, como pubs e restaurantes, para autografar livros e conversar com o público.
Confira a programação completa em
http://filigram.com.br