O queridinho de todos nós é o livro, não tem como negar. Mas o que nem todo mundo sabe é que, para publicar um livro, existem várias etapas e profissionais envolvidos que fazem toda a diferença no resultado da obra.
Hoje vamos falar sobre o serviço de design gráfico realizado pelo designer. Este trabalho é fundamental para que o livro atraia leitores, através da capa, e continue enchendo os olhos deles durante a leitura. Sem contar que muitos leitores gostam que os livros sejam instagramáveis e fiquem bem no Instagram, por exemplo.
O que o designer faz em um livro:
O designer traduz a ideia do autor ou o conteúdo do livro e o transforma em uma unidade gráfica, em um projeto único que vai compor a imagem do livro. Vamos aos detalhes:
. Cria o layout da capa e da contracapa;
. Define a fonte (tipo de letra), o tamanho da letra, o espaçamento entre letras, palavras, linhas e parágrafos;
. Escolhe as cores presentes no livro;
. Sugere os tipos e gramaturas de papéis para a impressão;
. Escolhe as imagens para a capa;
. Trata as imagens internas e define o melhor local para elas;
. Pode ou não fazer a intermediação com a gráfica que imprimirá o livro.
Além de saber o que o designer faz, é importante ter em mente o que ele NÃO FAZ:
. Não cria textos;
. Não revisa;
. Não faz a diagramação;
. Não faz a edição;
. Não faz a arte-final;
. Não obtém o ISBN (International Standard Book Number) nem o Registro de Direito Autoral;
. Pode ou não criar as ilustrações.
Tudo isso depende de cada profissional, de suas habilidades e disponibilidade para estes trabalhos elencados acima. Algumas editoras oferecem o serviço de design, mas você pode pesquisar antes e escolher o profissional que vai ajudar você nessa etapa.
Dica final: antes de publicar a sua obra, pesquise seus livros preferidos, as capas que você mais gosta e anote tudo o que você quer que o seu livro tenha. Isso ajuda o trabalho do designer.
Até as próximas dicas!