Editora interrompe distribuição de livro de autor de “As aventuras do Capitão Cueca” por “perpetuar racismo passivo”
 



Noticias

Editora interrompe distribuição de livro de autor de “As aventuras do Capitão Cueca” por “perpetuar racismo passivo”

G1


Uma das obras de Dav Pilkey, autor da popular série infantil "As aventuras do Capitão Cueca", foi retirada de circulação na última semana pela editora.

Segundo a Scholastic, o livro "The Adventures of Ook and Gluk: Kung-Fu Cavemen from the Future" traz imagens e metáforas que "perpetuam o racismo passivo". Lançado originalmente em 2010, o livro já foi removido do site da empresa e as encomendas foram interrompidas.

Segundo o jornal The New York Times, a decisão da editora teve total apoio de Dav Pilkey. "Juntos, reconhecemos que esse livro perpetua o racismo passivo. Lamentamos profundamente por esse erro grave."

"The Adventures of Ook and Gluk: Kung-Fu Cavemen from the Future" conta a história de um grupo de amigos que salva o mundo usando o kung fu e os princípios encontrados na filosofia chinesa.

Autor de mais de 50 obras, Pilkey afirma que criou o livro para "mostrar diversidade, igualdade e resolução não violenta de conflitos" usando "princípios encontrados na filosofia chinesa", mas recentemente foi alertado de que "também contém estereótipos raciais nocivos e imagens passivamente racistas".


Para mais informações, clique aqui.

 

Cadastre-se para receber dicas de escrita, aviso de concursos, artigos, etc publicados no portal EscritaCriativa.com.br