Mergulho
 



Contos

Mergulho

Marisa Burigo


Final de tarde nas águas da Lagoa. Avermelhado pôr-do-sol. Ela nadava há algum tempo, quando olhou para trás não via mais a praia, somente uma pequena ilha. Nadava, nadava, braçadas longas. Os braços pareciam pesados. Sempre com olhar voltado para frente. Só avistava água. Vez que outra parava, deixava-se levar pela correnteza.

A noite chegara. A lua revela-se - aquele corpo de mulher nadando incansável em direção a algum lugar. Solitária, uma sombra à luz do céu brilhante.

Aquele brilho refletido pela lua, nas límpidas águas, a seguia desde que surgira na escura noite. Não a deixou mais sozinha, acompanhando-a sempre, durante todo o percurso. Em toda a jornada se podia ver a sombra de mulher no reflexo luzente.

Houve momentos, quase imperceptíveis, em que ela parecia desistir, pois desaparecia nas águas. Era quando mergulhava, entregando-se às profundezas do mar, porém logo surgia e voltava a nadar bravamente.

Olhava para trás e já não avistava a pequena ilha. Água por todos os lados. À sua frente avistou o Grande Farol, lhe parecia estar cada vez mais longe. Cansada, olhou para a lua voltando a nadar. Então nadava com mais afinco... Nadava e nadava.

Aos poucos, seus braços foram cedendo ao cansaço. Não via mais o Farol. À sombra do reflexo da lua, viu-se apenas sua mão sumindo num mergulho.

Naquele momento, a Lua desapareceu.


Marisa Burigo, natural de Lages-SC, residente em Porto Alegre-RS. Advogada e Escritora. Dois livros solo publicados (Particularidades e Fragmentos de Uma Alma), vários textos publicados em periódicos, participação em diversas Coletâneas e Concursos Literários Nacionais e Internacionais. Participou das Feiras do Livro de Porto Alegre 2018 (lançamento livro solo) e 2019 -Coletânea Imortais III da Academia de Letras do Brasil, Seção RS, da qual faz parte. No mesmo ano, Feira do Livro de São Lourenço do Sul, com o livro Fragmentos de Uma Alma e a Coletânea “Entre as Brechas do Tempo”, do Centro de Escritores Lourencianos, do qual faz parte. Ocasião em que recebeu o prêmio de 1º lugar – categoria crônica – realizado pela Academia Internacional de Artes e Letras de São Lourenço do Sul.


Cadastre-se no portal Escrita Criativa para receber dicas de escrita, artigos e informações de concursos

 

 

Comentários:

Obrigada amigos!

Marisa Burigo, PORTO ALEGRE 23/02/2020 - 16:41

Parabéns, Marisa!! Gosto da maneira como escreve, os detalhes faz as imagens transbordarem. Sucesso! bjs

Marinês Boeira Kern, Porto Alegre/RS 23/02/2020 - 01:51

Parabéns d. Marisa, belas poesias!
Sucesso

Celso, Porto Alegre 22/02/2020 - 20:39

Parabéns, belas poesias!

Celso, Porto Alegre 22/02/2020 - 20:36

Parabéns, amiga! Meu desejo de muito sucesso e realização na tua promissora carreira literária. Bj carmen

Carmen, Porto Alegre 22/02/2020 - 20:15

Sou fã das suas poesias .
Sempre que leio fico imaginando as cenas e viajo junto com o personagem.

Rejane tyska, RS 22/02/2020 - 18:11

Oi, Marisa! Não sabia que escrevi as! Somos vizinhas também na literatura : tenho dois livros de poemas publicados. Lindo o teu conto! Parabéns! Beijos!234804

Lígia Savio, Porto Alegre/RS 22/02/2020 - 16:55

Obrigada. Sinto-me honrada em ter meu texto publicado. Isto graças às aulas do Prof. Marcelo Spalding que com seu grau de exigência e sabedoria, não permite que desistamos. Ao contrário, que aprendamos a realmente escrever bem. Gratidão Prof e à Metamorfose.

Marisa Burigo, Porto Alegre 18/02/2020 - 15:01

Envie seu comentário

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação:
Repita os caracteres "292611" no campo.