A partir de hoje, vamos publicar uma série de artigos com dicas de diversos profissionais para ajudar você a escrever textos criativos. Hoje é a vez do publicitário, ou melhor, da publicitária dar dicas baseadas na sua experiência na área.
Independentemente do tipo de texto que você escrever conteúdo para marca, crônica, redação, resenha, entre tantos outros a criatividade pode entrar como quem não quer nada e fazer toda a diferença no texto e na leitura. Confira as dicas da publicitária Cinthia Dalla Valle para escrever textos criativos:
Dica 1. Briefing
Nenhum trabalho publicitário começa sem um bom briefing, que é um documento com as principais informações do projeto, como cliente, mercado, público-alvo, objetivos, referências, entre outros.
Um briefing bem elaborado e completo é o planejamento do texto e pode ajudar o escritor a criar de uma forma mais assertiva. Quanto mais informações tiver essa etapa, menos tempo você vai levar para escrever.
Dica 2. Brainstorming
A famosa tempestade de ideias é uma estratégia usada pelos publicitários para gerar insights para o trabalho. No início, os envolvidos despejam todas as ideias que surgem, sem julgamentos ou regras. Depois, a equipe vai filtrando e escolhendo as melhores ideias até chegar na ideia final.
Essa prática pode ajudar o escritor a gerar mais ideias e a não descartar nenhuma possibilidade. Você pode fazer isso sozinho ou chamar um familiar ou amigo para participar. O importante é criar um campo fértil e livre para que a criatividade fique bem à vontade para aparecer.
Dica 3. Teaser
É uma prévia para chamar a atenção do público para a campanha que está por vir. Geralmente, é uma frase misteriosa que deixa um certo suspense no ar e instiga a curiosidade das pessoas.
No caso do escritor, ele pode usar essa técnica na comunicação dos seus textos e livros antes de publicá-los. Use as suas redes sociais, site e e-mail para enviar o teaser da sua criação. Além de ser útil para a comunicação, o teaser pode ser usado no próprio processo de criação, instigando o escritor a ir além do trivial e a ser mais criativo.
Dica 4. Chamada
A chamada publicitária é uma frase ou uma palavra de efeito que, se bem feita, causa um grande impacto no público, surpreendendo-o. Ela contém a ideia e o objetivo principal da campanha.
Você também pode e deve usar a chamada para criar um título certeiro ou uma introdução memorável para os seus textos. Busque o ineditismo e a contextualização para chegar numa chamada impactante.
Dica 5. Portfólio
Nenhum publicitário vive sem um portifólio com seus principais trabalhos. Seja impresso ou on-line, o portfólio é uma forma de visualizar suas criações para se orgulhar, se inspirar e motivar a ir além do que já foi criado. Além disso, é útil para apresentar em entrevistas ou para editoras.
Dica 6. Texto + Imagem
A dobradinha mais conhecida do mundo publicitário é a redação + arte, ou seja, texto + imagem, andando juntos em sintonia.
No caso do escritor, mesmo que seu texto não tenha imagens, elas podem existir na sua cabeça para facilitar a criação dos textos. É a fotografia das suas palavras. A preocupação estética deixa qualquer texto mais atrativo.
Dica bônus. Eterna busca pela genialidade
Os publicitários nascem e vivem buscando a ideia genial, mas isso não precisa ser encarado como uma missão impossível ou algo inacessível. A eterna busca pela genialidade pode ajudar o escritor a se exigir mais e a dar sempre um passo adiante.
Curtiu as dicas de um publicitário para escrever textos criativos? Fique à vontade para comentar aqui. Até as próximas dicas!