Influenciadores literários ganham espaço no tradicional mercado do livro
 



Notícias sobre Leitura e Escrita

Influenciadores literários ganham espaço no tradicional mercado do livro

PublishNews


Influenciadores literários estão auxiliando o mercado dos livros, e a pesquisa Retratos da Leitura 2024 mostra ainda mais esses resultados. Entre os leitores de literatura, os influenciadores e produtores de conteúdo desempenham um papel significativo na motivação pelo interesse literário, representando 22% dessa influência. Apesar de serem uma parte importante, eles ainda ficam atrás das recomendações de professores, familiares e amigos, além do impacto de filmes e músicas baseados em obras literárias.

O TikTok é uma das maiores redes que adotam a literatura como um enorme nicho de visualização, com mais de 2,5 milhões de publicações, a chamada comunidade do #BookTokBrasil se destaca como uma das maiores da rede. Este espaço emergente oferece um ponto de encontro vibrante para leitores, autores e fãs de literatura, enquanto impulsiona a venda de livros que se tornam tendência entre o público.

Os produtores de conteúdo digital de livros transformam o ato de ser leitor em uma verdadeira profissão. Esses leitores não se limitam mais a compartilhar suas obras e livros favoritos apenas com um seleto grupo de amigos, mas sim com toda uma comunidade online. E muitas vezes, essa troca se estende para eventos presenciais, no mundo offline também, como Bienal do Livro e Flip, ou em projetos como o clube Bookster pelo mundo da editora TAG Experiências Literárias. A linguagem que eles utilizam é fundamental para entender o alcance de seus conteúdos. Falar sobre literatura de uma forma mais leve e divertida, como se fosse uma conversa olho no olho, é uma ferramenta de comunicação poderosa.

Clique aqui para ler a notícia na íntegra

 

Cadastre-se para receber dicas de escrita, aviso de concursos, artigos, etc publicados no portal EscritaCriativa.com.br