Essa expressão costuma ser mais utilizada para definir locais que tenham ambientes instagramáveis. O que é isso, afinal? É aquele cantinho decorado com frases e objetos diferentes aonde as pessoas vão para tirar foto e postar imediatamente nas redes sociais, principalmente no Instagram, a rede da vez.
Da mesma forma que um lugar é chamado de instagramável, um texto pode buscar essa classificação. Não necessariamente para ser compartilhado nas redes sociais, mas para conquistar um público específico. Entretanto, essa estratégia não exclui o escritor da literatura, ao contrário do que alguns podem pensar. Ela pode dar visibilidade ao autor, o que traz uma série de vantagens, sendo que a primeira é a possibilidade de vender mais livros. Quem não gostaria?
Para resumir, o que vamos tratar aqui é sobre dicas para escrever textos que chamem a atenção dos leitores e que despertem o desejo de compartilhá-los. Se você vai ficar famoso e conquistar uma legião de fãs a partir daí, é uma questão relativa porque depende de uma série de fatores, incluindo uma boa dose de trabalho da sua parte.
Confira as 8 dicas para um texto instagramável:
1. Escolha suas redes sociais e invista tempo e algum dinheiro nelas
Você não precisa gostar do Instagram e de outras redes sociais para escrever um texto que chame a atenção. Entretanto, ele só pode se destacar se você publicá-lo em algum lugar. Certo?
Hoje não vamos nos aprofundar nas redes sociais, mas o importante a saber é que que elas possuem um papel importante para a construção da imagem e do público do escritor. Mas não adianta criar seu perfil, postar algumas vezes e nunca mais aparecer por lá. Só a constância é capaz de trazer algum resultado nesse sentido.
Na mesma linha, existem aplicativos e plataformas que facilitam as coisas para quem não tem intimidade com as redes sociais e com a criação de posts, como o Canva, por exemplo. Existem também anúncios patrocinados e outras formas de campanhas pagas que, se bem elaboradas, podem alavancar os objetivos do escritor, como vender um livro ou um curso, por exemplo.
2. Seja objetivo
Mesmo em um livro de muitas páginas, você pode criar textos instagramáveis. Separe algumas páginas dele com frases de efeito e em uma letra maior do que as demais. Tem muita gente por aí que adora postar os livros que estão lendo ou um texto que achou interessante. Esse é o público dos textos instagramáveis.
Já em outros tipos de textos, você pode ser objetivo mesmo ele sendo longo. Para isso, inclua nele diálogos interessantes, reflexões, pensamentos, fatos curiosos, entre outros recursos.
Concluindo, dentro deste cenário, as narrativas curtas como as crônicas e os contos curtos costumam ter mais chances de cair na graça do público do Instagram e outras redes sociais.
3. Crie textos imagéticos
Um texto imagético é aquele capaz de gerar imagens na cabeça do leitor, geralmente através de cenários e personagens bem construídos e detalhados. Ele não precisa ter imagens para isso, mas, se tiver, as chances de virar um texto instagramável só aumenta.
A forma do seu texto influencia na missão de criar um texto instagramável. A distribuição dos parágrafos, o uso de intertítulos, subtítulos, espaçamento, enfim, preste atenção nestes quesitos para facilitar a leitura e chamar mais a atenção do seu público para o que você quer. Os textos para a web seguem regras diferentes dos textos para livros e artigos técnicos, tudo depende do seu objetivo como autor.
4. Expresse o que mexe com você
Muitas vezes, os escritores acreditam que o seu texto fala só sobre ele, ou seja, que aquelas palavras contam a sua história ou os seus sentimentos. Ponto. Mas, quando o texto chega ao leitor, ele o interpreta de acordo com suas próprias experiências e começa a chamá-lo de seu.
Portanto, o texto que mexe com você, escritor, pode mexer com o leitor, geralmente de uma maneira diferente. Mas isso só acontece quando o texto é escrito com verdade, quando o escritor se abre para essa experiência mágica.
5. Cuidado com temas polêmicos
Temas polêmicos têm grandes chances de virar instagramáveis, mas o preço pode ser alto. Antes de publicar, reflita se vale à pena falar sobre este assunto neste momento. Muitas vezes, o calor do momento pode comprometer a sua imagem como escritor ou fugir da imagem que você deseja comunicar.
6.Use diálogos
Mas não se apoie neles. Os diálogos, quando bem construídos, enriquecem e agregam valor aos textos. Entretanto, eles não podem servir de bengala para o escritor quando falta assunto e sobram páginas em branco. Pelo contrário, deve ser uma estratégia para revelar sobre os personagens e sobre a história sem narrá-los.
7. Incremente com ganchos
Quando a visão do autor convida outros autores a participarem do texto, ele ganha uma projeção maior e mais interessante. Trechos de livros e entrevistas, links para outros textos, partes de músicas, falas de filmes ou séries são alguns exemplos que emprestam autoridade e legitimam o que é falado no texto. Tenha um caderno de falas, trechos e citações que você considera importantes e vá usando conforme for escrevendo.
8. Não foque nisso
A última dica não poderia ser outra: não foque no objetivo de ser instagramável antes e durante a escrita. Se concentre em escrever um texto de qualidade e interessante. O resto é consequência.
Para finalizar, você não precisa gostar das redes sociais para criar textos instagramáveis, inclusive, nem precisa compartilhar se não quiser. Por outro lado, você pode publicar livros, artigos e outros com o objetivo de chamar a atenção para a sua mensagem. E como você viu neste artigo, é possível.