Estratégia de lançamentos de livros nas redes sociais
 



Dica de Escrita

Estratégia de lançamentos de livros nas redes sociais

Graziana Fraga


A internet disponibiliza inúmeros espaços para divulgar o seu livro, temos sites, e-mail, WhatsApp e muitas redes sociais onde você pode divulgar o seu trabalho. Isso facilita, mas ao mesmo tempo pode confundir, aumentando as dúvidas sobre como fazer a divulgação do seu trabalho.



Então a primeira dica para realizar a divulgação do lançamento do seu livro é a realização de um planejamento. É importante frisar que o ideal é começar a divulgar o seu lançamento com pelo menos 30 dias de antecedência, por isso este planejamento precisa ser feito antes disso, uns 45 dias antes do evento.

No planejamento você vai colocar no papel as suas ideias, pensar como será o evento de lançamento. Além de pensar o formato, data e horário, é importante pensar para quem você vai divulgar o lançamento. Comece com uma lista de pessoas próximas, familiares, amigos, conhecidos, mas também pense no perfil das pessoas que podem ter interesse pelo seu trabalho. É importante traçar esse perfil, pois uma das ferramentas disponíveis nas redes sociais são os anúncios ou impulsionamentos, que quando bem feitos levam a sua divulgação para um número maior de pessoas dentro do perfil que você traçar.

Dentro do planejamento, outro passo importante é pensar os canais de comunicação que você utilizará para a divulgação: e-mail, site, WhatsApp, Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn, Pinterest, Tik Tok. Listei aqui os mais conhecidos, mas já adianto que não é necessário fazer a divulgação em todos os canais. Temos que levar em consideração o público que queremos atingir e assim escolher uma ou duas redes para realizar a divulgação.

Após escolher as redes sociais com que vai trabalhar e os outros canais, como e-mail, site ou WhatsApp, é o momento de pensar o conteúdo que você vai compartilhar durante os 30 dias que antecedem o seu lançamento. Crie uma lista de ideias de conteúdos que você pode compartilhar sobre o seu livro. Faça pelo menos 3 postagens por semana sobre o seu lançamento e pense em criar um anúncio sobre ele que fique no ar por pelo menos 20 dias antes do lançamento, para alcançar um maior número de pessoas.

Já em relação às mensagens enviadas por email e WhatsApp, limite-se a fazer um envio no início da divulgação com um convite para o lançamento e outro mais próximo ao evento, relembrando os convidados.

Nas redes sociais, faça publicações interativas, dê aos leitores a oportunidade de fazer perguntas e dê a eles uma quantia fixa de tempo em que terão toda a sua atenção, para isso você pode utilizar os Stories do Instagram, por exemplo. Peça opinião dos seus seguidores, você pode pedir ajuda para a escolha da capa do seu livro, e assim já deixá-los curiosos pelo conteúdo dele.

Outra sugestão é compartilhar os bastidores. Mostre aos seguidores e amigos o que te inspirou durante o processo de escrita.Isso pode ser qualquer coisa, desde a pesquisa, fotos de viagens, diagramas ou esboços que você desenhou, ou até mesmo trechos de rascunhos antigos. Apresente adereços de uma cena do livro, dê vida aos seus livros mostrando aos fãs como você imaginou objetos de cenas específicas. Alguns escritores americanos utilizam o Pinterest para criar quadros com compilações de imagens de objetos e cenários de seus livros.

Se preferir não fornecer atualizações específicas sobre seu trabalho em andamento, mostre aos seus fãs onde você trabalha. A escrita pode ser uma tarefa isolada, então a mídia social oferece uma ótima maneira de convidar os leitores para o seu espaço de trabalho.

Você também pode publicar uma citação de um de seus livros, ou do livro que vai ser lançado, além disso você pode falar sobre o seu amor pelos livros. Os leitores que seguem autores nas mídias sociais obviamente adoram livros. Relacionar-se com eles e compartilhar esse amor pelos livros pode fomentar o engajamento.

