Que likes não pagam as suas contas, isso você já deve saber, mas isso não quer dizer que eles são insignificantes. Pelo contrário, as curtidas nos seus posts demonstram aceitação sobre o seu conteúdo, são como um sinal dos seus seguidores de que eles gostaram daquilo que você publicou.
Mas quando falamos em marketing nas redes sociais, é essencial que você tenha a visão dos seus resultados orientados para o seu negócio e seus objetivos com as redes sociais.
São muitas as métricas que podemos analisar, entre elas: visitas ao perfil, crescimento de seguidores mês a mês, engajamento, postagens com melhor desempenho, alcance, impressões, alcance nos stories, cliques em url, formato dos posts que fazem mais sucesso, entre outros.
Mas o primeiro passo é pensar nos seus objetivos, para aí sim pensar quais números você vai analisar para saber se está alcançando o que você quer com as suas redes.
Por exemplo, se um dos seus objetivos é aumentar o número de pessoas familiarizadas com meu nome (Brand Awareness), você deve analisar o alcance e impressões dos seus conteúdos. O alcance do perfil é o número de pessoas que viram alguma publicação feita pelo seu perfil no Instagram. É diferente das impressões, que mostram o número de vezes que as publicações foram visualizadas, mesmo que um único usuário visualize várias vezes o mesmo conteúdo.
Se o seu objetivo for conversão, você deve analisar quantos downloads as pessoas fizeram de um ebook ou outro material que tenha disponibilizado, quantas compras efetivas teve durante o período, ou quantos cadastros de pessoas interessadas em receber informações você obteve.
Estas análises ajudarão você a repensar suas estratégias de conteúdo e anúncios, e são o grande diferencial em se trabalhar com redes sociais, já que nas mídias tradicionais não temos acesso a números tão precisos para entendermos se a estratégia adotada realmente gerou um bom resultado.
Onde visualizar estes números
Se você possui um perfil comercial no Instagram, você poderá acessar o Instagram Insights, a ferramenta é gratuita e permite visualizar todos os dados em tempo real a respeito dos seus seguidores, publicações e stories. Para acessá-la, abra o seu perfil no Instagram e clique em Insights, como na imagem abaixo:
Ao abrir a ferramenta, você poderá ver informações gerais sobre a sua conta:
Impressões: número de vezes que todas suas publicações foram vistas. Lembre-se de que um usuário único pode ter visto sua publicação mais de uma vez.
Alcance: número de contas únicas que viram qualquer uma das suas publicações.
Visitas ao perfil: número de vezes que seu perfil foi visualizado.
Cliques no site: quantidade de cliques em seu site do perfil.
Cliques para e-mail: número de cliques para enviar um e-mail para sua empresa.
Ao clicar em conteúdos que você publicou, terá acesso a uma análise de todos os seus conteúdos, que você pode filtrar por tipo (fotos, vídeos, publicações em carrossel, publicações de compra), métricas (cliques no site, ligações, comentários, e-mails, envolvimento, segmentos, como chegar, impressões, curtidas, visitas ao perfil, alcance, salvos) e período em que foi publicado (7 dias, 30 dias, 3 meses, 6 meses, 1 ano, 2 anos).
Além disso, abaixo de cada post você pode clicar em "ver insights" para ter análise completa dele, como o número de acessosao perfil e cliques no site, o seu alcance e impressões. Caso o post tenha sido impulsionado, também é possível ver as informações sobre o anúncio.
Ao clicar em um post promovido, você terá acesso aos seguintes dados: Visitas ao perfil, número de pessoas que viram o post promovido, número de impressões, número de engajamento, audiência demográfica (gênero, faixa etária, localização), valor investido. Você também consegue comparar os resultados do conteúdo patrocinado com os resultados do mesmo post original orgânico.
O Instagram Insights compartilha muitas informações importantes que ajudarão no planejamento das suas estratégias. Sugiro que no final de cada mês ou quinzena você pare um tempinho e analise os seus números, para planejar com mais assertividade os seus conteúdos. A partir da análise daqueles conteúdos que performam melhor, você terá condições de traçarsuas estratégias de conteúdo, além de acompanhar a performance e desenvolvimento do seu perfil de acordo com os objetivos do seu negócio.