Obras O réptil melancólico e O que a casa criou vencem Prêmio Sesc
 



Notícias sobre Leitura e Escrita

Obras O réptil melancólico e O que a casa criou vencem Prêmio Sesc

Agência Brasil


O paraense Fábio Horácio-Castro, com o romance O réptil melancólico, e o pernambucano Diogo Monteiro, com a coletânea de contos O que a casa criou são os ganhadores da edição 2021 do Prêmio Sesc de Literatura. O anúncio foi feito hoje (18).

Considerado um dos mais importantes prêmios literários do país na descoberta de escritores inéditos, o Prêmio Sesc de Literatura recebeu este ano a inscrição de 1.688 livros, sendo 850 na categoria romance e 838 em conto. O cronograma não foi afetado pela pandemia, porque foi todo executado por trabalho remoto, esclareceu o analista de Literatura do Departamento Nacional do Sesc, Henrique Rodrigues. Por isso, o resultado pôde ser divulgado no prazo previsto.

A origem dos autores vencedores, por outro lado, reafirma o estímulo dado pelo Prêmio Sesc à diversidade e sua capacidade de projetar escritores de todas as regiões do país. Os livros dos dois vencedores serão publicados em outubro pela editora Record, parceira do Prêmio Sesc desde a sua criação. Os livros terão tiragem inicial de 2 mil exemplares. Desde a sua criação, em 2003, mais de 16 mil livros foram inscritos e 31 novos autores foram revelados.

Em sua 18ª edição, o concurso é considerado referência por críticos literários, escritores brasileiros, além de ser visto como uma grande porta de entrada para o mercado editorial no Brasil.

Henrique Rodrigues informou que a premiação foi criada em 2003 e acabou se consolidando como o principal prêmio do país para autores iniciantes. “Este ano, os vencedores foram das regiões Norte e Nordeste e consideramos essa diversidade excelente para a cena literária nacional”, disse Rodrigues. Segundo ressaltou, ao dar oportunidades aos novos escritores, o Prêmio Sesc de Literatura impulsiona a renovação no panorama literário brasileiro e enriquece a cultura nacional.


Para mais informações, clique aqui.


Cadastre-se no portal Escrita Criativa para receber dicas de escrita, artigos e informações de concursos

 

 

Comentários:

Envie seu comentário

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação:
Repita os caracteres "280803" no campo.