Deixe os fãs verem o seu lado pessoal, você pode compartilhar fotos dos seus animais de estimação, se tiver. Nem todo o seu conteúdo tem que ser sobre livros, muitos autores compartilham fotos aleatórias, aventuras de sua última viagem, receitas favoritas, opiniões sobre cultura e eventos atuais. Não assuma que os fãs não se importarão com o que você tem a dizer. Esses posts pessoais podem ser os que mais engajam! Mas é importante frisar aqui que você é quem escolhe o que vai compartilhar e expor, essas são algumas sugestões de conteúdos para você escolher e até ter outras ideias sobre outros assuntos que possa compartilhar.

No momento próximo ao lançamento do de um livro, postar fotos de enormes pilhas de livros ou caixas pode ser uma ótima maneira de criar entusiasmo. E depois do lançamento, você também pode mostrar a apreciação dos fãs compartilhando arte que criou com base nos seus livros ou repostando fotos que eles compartilharam com você ou lendo o seu livro.

Essas são algumas sugestões, mas há diversas outras formas de fomentar o interesse pelo seu trabalho antes, durante e depois o lançamento. Por exemplo, seus personagens podem não ser pessoas reais, mas você pode adicionar uma camada divertida de realismo ao celebrar seus principais eventos da vida - aniversários, aniversários ou atualizações pós-novelas - nas redes sociais.

Sugestão de um cronograma simples de ações para realização de um lançamento:

Antes do lançamento:

- Fazer enquete sobre a capa do livro
- Publicar a capa do livro escolhida
- Adicionar a sinopse no site (pré-venda/encomenda)
- Enviar email sobre o novo livro com possibilidade das pessoas encomendarem
- Fazer post sobre o novo livro com possibilidade das pessoas encomendarem
- Atualizar as capas das redes sociais e topo do site (caso tenha) com informações sobre o próximo lançamento
- Fazer anúncio nas redes sociais com a capa lincando para pré-venda
- Criar imagens com o livro para publicar nas redes sociais
- Criar cards com citações da sinopse, informações sobre o livro, avaliações (após lançamento)
- Criar postagens com contagem regressiva, assim como envio de email com contagem e informações sobre o lançamento “save the date”
- Enviar livro para imprensa e influenciadores digitais antes do lançamento com as informações sobre o lançamento com objetivo de divulgação
- Fazer parceria com criadores de conteúdo para divulgação do lançamento
- Fazer uma pasta no Pinterest com todas as fotos sobre o livro novo e lincar para o site, onde as pessoas possam comprar
- Postar fotos nas redes sociais, escrevendo, fazendo a revisão do livro, olhando a capa do livro (todo o processo de escrita e criação)
- Considere compartilhar detalhes pessoais, o que inspirou o livro ou a quem você dedicou o livro
- Os leitores estão sempre em busca de mais informações, e qualquer vínculo pessoal extra ao livro que você pode compartilhar torna o conteúdo mais atraente para eles.

No dia do Lançamento

- É hora de comemorar todo o seu trabalho duro!
- Envie um e-mail ou mensagem no WhatsApp sobre o dia do lançamento
- Publique atualização sobre o lançamento nas suas redes sociais. Nos canais em que você pode adicionar URLs, inclua links para o site onde as pessoas podem comprar o seu livro.

Após o Lançamento

- Siga criando conteúdo e divulgando o seu trabalho nas redes sociais, assim você vai ampliando a sua rede para o próximo lançamento.
- Você pode executar promoções de vários autores: Entre em contato com outros autores para coordenar a promoção cruzada dos livros um do outro. Por exemplo, você pode unir forças com vários autores em seu gênero para realizar uma promoção de vários livros e promover essa oferta a cada um de seus fãs. Dessa forma, todos vocês estarão expostos ao público um do outro, e esses leitores provavelmente estarão interessados em seus livros! Dica: lembre-se de marcar outros autores nesses posts e pedir que eles marquem você para ajudar a criar o maior alcance. Além disso, você pode promover ações de vendas em datas comemorativas.
- É importante lembrar que além do conteúdo que você compartilha sobre o seu trabalho, você tem que compartilhar também informações sobre as vendas do seu livro, indicando onde os leitores podem comprar, pensando em promoções entre outras possibilidades, afinal o objetivo final é a venda do seu livro.

 

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