Após extensa pesquisa nos EUA, discursos inéditos de Erico Verissimo foram organizados em livro, por Ana Maria da Glória Bordini e Ana Letícia Fauri e estão disponíveis através do site www.edicoesmakunaima.com.br/catalogo, com acesso gratuito. Erico Verissimo na União Pan-Americana Discursos 1953-1956 traz as explanações do escritor gaúcho no período em que trabalhou como diretor do Departamento de Assuntos Culturais da Organização dos Estados Americanos, em Washington.
O trabalho começou com uma extensa pesquisa na Universidade de Michigan e na Universidade de Colúmbia, em Nova Iorque, incluindo outras instituições universitárias e, devido ao escasso material disponível naquele país, a maior parte da correspondência foi localizada no Acervo Literário Erico Verissimo (ALEV).
As informações documentais, extraídas de cartas, relatórios, depoimentos, discursos oficiais, reportagens e livros consultados foram articuladas junto às relações interamericanas no governo de Dwight D. Eisenhower, à luz dos esforços de Verissimo para estabelecer o desenvolvimento de práticas emancipatórias para os países-membro, como projetos de educação, publicações gratuitas, intercâmbios artísticos e culturais e a produtiva atuação do Departamento de Assuntos Culturais nas Américas.
Leia a matéria completa clicando aqui