Seu, sua, seus, suas, como evitar ambiguidades produzidas por esses pronomes?
 



Dica de Escrita

Seu, sua, seus, suas, como evitar ambiguidades produzidas por esses pronomes?

Neiva Tebaldi Gomes


O uso dos pronomes possessivos de terceira pessoa seu, sua, seus, suas pode dar lugar a sentidos ambíguos, como no exemplo a seguir:

João, Pedro saiu com o seu carro.

Aqui o pronome seu não esclarece de quem é o carro, se de Pedro ou de João.

Para evitar a confusão, em situações como essa, substitui-se o pronome causador da ambiguidade (seu) por dele, dela, deles, delas, do senhor, etc., que deixam explícito o possuidor.

Se o carro for de Pedro, poderíamos dizer:

João, Pedro saiu com o carro dele.

Se o carro pertencer a João:

João, Pedro saiu com o carro do senhor.

Assim, mesmo que o contexto de uso possa desfazer possíveis ambiguidades, em textos escritos, é aconselhável evitar o emprego dos pronomes possessivos seu, sua, seus, suas sempre que houver qualquer possibilidade de mais de uma interpretação. O leitor agradece.

Aliás, na revisão de textos de diferentes gêneros, mais particularmente em narrativas de iniciantes, tenho constatado um emprego excessivo desses pronomes; na maior parte das vezes, desnecessários. Nesses casos, basta uma leitura atenta para eliminar todos os pronomes (e outros termos) não necessários.


Texto originalmente publicado no blog Scriptura e getilmente cedido pela autora


Cadastre-se para receber dicas, artigos e informações de concursos

 

 

Comentários:

No exemplo dado "João, Pedro saiu com o seu carro" a existência do vocativo nesse tipo de frase, a possibilidade de ambiguidade parece que salta aos olhos. Ocorre que, se retirarmos o vocativo "João", essa possibilidade permanece, pois se dissermos "Pedro saiu com o seu carro", pode ser o carro de Pedro, ou o carro do destinatário da informação. Ainda, se substituirmos o "seu" por "dele", o carro poderia ser o de Pedro, ou o de um terceiro. Não seria mais adequado, para evitar mesmo a ambiguidade, utilizar nesses casos o adjetivo "próprio" em vez de "seu" ou "dele"?

Gerson de Ramos Sebaje, Pelotas-RS 31/07/2020 - 01:03

Envie seu comentário

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação:
Repita os caracteres "363602" no campo.